03/06/2020 às 11h56min - Atualizada em 03/06/2020 às 12h03min

Tipos de marketing: as mais utilizadas pelas empresas brasileiras

Existem tantos tipos de marketing, que servem para diferentes situações, necessidades, canais, empresas e consumidores.

DINO
https://www.legions.biz/

Os profissionais do marketing nunca ficam parados.Tem sempre um conteúdo novo para ler, um conceito novo para estudar, uma estratégia nova para aplicar.

Pois, o marketing acompanha as mudanças de comportamento da sociedade e precisa estar sempre se adaptando. É por isso que existem tantos tipos de marketing, que servem para diferentes situações, necessidades, canais, empresas e consumidores.

1. Marketing Digital
Esse tipo de marketing tem sido um dos mais utilizados. Marketing Digital são as estratégias realizadas no ambiente online, que incluem o Marketing de Conteúdo, de Redes Sociais e de Busca, por exemplo.

Portanto, o marketing está se voltando para o digital, já que as pessoas passaram a consumir conteúdos na internet, deixando de lado veículos tradicionais como TV e rádio.

2. Marketing Offline
Já o Marketing Offline (ou Marketing Tradicional) envolve todas as ações fora da internet, como anúncio em jornal, distribuição de brindes e telemarketing, por exemplo.

Apesar de as verbas do marketing estarem migrando para o digital, a tendência é que as ações se tornem cada vez mais integradas, sem essa barreira entre online e offline.

Na hora da compra, por exemplo, a integração entre as lojas online e física oferece uma melhor experiência ao cliente.
https://www.legions.biz/blog/planejamento-marketing-digital/

3. Outbound Marketing
É preciso observar os exemplos citados no Marketing Offline.. Em todos eles, a marca vai atrás do consumidor com um anúncio, uma conversa ou uma ligação. Outbound Marketing é isso: uma abordagem ativa das empresas para conquistar novos clientes. Uma prospecção de vendas ativas.

Porém, essa estratégia está sendo questionada atualmente, pois ela sempre interrompe alguma atividade do dia a dia do consumidor, o que gera uma percepção negativa da marca.

4. Inbound Marketing
Em contraposição ao Outbound, o Inbound Marketing ganha força. Em vez de invadir a rotina das pessoas, o Inbound se utiliza de estratégias para atrair o consumidor com conteúdos relevantes para ele e, então, convertê-lo em cliente.

Não por acaso, essa vertente do marketing também é conhecida como Marketing de Atração, que pode se complementar com o Outbound para obter os melhores resultados.

5. Marketing de Conteúdo
Com o crescimento do Marketing Digital e do Inbound Marketing, algumas estratégias se fortaleceram como meio de alcançar o sucesso na internet.

Uma delas é o Marketing de Conteúdo, que consiste em oferecer conteúdos relevantes e valiosos para a persona, com o objetivo de engajá-la ao longo da sua jornada de compra e gerar uma percepção positiva da marca.
https://www.legions.biz/blog/tipos-de-marketing

Entretanto, esses conteúdos são oferecidos nos mais diversos formatos, em blogs, redes sociais, e-mails, e-books, infográficos, webinars.

6. Marketing de Performance
Os números são os maiores aliados do Marketing de Performance. Nessa vertente do marketing, o planejamento, a execução e a avaliação de uma campanha se baseiam em dados, com o objetivo de embasar as decisões, otimizar os investimentos e gerar melhores resultados.

Diante disso, o Marketing de Performance se preocupa essencialmente com o ROI — afinal, são os resultados financeiros que demonstram o real impacto das estratégias no negócio.

7. E-mail Marketing
E-mail Marketing é uma ferramenta essencial do Marketing Digital. Enviar conteúdos e ofertas por e-mail serve para aproximar-se do consumidor, direcioná-lo para o site e conduzi-lo ao longo da sua jornada de compra.

Para isso, porém, é preciso obter autorização para fazer os envios. Depois, a segmentação da base de e-mails e a personalização das mensagens tornarão a estratégia mais relevante.

8. Marketing de Redes Sociais (Social Media Marketing)
Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn: essas são as 4 redes sociais mais usadas atualmente. E, se os consumidores estão usando, as marcas também devem estar lá para informar, observar e interagir com o seu público.

Além de um ambiente de relacionamento, as redes sociais oferecem também plataformas de anúncios que permitem alcançar o consumidor com mais precisão.

9. Remarketing
Também chamado de Retargeting, consiste em impactar com um anúncio um usuário da internet que tenha realizado alguma ação prévia, como abandonar o carrinho na loja virtual ou acessar uma página específica do site.

Serve para atrair novamente alguém que já demonstrou interesse em algum produto ou conteúdo — e gera boas taxas de conversão.

10. Marketing Estratégico
É a área do marketing, dentro de uma empresa, que se ocupa com as decisões estratégicas de longo prazo da marca.

Geralmente, é uma atividade que diz respeito à gerência da empresa, que está mais preocupada com os resultados do marketing para os objetivos do negócio.

11. Marketing de Produto
É uma vertente do marketing cujo foco é gerar demanda para o produto. Para isso, é preciso definir seu posicionamento no mercado, diferencial competitivo, público-alvo e estratégias de venda, de maneira que seja interessante para os consumidores.

Por isso, o Marketing de Produto se torna essencial no lançamento de um novo produto ou na inserção em um novo mercado - o que demanda um planejamento específico de como posicioná-lo.

12. Marketing de Serviços
Diferentemente do que se possa pensar, o Marketing de Serviços não é a mesma coisa que o de produto, só que para serviços. Ele engloba, na verdade, as estratégias de prestação de serviços ao consumidor, como as vendas, o SAC ou a personalização de produtos.

Entretanto, um atendimento ao cliente de qualidade impacta positivamente na imagem da marca e pode ser um diferencial no mercado competitivo atual.

13. Marketing de Massa
Por muito tempo, o marketing desconsiderava que as pessoas tinham comportamentos, necessidades e gostos diferentes: elas eram consideradas uma massa homogênea.

Desta forma, no Marketing de Massa, os produtos e as estratégias de divulgação são padronizados para todos os consumidores — o que atualmente está em desuso.



Website: https://www.legions.biz/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »