09/06/2020 às 08h04min - Atualizada em 09/06/2020 às 08h04min

Funcionalidades do Twitch TV vão além do setor de eSports

Fundado em 2011, o Twitch TV é um grande serviço de streaming utilizado para transmitir e assistir vídeos online de diversos segmentos

Mark willians

Fundado em 2011, o Twitch TV é um grande serviço de streaming utilizado para transmitir e assistir vídeos online de diversos segmentos. Nos seus primeiros anos de existência, a plataforma se concentrou quase que integralmente no mundo dos videogames, ganhando muita força no mercado de eSports (esportes eletrônicos).

Não satisfeito em ser “somente” um dos principais protagonistas nos esportes eletrônicos, o Twitch se expandiu para incluir em sua plataforma de streaming outras formas de entretenimento, como artes, esportes, talk shows, entre outras variedades.

Esse processo começou a ganhar força em 2014, quando o Twitch foi comprado em 2014 pela Amazon por aproximadamente US$ 1 bilhão. Isso permitiu que o Twitch fizesse uso da enorme infraestrutura da Amazon para engrandecer a sua marca no setor de streaming junto a diversos tipos de público, como serão mostrados alguns exemplos na sequência.

Insert Image Here: >> https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/24/Twitch_and_Amazon_logo.jpg >>> Photo by Wikimedia >>> Public Domain

Twitch Creative: destinada para diversos setores de criação

Introduzido à plataforma em 2015, o Twitch Creative é uma comunidade composta por artistas que divulgam os seus trabalhos como streamers. Esta seção da plataforma de streaming é dedicada a variados setores de criação e arte — pintura, desenho, ferraria, escultura, música, dança e tantos outros.

Embora seja uma plataforma gratuita, os artistas mais talentosos conseguem arrecadar fundos voluntários de seus respectivos públicos nas lives, além de obterem patrocínios, anúncios e vendas de afiliados.

Parceria com a NFL, maior liga de futebol americano do mundo

A Amazon realizou jogos da NFL Thursday Night Football (jogos das quintas-feiras à noite) em suas plataformas Prime Video e Twitch nos últimos anos. No passado, as visualizações do Thursday Night Football tiveram um aumento de 4% na audiência em relação a 2018, gerando uma média de 15,4 milhões de espectadores nas plataformas de streaming — incluindo Prime Video e Twitch TV.

Insert Image Here: >> https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fc/Cam_Newton%27s_first_NFL_play.jpg >>> Photo by Wikimedia >>> CC BY 2.0

Em abril deste ano, a Amazon foi além e adquiriu direitos exclusivos de streaming para escolher jogos da NFL 2020-2021 em sua programação, melhorando o seu acordo anterior.

“Estamos entusiasmados em renovar nosso acordo de quinta-feira à noite com a NFL e estamos entusiasmados em expandir nosso relacionamento para incluir direitos exclusivos de streaming global para um jogo regular da temporada em 2020”, disse Marie Donoghue, vice-presidente de vídeos esportivos globais da Amazon, em um comunicado de imprensa.

Canais de poker online

Com o crescimento do poker online em todo mundo, muitos jogadores com alto nível técnico na modalidade passaram a ser streamers no Twitch TV. Na plataforma de streaming, eles são seguidos por milhares de pessoas e utilizam as funcionalidades do Twitch para realizarem transmissões de suas performances em torneios de poker.

Dentre os mais famosos na comunidade do poker no Twitch TV, Arlie Shaban e Peter ‘Peter804’ Thompson contam com dezenas de milhares de seguidores e têm papel importante na divulgação dessa modalidade no Twitch.

Além disso, grandes empresas de poker como a PokerStars resolveram criar conexões com a Twitch nos últimos anos e passaram a produzir e divulgar diversos conteúdos que abrangem a modalidade online.

Transmissões de partidas da G League, liga desenvolvimento da NBA

Liga de desenvolvimento do basquete da NBA, a G League foi criada para ser uma espécie de trampolim para a liga principal – grosso modo, algo equivalente à Copa São Paulo de Futebol Júnior para nosso futebol. Além de ser importante no desenvolvimento de jovens, ela também serve para revelar novos treinadores e capacitar árbitros para terem condições técnicas de apitar partidas da NBA.

Quando a temporada da NBA está ativa, os usuários do Twitch têm a oportunidade de assistir jogos da G League nas sextas-feiras e nos sábados, com estatísticas em tempo real e também com a possibilidade de ativar a função de co-streaming (streaming compartilhado).

Criada em 2017, a nomenclatura G League se refere a tradicional marca de isotônicos Gatorade. Vale destacar que foi a primeira vez nos Estados Unidos que uma liga esportiva profissional levou o nome de uma marca do setor de bebidas.

Twitch planeja expandir o número de talk shows na plataforma

No Twitch TV, os talk shows são outras opções na plataforma que fogem da temática dos esportes eletrônicos, principalmente nos Estados Unidos. Segundo uma reportagem da Bloomberg, a plataforma de streaming pretende criar uma quantidade de programas originais do gênero para os próximos anos, sendo eles ao vivo e com temáticas variadas — incluindo games, shows de música, comédia e encontros amorosos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »