19/10/2022 às 15h28min - Atualizada em 20/10/2022 às 04h01min

"A Derrota dos Medos": livro e jogo ajudam no tratamento de medos infantis

Obra incentiva interação e conversa sobre o que amedronta as crianças

SALA DA NOTÍCIA Gabriela da Silva

Divulgação

O medo é sensação que faz parte da vida de todo mundo. Surge diante de situações que sejam percebidas como ameaçadoras e pode paralisar, pode acelerar o coração, pode fazer suar frio. Mas o que vai despertá-lo varia de pessoa para pessoa. O que assusta um pode não assustar o outro. Apesar disso, seu grande benefício é servir como um sistema de alerta quando nos deparamos com situações de perigo - olhar para os dois lados antes de atravessar uma rua movimentada, por exemplo. Entre seus malefícios e benefícios, é importante saber lidar com os medos e colocar os limites necessários para que não atrapalhem a realização de ações e interações básicas do dia a dia.

No livro A Derrota dos Medos, lançado pela editora Arte em Livros, a psicóloga Adriana Zanonato e o psiquiatra Luiz Carlos Prado abordam meios de lidar com o medo, apresentando uma narrativa ambientada na cidade de Medrópolis, onde nascem e habitam todos os medos. Na trama, as crianças aprisionadas pelos medos são impedidas de brincar e viver com alegria. Salvá-las desse mundo sombrio é o desafio da Fada Esperança. “Quando crianças ou adolescentes sentem medo de algo apenas imaginado, ou quando transformam alguma coisa não perigosa numa terrível ameaça, ou mesmo quando se deixam dominar pelo medo a ponto de não poderem mais ir à escola ou brincar, então estão com um problema”, destacam os autores sobre a importância de se falar sobre os medos de cada um.

O livro faz parte da coleção Histórias Terapêuticas - Volume IV e é indicado para o trabalho com crianças, seja em terapia, com a família ou na escola. A Derrota dos Medos é acompanhado por um jogo, que trabalha as questões abordadas na história. O tabuleiro, as cartas explicativas e o dado para montar vêm encartados no livro. Podem jogar de dois a seis participantes. O desafio é atravessar o circuito montado pela cidade de Metrópolis para chegar ao fim, vencendo os medos. As cartas trazem questionamentos e desafiam as crianças a falarem sobre o que as amedronta. “Quando cedemos aos medos, eles crescem, mas quando os enfrentamos, vão diminuindo até tornarem-se apenas um pontinho”, resumem os autores, sobre a dinâmica terapêutica envolvida no jogo.

 

Serviço

A Derrota dos Medos (Arte em Livros, 2016)

Adriana Zanonato e Luiz Carlos Prado

Ilustrações: Marco Cena

31 páginas

R$ 65

 

Onde encontrar

Loja física: Avenida Plínio Brasil Milano, 232, bairro Higienópolis, Porto Alegre/RS

Loja online:  arteemlivroseditora.com.br

Instagram: @arteemlivroseditora 

Facebook: Arte em Livros Editora 






 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp