20/10/2022 às 12h08min - Atualizada em 23/10/2022 às 00h01min

Circuito Futebol Social reúne jovens carentes de 14 equipes a partir desta sexta-feira no Distrito Federal

Etapa Capital da República, em Ceilândia, a quinta da temporada, será realizada até sábado (22), com diferentes atividades e jogos para atletas entre 16 e 20 anos, integrantes de projetos sociais da região

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho

Com a participação de 14 equipes – cinco no feminino e nove no masculino -, será realizada a partir desta sexta-feira (21) a quinta etapa do Circuito Futebol Social 2022. Em Ceilândia, no Distrito Federal, jovens carentes, de 16 a 20 anos, integrantes de projetos sociais da região, estarão reunidos para a disputa da Etapa Capital da República. A programação segue até o sábado (22), no Sesc Ceilândia, no bairro Ceilândia Norte.

A abertura da etapa será nesta sexta às 18 horas, com a oficina do Projeto Rexona Quebrando Barreiras. Das 18h30 às 21 horas, estão programados os primeiros jogos. No sábado, as atividades começam às 9 horas, com mais partidas, disputa das finais e encerramento marcado para as 17 horas.

No feminino estarão participando Jardim Mangueiral, dois times do Meninos e Meninas, Luziânia e Capital. No masculino, Jardim Mangueiral, Fênix, G12, Luziânia, São Sebastião, Ura Areal, Clube Atlético Paranoá, Projeto Baiano e Projeto Madrim.

"Chegamos à etapa do Distrito Federal, levando disputa e lazer a mais uma região do País, movimentando não só os jovens, mas engajando moradores e familiares", afirma Guilherme Araujo, fundador da ONG Futebol Social.

Organizado pela ONG Futebol Social, o Circuito 2022 conta com oito etapas ao longo do ano, conectando jovens e comunidades carentes. Entre os envolvidos com o projeto, auxiliando na realização das etapas, está Thiago Pereira Guimarães, o Pirica, que participou como jogador do Mundial de 2009, hoje atua como líder comunitário do Jaguaré, em São Paulo (SP). Ele vem compartilhando sua experiência com os jovens atletas e ajudando a organizar as etapas.

Parceria com o Sesc - A etapa será disputada no Sesc que, além do espaço em si, estará realizando Ações de Educação em Saúde no sábado, assim como disponibilizando dois brinquedos recreativos para quem estiver acompanhando o Circuito. No local haverá, ainda, uma Unidade Móvel OdontoSesc, para até 30 atendimentos ao longo do sábado. Todas as atividades serão entre 9h e 17h.

Etapas em cinco estados e no Distrito Federal – O Circuito Futebol Social faz parte de um movimento pioneiro, promovido ano a ano pela ONG, que dá aos jovens carentes a chance de conhecer, por meio do esporte, outras realidades. A Rede Futebol Social conta com dez núcleos principais: São Paulo (São Paulo, Mongaguá, Sorocaba e Parelheiros), Pará (Ananindeua), Ceará (Barbalha), Maranhão (São Luís), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro e São Gonçalo) e Distrito Federal (Brasília). O Circuito Futebol Social 2022, com suas oito etapas, chega a cinco estados e ao Distrito Federal a partir dos 10 núcleos, envolvendo mais de 100 entidades e impactando diretamente cerca de 1.200 jovens e, indiretamente, ao menos 10 mil jovens.

Etapa Nacional em 2023 - Os times participam em sua região de olho na vaga para a etapa nacional, a Copa Futebol Social, que será realizada em janeiro do ano que vem, em Mongaguá, litoral de São Paulo, com representantes das oito etapas do Circuito. A Copa Futebol Social definirá a seleção brasileira para o Campeonato Mundial de Futebol Social (Homeless World Cup), marcado também para 2023, em Nova York (EUA), com jogos no masculino e no feminino. O Brasil é tricampeão mundial no masculino (2010, 2013 e 2017) e campeão no feminino, em 2010.

Um pouco das regras - No futebol social, as medidas do campo são reduzidas: apenas 22 metros de comprimento e 16 de largura. O tamanho do gol é de 4 metros de largura por 1m30 de altura, com profundidade de aproximadamente 1 metro. E a área de gol: meio círculo com 4 metros de raio. São dois tempos de sete minutos, com intervalo de um minuto. Em cada equipe, três jogadores na linha e um no gol. Os goleiros não podem sair da área, marcar gols, ou fazer cera. Os jogadores de linha também estão proibidos de invadir a área dos goleiros, sob a pena de um pênalti para o time adversário.

O Fair Play (jogo limpo) é incentivado nos torneios. Para os jogadores que não atuarem nesse espírito do Fair Play, há penalidades: cartão azul (dois minutos fora do jogo) ou vermelho (expulsão do jogo) e, em último caso, exclusão do torneio.  A equipe vencedora recebe 3 pontos. A equipe perdedora zero. Se um jogo terminar em empate, ele é decidido por  uma disputa de pênaltis intercalada (morte súbita), onde a equipe vencedora recebe 2 pontos e, a equipe perdedora, 1 ponto.

"Futebol Social: ganhar é virar o jogo!" - Participam da ONG Futebol Social jovens de 16 a 20 anos, que vivem em situação precária de moradia (ou sem moradia), sob risco social e sem condições plenas de desenvolvimento, ligados a projetos sociais e/ou movimentos comunitários que fazem parte de Rede Futebol Social. Hoje são mais de 100 projetos parceiros. "Futebol Social: ganhar é virar o jogo!" é o lema da ONG.

O Circuito Futebol Social 2022 é uma realização da ONG Futebol Social, com patrocínio da Sul América e CSN. A Copa Futebol Social tem patrocínio do Nubank.

Calendário 2022
Circuito Futebol Social
Sorocaba/SP - Interior SP - 24, 25 e 26 de junho
Parelheiros - Índios Guarani - 9 de julho (etapa extra)
Ananindeua/PA - Grande Belém - 22, 23 e 24 de julho
Barbalha/CE - Cariri Cearense - 12, 13 e 14 de agosto
São Luís/MA - Grande São Luís - 9, 10 e 11 de setembro
Ceilândia/DF - Capital da República – 21 e 22 outubro
São Gonçalo/RJ - Grande Rio - 4, 5 e 6 de novembro
São Paulo/SP - Grande SP - 9, 10 e 11 de dezembro
Mongaguá/SP - Baixada Santista - 13, 14 e 15 de janeiro de 2023

Copa Futebol Social
Mongaguá/SP - Baixada Santista - 20, 21 e 22 de janeiro de 2023

Sobre a Ong Futebol Social - Com patrocínio de Sul América, Nubank, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Projeto Rexona Quebrando Barreiras, o Futebol Social promove um movimento pioneiro que conecta jovens e comunidades carentes de todo o País, tendo como objetivo principal integrar, motivar e fortalecer seus participantes. Fazem parte da rede diversos projetos sociais e movimentos comunitários atuantes em periferias, favelas, entre outros grupos e regiões socialmente excluídos. Desde 2004, o projeto já atendeu a mais de 20 mil jovens e participou de mais de 20 eventos internacionais, incluindo a Copa do Mundo de Futebol Social (Homeless World Cup).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp