24/10/2022 às 21h44min - Atualizada em 25/10/2022 às 00h01min

Foguete VSB-30 é lançado com sucesso da Centro Espacial de Alcântara

Foguete, lançado do Centro Espacial de Alcântara, levou a bordo Modelo de Qualificação da Plataforma Suborbital de Microgravidade, que será usada em pesquisas científicas.

Agencia Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-10/foguete-vsb-30-e-lancado-com-sucesso-da-centro-espacial-de-alcantara

A Agência Espacial Brasileira (AEB) concluiu com sucesso o lançamento do foguete VSB-30 do Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão, pela Operação Santa Branca. O foguete levou a bordo o Modelo de Qualificação da Plataforma Suborbital de Microgravidade (MQ-PSM), que será usada em pesquisas científicas. Os próximos passos envolvem a análise dos resultados dos experimentos. 



O objetivo da operação, realizada no domingo (30), é o de capacitar o país para oferecer às empresas e institutos de pesquisa a possibilidade de experimentos em microgravidade. 



“O Brasil já poderá prover, de forma autônoma, serviços de experimentação em ambiente microgravidade, usando o Centro Espacial de Alcântara (CEA), o VSB-30 e a PSM. Abriremos, também, um mercado para a indústria espacial brasileira, para os empreendedores e para as Instituições de Ciência e Tecnologia”, explicou o presidente da AEB, Carlos Moura.



O primeiro lançamento com o VSB-30 no Brasil ocorreu em outubro de 2004. O foguete foi desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço em parceria com o Centro Aeroespacial Alemão. Até então, foram lançados 33 foguetes do mesmo tipo, cinco deles no Brasil e 28 no exterior.



A Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM) foi desenvolvida por meio de uma parceria entre a Agência Espacial Brasileira, a empresa Orbital Engenharia, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). Nessa plataforma, foi embarcado um conjunto de instrumentos para a avaliação do desempenho do voo e o experimento Forno Multiusuários, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).



Ouça na Radioagência Nacional:


















 




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-10/foguete-vsb-30-e-lancado-com-sucesso-da-centro-espacial-de-alcantara


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp