25/10/2022 às 17h17min - Atualizada em 26/10/2022 às 00h02min

Ferro sucrossomal reduz efeitos colaterais da suplementação e favorece a absorção pelo organismo

Tecnologia inovadora protege a mucosa intestinal da ação oxidante do ferro

SALA DA NOTÍCIA Zambon
https://www.zambonpharma.com/br/pt/

O ferro é um mineral fundamental para o bom funcionamento do corpo porque participa do processo de transporte de oxigênio, fornecendo energia para as atividades diárias. Quando a absorção pela alimentação é insuficiente, a deficiência de ferro vai se instalando de forma gradual e progressiva, até que a anemia propriamente dita se manifeste. Nesse caso, é necessário realizar a suplementação oral com sais de ferro1.

O problema da suplementação é que até 50% dos pacientes reclamam de efeitos colaterais, como gosto metálico e irritação gastrointestinal (náuseas, vômitos, diarreia, constipação), o que dificulta a adesão. Mas esse efeito indesejável não ocorre com o ferro sucrossomal®: tecnologia inovadora na qual o pirofosfato férrico é revestido por um sucrossoma, com dupla camada de fosfolipídios, que contém ainda sucréster para favorecer a absorção2.

“Graças ao sucrossoma, o ferro atravessa a barreira gástrica e alcança o intestino encapsulado, ou seja, praticamente inalterado, protegendo a mucosa da ação oxidante do ferro e evitando assim o gosto metálico e os efeitos gastrointestinais”, destaca Vagner Bonato, gerente da linha de Saúde da Mulher e de Gastroenterologia da Zambon3.

Essa tecnologia de encapsulamento do ferro em sucrossoma é o principal diferencial da Linha Fisiogen Ferro, distribuída pela farmacêutica Zambon e composta por opções para prevenção e suplementação de ferro em crianças acima de 3 anos, adolescentes e adultos. (Veja, abaixo, as apresentações).

Principais causas
A deficiência de ferro é muito comum, principalmente na infância e na adolescência, em mulheres em idade fértil, por causa dos distúrbios menstruais, e na gestação – tanto que a suplementação faz parte do protocolo de assistência pré-natal. A baixa nos estoques do mineral também pode ser fruto de processos inflamatórios intensos, como os que ocorrem nos casos graves da Covid-19, em infecções intestinais e em pacientes que passam por cirurgia bariátrica ou de remoção de parte do intestino. Sem falar quando há carência nutricional4.

Sintomas mais frequentes4
  • Queda de cabelo;
  • Sonolência e cansaço excessivo;
  • Unhas quebradiças.
  • Taquicardia;
  • Dores de cabeça e nas pernas;
  • Irritabilidade;
Conheça a Linha Fisiogen:
• Fisiogen Ferro® – versão em cápsulas com 14 mg de ferro Sucrossomal® e vitamina C. Recomendado para prevenção e suplementação quando há riscos de deficiência de ferro em crianças (4 a 18 anos) e adultos (≥19 anos)5. Cada unidade contém 30 cápsulas.
• Fisiogen Ferro Forte® – versão em cápsulas com 30 mg de ferro Sucrossomal® e vitamina C. Recomendado para adultos (≥19 anos) e para gestantes6. Cada unidade contém 30 cápsulas.
• Fisiogen Ferro Kids® – versão em suspensão com 7 mg de Ferro para cada 1,5ml. Recomendado para prevenção da deficiência de ferro e suplementação em crianças com idade acima de 3 anos até 18 anos. Embalagem com seringa dosadora. Indicação de consumo de 1,5 ml ao dia. Sem glúten, lactose, proteína do leite ou corantes7. Contém 1 sachê para reconstituição de 1,9 g em 1 frasco de 45 ml.

Os novos produtos da linha Fisiogen® estão aprovados pela Vigilância Sanitária e disponíveis nas farmácias brasileiras comercializados com valores entre R$ 81,99 e R$ 119,90.

Acesse as referências AQUI

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp