28/10/2022 às 18h30min - Atualizada em 29/10/2022 às 00h02min

Entenda porque é importante manter práticas saudáveis durante a menopausa

VigilantesdoPeso, líder no segmento de perda de peso, sugere como lidar com esse período de grandes mudanças

SALA DA NOTÍCIA VigilantesdoPeso

Marcada por inúmeras transformações, a menopausa costuma ser uma fase delicada para as mulheres, em que o corpo começa a sentir um turbilhão de sensações, entre elas, as famosas ondas de calor. Isso sem falar no aumento de peso que, geralmente, acontece. De acordo com estudos, há uma média de ganho de 2 a 7 quilos, durante este período.

“A menopausa acontece por volta dos 45 a 55 anos, após a transição do ciclo reprodutivo para o não reprodutivo, que pode levar a sintomas como queda dos níveis de estrogênio, hormônio que facilita o fluxo sanguíneo. Essa fase é acompanhada de diversos fatores além da menopausa que, dependendo do seu perfil e hábitos de vida, podem inclusive influenciar em um ganho de peso, aumentando os riscos de doenças cardiovasculares. Por isso, manter uma alimentação balanceada e hábitos saudáveis é essencial”, conta Matheus Motta, responsável pelo programa VigilantesdoPeso no Brasil.
Para se preparar e enfrentar este período da melhor forma possível é preciso entender como seu corpo funciona. O programa VigilantesdoPeso pode ser um importante aliado nesta descoberta. Impulsionado pela ciência de ponta em nutrição e mudança de comportamento dos usuários, o método individualizado - construído em torno de alimentos favoritos, do metabolismo e objetivos de cada um - torna a perda de peso e o alcance das metas de bem-estar mais simples e acessíveis, ao mesmo tempo em que ajuda o usuário a criar hábitos poderosos e continuar a viver sua vida sem privações.
Outro ponto importante, se não o principal, para ter uma menopausa mais saudável, é adotar uma alimentação balanceada. Aderir a uma dieta que inclua todos os grupos alimentares, sem deixar de lado o cuidado com o consumo excessivo de gorduras saturadas e açúcares, importante em todas as idades. Nesta fase, em especial, vale a pena dar destaque às oleaginosas, como amêndoas, castanhas e nozes, que auxiliam na obtenção de vitamina E, muitas vezes, ajudando a amenizar o principal sintoma desta fase, as ondas de calor, que incomodam muitas mulheres. Fontes de vitaminas B6, os vegetais e leguminosas, como espinafre, quiabo agrião e repolho roxo, são essenciais para a formação de células vermelhas no sangue, que contribuem para o melhor funcionamento do metabolismo. Além da banana, que auxilia na saúde dos sistemas digestivo e circulatório.

Algumas práticas complementares à dieta alimentar podem auxiliar as mulheres a lidarem com as mudanças. A mentalidade positiva, o sono e as atividades físicas são fatores essenciais para manter a saúde do corpo e da mente. Além de repor energias e regular o metabolismo, que costuma ficar mais lento neste período, de acordo com o programa VigilantesDoPeso, eles influenciam de maneira positiva no processo de emagrecimento, ajudando a perder peso e aumentar a quantidade de massa magra.

Sobre a VigilantesdoPeso
A VigilantesdoPeso é uma empresa do grupo norte-americano WeightWatchers. Como empresa global de bem-estar, inspira milhões de pessoas a adotar hábitos saudáveis na vida real. Por meio de um aplicativo, coaches especializadas e experiências envolventes, os usuários seguem o programa comprovado, sustentável e baseado em ciência, focado em alimentação, atividade, mentalidade e sono. Aproveitando quase seis décadas de experiência em ciência nutricional e comportamental, proporcionando conexão humana real e construindo comunidades inspiradas, o objetivo da VigilantesdoPeso é democratizar e entregar bem-estar holístico para todos. Para saber mais sobre a abordagem da VigilantesdoPeso para uma vida saudável, visite o site.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp