Tv

Resposta imune das mulheres ao coronavírus é mais eficiente, diz pesquisa

Um estudo da Universidade de São Paulo com participação de outras instituições indica que o sistema imune das mulheres é mais eficiente contra a Covid-19 que o dos [...]

Por Marcos Antonio em 24/11/2020 às 16:21:30

Um estudo da Universidade de São Paulo com participação de outras instituições indica que o sistema imune das mulheres é mais eficiente contra a Covid-19 que o dos homens. Esta seria uma explicação possível para o fato de que, desde o início da pandemia, a maior parte das mortes acontece entre indivíduos do sexo masculino.

 

 

A partir do cruzamento de milhares de dados, os pesquisadores perceberam que o sistema imunológico feminino ativa respostas de citocinas de forma intensa, porém sem causar danos ao organismo. Além disso, as pacientes infectadas apresentaram expressão reduzida de genes dos neutrófilos — células que podem causar danos teciduais críticos nos casos de Covid-19.

Os cientistas utilizaram dados genômicos públicos disponíveis no repositório Gene Expression Omnibus (GEO Database). Com ferramentas de bioinformática, analisaram o material coletado de secreções da nasofaringe e de exames de sangue de mais de mil pessoas infectadas com a Covid-19. O cruzamento de dados revelou que as mulheres de várias faixas etárias apresentaram perfil imunológico mais parecido ao dos pacientes jovens, enquanto os homens se assemelham mais aos pacientes idosos, com resposta inferior à infecção.

Para ler a matéria completa no Portal Metrópoles, parceiro da Banda B, clique aqui.

Fonte: Banda B

Comunicar erro

Comentários