30/06/2020 às 10h53min - Atualizada em 30/06/2020 às 11h33min

Como transformar o celular em um roteador de Wi-Fi

Dicas de como utilizar o celular nas horas em que a internet de casa resolve não colaborar

DINO
http://melhoresofertas.net/
Celular roteando internet para um computador

Certamente, os celulares possuem mil e uma funções que são bastante úteis nas tarefas do dia a dia. Uma delas possibilitar o acesso à internet utilizando a conexão 3G, 4G e mais recentemente, 5G.

Quando a vida antes da pandemia permitia que as pessoas andassem nas ruas o tempo todo, era bem comum que em algum momento o pacote de dados acabasse. Para não ficar sem conexão, elas buscavam por pontos de WiFi na cidade, oferecidos pelas próprias operadoras de celular ou pelas prefeituras.

Existia ainda a opção de contratar pacotes adicionais de internet , de acordo com o plano utilizado por cada um.

Após a pandemia, e consequentemente, com o aumento do uso da internet de casa para trabalhar, estudar, e acessar conteúdos de entretenimento, a qualidade do sinal recebido nem sempre é a melhor.

Como alternativa, é possível usar o celular como um roteador nos momentos em que a conexão fica instável, ou simplesmente resolve não funcionar. Obviamente, é necessário que o celular tenha um pacote de dados disponível para uso, podendo salvar aquela reunião de equipe ou enviar arquivos importantes sem atraso.

Algumas ressalvas

Antes de aprender como realizar esse tipo de procedimento, é importante ficar atento a alguns pormenores em relação a esse recurso. Primeiro de tudo, ao fazer isso, o celular irá utilizar mais bateria que o normal, bem como consumir uma maior quantidade de dados móveis.

O mais indicado é se conectar a celulares de pessoas que sejam de confiança, visto que alguns podem usar táticas de hacker para roubar informações pessoais, o que não é nem um pouco raro de acontecer.

Em suma, é bom certificar que o aparelho esteja com a bateria em dia, e com espaço suficiente para realizar esse procedimento.

As dicas

Procedimento no iPhone

Caso o aparelho seja um iPhone, o passo a passo tem que ser feito começando pelo acesso ao atalho de Ajustes, localizado na página principal do celular. O passo seguinte é ir ao comando Celular, e depois em Acesso Pessoal. A conexão só irá funcionar se esta opção for ativada.

Logo em seguida, é necessário criar ou ajustar a senha do ponto WiFi, além do nome do aparelho. É importante permanecer nessa tela até conectar algum outro celular a uma rede WiFi.

O próximo passo consiste em acessar o comando Ajustes, e em seguida, WiFi. Depois, procurar na lista de pontos de Internet aquele iPhone configurado anteriormente. A conexão pode ser feita normalmente através das configurações de WiFi.

Caso seja solicitada, o usuário deve inserir a senha que acabou de criar para realizar o acesso pessoal daquele ponto. Já para desativar o ponto WiFi basta seguir o passo a passo: Ajustes -> Celular -> Acesso Pessoal, e, por fim, desativar o recurso.

Procedimento no Android
Para transformar o Android em um roteador WiFi, é necessário acessar o atalho de Configurações ou mesmo de Ajustes (em geral, apresenta-se como um ícone cuja imagem é uma engrenagem).

Logo em seguida, acessar Rede e Internet, e depois Roteador WiFi e Conexão. Esses nomes podem variar de acordo com o fabricante e idioma utilizado no aparelho.

Depois, dentro da tela de Roteador WiFi e Conexão, é necessário ativar o botão de nome Roteador WiFi. Em seguida, clicar em Configurar Roteador WiFi, para, dessa forma, criar o nome do ponto de acesso, além da senha e salvar.

Para utilizar a conexão em um computador, basta localizar o nome da conexão e proceder normalmente igual no roteador.

A desativação da conexão é feita pelos mesmos comandos.

Cabo USB

Também é possível utilizar o cabo USB para conectar outros aparelhos à Internet. E é muito simples, tanto quanto os procedimentos anteriores. Basta ativar essa opção na mesma área, em uma opção chamada de Vínculo por USB (ou tethering).

O dispositivo que irá receber a conexão terá um comportamento que será de acordo com o sistema operacional do aparelho. Nisso, o Windows instala um drive de maneira automática. No OS X, porém, é preciso instalar o HoRNDIS para que o recurso possa ser ativado.

Saída alternativa: usar o Bluetooth

Uma boa saída para transformar o celular em um roteador é o Bluetooth do aparelho. Existe uma opção chamada de Vínculo Bluetooth (ou tethering ), que a partir do momento em que é ativada, um segundo dispositivo precisa ser emparelhado ao aparelho.

Esse aparelho envia um sinal para que seja possível o acesso à Internet através desse recurso.

Vale lembrar que o tipo de conexão usada nas redes móveis é diferente do WiFi de casa. Mesmo acessando streaming de video e música, o sinal do celular tem uma frequência menor que do WiFi. Dessa forma, o celular pode servir como um recurso emergencial, mas não substitui um roteador comum.



Website: http://melhoresofertas.net/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »