03/11/2022 às 17h19min - Atualizada em 05/11/2022 às 00h02min

Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia chama atenção para os quadros de trombose no Brasil

Primeiro jantar beneficente da SBTH terá show de Gilberto Gil e leilão de obras de artistas como Adriana Varejão, Sebastião Salgado, Kobra, Vik Muniz, Claudio Tozzi, entre outros.

SALA DA NOTÍCIA Fernando Sant'Ana
www.sbth.org.br

Show de Gilberto Gil e leilão com obras doadas por artistas como Sebastião Salgado e Kobra farão parte do primeiro jantar beneficente da Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia (créditos: Geovane Peixoto | divulgação)
Sob o lema “A Vida Deve Fluir”, a Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia – SBTH promove seu primeiro jantar beneficente, na quinta-feira, 3 de novembro de 2022, no Hotel Rosewood, em São Paulo, com a presença de importantes instituições, médicos, empresários e artistas. O objetivo principal é chamar atenção para os quadros atuais de trombose no Brasil, assim como para a importância da sua prevenção, o acesso mais amplo a remédios e tratamentos e o apoio à educação continuada e às pesquisas médicas.

Composta por mais de 200 médicos, a SBTH tem como presidente o Dr. Cyrillo Cavalheiro Filho e como vice-presidente a Dra. Joyce Anicchino, que estarão recebendo as 250 pessoas presentes no evento organizado por Bia Aydar e Fernanda Nigro (todas as mesas já foram vendidas). “Para todos nós que fazemos a SBTH, é uma grande honra e motivo de muita alegria recebermos este apoio de empresários, artistas, colegas e instituições médicas. Como entidade civil sem fins lucrativos, a SBTH depende da sociedade brasileira para continuar firme no seu propósito de contribuir para que o público em geral tenha mais acesso a informação de qualidade e, consequentemente, às medidas de prevenção da trombose, assim como ao que há de mais atual em seu tratamento”, afirma Dr. Cyrillo Cavalheiro Filho, presidente da SBTH.

O encontro terá um show especial do cantor Gilberto Gil (show doado por ele mesmo, sem cobrar cachê), que contará com a participação mais do que especial do cardiologista Dr. Roberto Kalil Filho tocando sax nas músicas A Paz e Se Eu Quiser Falar Com Deus. Os artistas Adriana Varejão, Sebastião Salgado, Vik Muniz, Kobra, Cláudio Tozzi, Gilberto Salvador, Shirley Paes Leme e Alexandre Pavão doaram obras que farão parte de um leilão comandado pelo leiloeiro Sérgio Altit em prol da SBTH. A apresentadora Eliana também participará do evento beneficente, compartilhando em depoimento uma história pessoal.

SBTH dá início a programa de registros de trombose
Com a falta de dados sobre ocorrências de trombose no Brasil, a SBTH deu início à implantação de um programa de registros oficiais dos casos de trombose em parceria com centros hospitalares de seis municípios do Estado de São Paulo. De acordo com a SBTH, a cada ano mais de 200 mil brasileiros são acometidos por algum fenômeno trombótico e muitos desses eventos poderiam ser evitados. Entre maio de 2021 e abril de 2022, estima-se que houve quase 78 mil internações de pacientes nos serviços públicos em decorrência da trombose.

A trombose venosa é uma doença caracterizada pela formação de trombos (coágulos) nas veias de qualquer parte do corpo, mas principalmente nas veias das pernas, e que pode evoluir para uma embolia pulmonar caso o trombo se movimente pela corrente sanguínea. Na grande maioria dos casos, ela pode ser evitada. No Brasil ainda não existem dados robustos sobre a sua ocorrência na população. Como consequência, as estratégias públicas para mitigação da doença são baseadas em estudos divulgados por outros países – que possuem perfis étnicos e socioeconômicos diferentes do brasileiro.

A SBTH é uma entidade civil sem fins lucrativos que visa a promover a educação continuada e disseminar conhecimento para a redução do tromboembolismo e suas consequências. Fundada em 10 de outubro de 2018, tem como missão investir em educação continuada e pesquisas, chamar atenção para a importância da prevenção e ampliar o acesso a medicamentos e tratamentos para a trombose. Atualmente, a SBTH trabalha para o fomento de políticas governamentais, educacionais e assistenciais através da promoção de pesquisas médicas relacionadas à trombose e doenças hemorrágicas congênitas ou adquiridas. www.sbth.org.br | @sbth.bsth


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp