01/11/2022 às 10h45min - Atualizada em 07/11/2022 às 00h07min

Circuito Nelore de Qualidade em Marabá avaliou 461 animais de sete pecuaristas

Circuito Nelore de Qualidade em Marabá avaliou 461 animais de sete pecuaristas

SALA DA NOTÍCIA Graziele Oliveira

Com o calendário nacional a todo o vapor, o Circuito Nelore de Qualidade 2022 realizou mais uma série de avaliações técnicas de carcaça. No dia 14 de outubro, o frigorífico Friboi de Marabá (PA) teve a participação de 380 machos não castrados e 81 fêmeas, de sete pecuaristas participantes, totalizando 461 animais Nelore. A 12ª etapa do maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo foi promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) com a Associação dos Criadores de Nelore do Norte do Brasil (ACNNB). O Circuito tem o apoio de Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animais.
“Foram ótimas avaliações. Os machos destacaram-se por seu peso, já que 99% deles pesaram mais de 18 arrobas – elevando a média para 22,1 arrobas. Vale destacar que 60% deles apresentaram até 4 dentes incisivos permanentes – o que significa que possuíam menos de dois anos de idade. Já entre as fêmeas, 72% pesou mais de 14 arrobas – resultando em uma média de 15 arrobas. Além disso, 43% delas possuía até 4 dentes”, informa Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB.
Melhor Lote de Carcaças de Machos
Hélio Moreira da Silva, da Fazenda Jatobá, de Marabá (PA), venceu o campeonato de machos, recebendo a Medalha de Ouro. As medalhas de prata e bronze foram para Nivaldo da Silva Araújo, da Fazenda Rosinha e Paineira, de Itupiranga (PA), e para Danilo Carvalho de Souza, de Rancho Trem Bão, de Novo Repartimento (PA), respectivamente.
Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas
O campeonato de fêmeas teve dois participantes. Juliano de Melo Gomes, do Sítio Canaã, de São Félix do Xingu (PA), e Pedro Miranda de Oliveira Júnior, da Chácara Limão, de Marabá (PA), que receberam as medalhas de ouro e prata, respectivamente.
Calendário nacional
As próximas etapas nacionais do Circuito acontecem nas seguintes datas:
·     03 de novembro – Fribal – Imperatriz (MA)
·     07 de novembro – Friboi – São Miguel do Guaporé (RO)
·     08 de novembro – Friboi - Anastácio (MS)
·     10 de novembro – Friboi – Unid. I – Campo Grande (MS)
·     16 de novembro – Friboi – Pimenta Bueno (RO)
·     17 de novembro – Friboi - Itapetinga (BA)
·     18 de novembro – Friboi - Tucumã (PA)
·     18 de novembro – Frisa - Teixeira de Freitas (BA)
·     22 de novembro – Friboi - Andradina (SP)
·     24 de novembro – Friboi – Unid. II - Campo Grande (MS)
·     25 de novembro – Friboi – Santana do Araguaia (PA)
·     05 de dezembro – Masterboi – Canhotinho (PE)
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp