08/11/2022 às 20h58min - Atualizada em 09/11/2022 às 00h01min

Energia verde será destaque do Brasil na COP27, diz ministro

Brasil, Congo e Indonésia negociam acordo para estabelecer critérios de reconhecimento e remuneração de quem atua na defesa e conservação de florestas tropicais.

Agencia Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-11/energia-verde-sera-destaque-do-brasil-na-cop27-diz-ministro



O potencial do Brasil na produção de energia limpa, que representa 84% da matriz energética nacional, é destaque na Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP27), que ocorre em Sharm El Sheikh, no Egito, até o dia 18.



Para o ministro do Meio Ambiente Joaquim Leite, o encontro é uma oportunidade para promover o país como produtor de energia que não emite gases de efeito estufa, especialmente em um momento da crise energética mundial, instalada desde o início da guerra entre Ucrânia e Rússia. 



Notícias relacionadas:

"O momento do mundo é de [discutir] energia, e energia limpa. O mundo está indo em uma direção contrária ao da energia limpa. A crise energética, principalmente na Europa, está fazendo com que a Europa busque alternativas que não são energia limpa. O Brasil tem a capacidade de geração de energia limpa e, através dessa tecnologia nova – que é o hidrogênio verde e a amônia verde –, exportar energia limpa para o mundo", disse Leite, em participação no programa A Voz do Brasil.



O ministro chamou a atenção para a necessidade de os países desenvolvidos alcançarem um consenso, durante o encontro, para um "financiamento robusto" em políticas ambientais.



Defesa de florestas



Leite destacou ainda a negociação para se chegar a um acordo entre Brasil, Congo e Indonésia – países com área extensa de florestas tropicais – que estabeleça critérios de reconhecimento e remuneração de quem atua na defesa e conservação de florestas.



"A ideia de criar um ativo ambiental de vegetação nativa, de floresta nativa, é justamente trazer valor monetário a isso e, de alguma forma, remunerar quem está cuidando dessas áreas. E aí, junto com Congo e Indonésia [a ideia é] a gente criar uma regra mínima para sermos protagonista no tema".



Assista na Íntegra






Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-11/energia-verde-sera-destaque-do-brasil-na-cop27-diz-ministro


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp