09/11/2022 às 10h10min - Atualizada em 10/11/2022 às 08h03min

CBDS participa de congressos internacionais da PANAMDES, CONSUDES e da DIBF na Argentina

Na ocasião, seis representantes da CBDS foram eleitos para compor a diretoria e a presidência da PANAMDES e da CONSUDES

SALA DA NOTÍCIA Juliana Reis de Sá
http://www.cbds.org.br/cbds

Divulgação | CBDS

Entre os dias 2 e 5 de novembro de 2022, foram realizados os congressos e assembleias da Organização Pan-americana Desportiva de Surdos (PANAMDES) e da Confederação Sul-americana Desportiva de Surdos (CONSUDES).


 

 

Membros da diretoria da CBDS com os participantes da Assembleia da PANAMDES, em Buenos Aires (Foto: Divulgação | CBDS)

 

Os eventos contaram com a participação de nove países, entre eles, o Brasil, representado pela presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), Diana Kyosen; pelo assessor da presidência, Rodrigo Malta; pelo diretor de esportes, Igor Valério; e pela coordenadora de eventos internacionais, Ana Lucia Lazaro.

 

Eleições PANAMDES e CONSUDES 

Na ocasião, foram feitas as apresentações dos relatórios de atividades e dos balanços financeiros das entidades e também houve a eleição da nova diretoria tanto da CONSUDES quanto da PANAMDES, para o mandato de 2022 a 2026. 

Na ocasião, seis brasileiros, membros da diretoria da CBDS, foram eleitos para compor a diretoria e a presidência da PANAMDES e da CONSUDES. 

Ex-presidente da CBDS e assessor da presidência, o brasileiro Rodrigo Malta foi eleito presidente da CONSUDES. A nova presidência, eleita por unanimidade, tomou posse e convidou os demais membros, que aceitaram os convites e também foram empossados. Com isso, a nova presidência e diretoria da CONSUDES será formada por: Juan Carlos Castiglia, da Argentina (1º vice-presidente), Luz Mary Quintero, da Colômbia (2º vice-presidente) e Maria Cristina Mongelos, do Paraguai (diretora administrativa).  

Outros dois brasileiros também irão compor a diretoria da CONSUDES. São eles Josélio Nunes Coelho, eleito diretor financeiro e Gustavo Horst, eleito diretor de esportes.

Durante a assembleia, também foi elaborado o calendário da entidade para o período de 2022 a 2028. O cronograma deverá ser ratificado na próxima assembleia. 

Segundo Rodrigo Malta, as metas da nova diretoria visam o engrandecimento da organização, dos países filiados e dos surdoatletas. "As metas são as seguintes: 100% de interação com os países filiados para conhecer a realidade de cada um deles; eventos mais objetivos e participativos; intercâmbio com organizações desportivas de ouvintes para possível apoio; interação com a PANAMDES e com o Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD); investimento e atualização do site e das redes sociais; e incentivo à prática desportiva feminina e da terceira idade. Temos excelentes perspectivas sobre as metas e vamos trabalhar para garantir melhores condições aos surdoatletas na busca por medalhas e pódios", destacou o novo presidente. 

A coordenadora de eventos internacionais da CBDS, Ana Lucia Lazaro foi eleita vice-presidente da PANAMDES. "Ser eleita vice-presidente é um desafio grande para a minha trajetória. Mas, acredito muito em mim e na América. Estou certa de que faremos um excelente trabalho para que os surdoaltetas pan-americanos sejam protagonistas do esporte do mundo todo. Aproveito para agradecer a recepção e a oportunidade."
 

A nova diretoria da PANAMDES (Foto: Divulgação | CBDS)

 

Já o diretor de esportes, Igor Valério, foi eleito diretor esportivo da PANAMDES. "Estou honrado e muito feliz por ter sido eleito. Eu não imaginava chegar numa entidade internacional representativa das Américas, sou uma pessoa que sempre busca aprender coisas novas e obter conhecimentos e experiências, e é uma oportunidade valiosa para iniciar novos aprendizados e conhecimentos, que acumulo desde a Associação de Surdos, depois a Federação e atualmente na CBDS, e agora, na Panamdes. Continuo sendo abençoado por adquirir e dividir experiências e aprendizados, que ao longo dos anos, vou poder levar contribuir com experiência e expertise à Panamdes, ao mesmo tempo aprender a infraestrutura e a administração do surdodesporto a nível continental nas Américas."

Igor também aproveitou a ocasião para agradecer a parceria de todos com quem já trabalhou, em prol do desenvolvimento do desporto de surdos, no Brasil. "Na minha bagagem de experiências adquiridas, a lição que mais terei prazer em levar adiante é basicamente saber e coordenar os trabalhos em equipe com muito profissionalismo, parceria, união e perseverança. Agradeço imensamente à presidente Diana e toda equipe da CBDS, pois sempre estamos trabalhando juntos, desde a Federação Mineira de Desporto de Surdos (FMDS/MG), a quem também agradeço, assim como a todas as associações de surdos, pela parceria e confiança de sempre nessa jornada e por dividir conhecimento comigo, também agradeço ao Gustavo Perazzolo, porque sempre trabalhamos juntos, desde a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS), pelos ensinamentos para organizar e gerenciar as complexidades das modalidades surdolímpicas, além de tantos outros surdos que contribuíram na minha formação surdodesportiva na ASD, SSDIV, ASMG, FMDS e CBDS. Minha expectativa na PANAMDES é manter e melhorar o alto nível, somando e agregando aperfeiçoamentos em conjunto com as tecnologias da informação que já utilizamos na CBDS, que nos ajudará bastante na formulação de estratégias visando aumentar a participação de todos países pan-americanos nos eventos, principalmente o planejamento de eventos que possuem caráter de eliminatórias que é uma das exigências do ICSD para o acesso das equipes e surdoatletas aos eventos mundiais e a Deaflympics. Vamos lutar por uma maior participação dos países pan-americanos na Deaflympics 2025, que Deus nos abençoe sempre!", concluiu Igor.

O brasileiro Clesio da Cruz Alves também foi eleito como tesoureiro interino da PANAMDES, até a próxima assembleia.

Em Buenos Aires, os representantes da CBDS acompanharam o 2º Campeonato Pan-americano de Basquetebol de Surdos 2022, iniciado no dia 1º de novembro, e também participaram do Congresso da Federação Internacional de Basquetebol para Surdos (DIBF) das Américas, realizado no sábado, dia 5 de novembro.

Para Diana Kyosen, esse foi um momento muito importante para o Brasil e para a CBDS. "Eu senti um orgulho muito grande ao ver nossos parceiros Rodrigo, Ana Lucia, Igor, Josélio, Gustavo e Clécio, que são brasileiros, eleitos para as diretorias dessas importantes instituições internacionais. São três brasileiros na PANAMDES e mais três na CONSUDES. Isso significa que os países acreditam no desempenho dos brasileiros. Eu, como presidente da CBDS, fico orgulhosa, porque isso dá visibilidade para nossa entidade, e também desejo que Deus abençoe a todos eles em suas novas funções. 

Segundo Diana, os votos da CBDS foram decisivos para a eleição dos brasileiros. " Eu tenho certeza que a eleição dos brasileiros vai ser muito importante para o crescimento do desporto de surdos. Sabemos que eles têm o mesmo pensamento de trabalhar pelo fortalecimento da base e no desenvolvimento das crianças surdas. Desejo muito sucesso para todos os novos membros da PANAMDES e da CONSUDES", finaliza Diana.

A Confederação Brasileira de Desportos de Surdos tem o patrocínio do Governo Federal e das Loterias CAIXA.

Para saber mais acesse o site da CBDS.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp