09/11/2022 às 17h56min - Atualizada em 10/11/2022 às 08h04min

Estratégias para criar hábitos saudáveis e começar de vez a atividade física

Myla Bittencourt, professora de Educação Física da UniSociesc e especialista em estratégias neurocomportamentais, fala sobre a importância e os benefícios de ter um estilo de vida ativo

SALA DA NOTÍCIA Genara Rigotti
www.memcomunicacao.com.br

UniSociesc/Divulgação

A primeira dica é: aproveite o período da primavera que terá dias mais longos, com mais exposição de luz solar e temperaturas um pouco mais agradáveis para colocar em prática todas as estratégias e criar hábitos saudáveis. A professora e doutora em Educação Física da UniSociesc, Myla Bittencourt, que também é especialista em estratégias neurocomportamentais, vai ensinar o passo a passo para você começar de vez a atividade física e ter um estilo de vida ativo.

Antes de tudo, vamos entender o que significa ter um estilo de vida ativo. Para Myla é o principal pilar de uma vida saudável. “Quando falamos em atividade física significa qualquer movimento do seu corpo que gaste o mínimo de calorias a mais do que quando o corpo está de repouso (deitado, sentado, etc). Portanto, qualquer atividade física proporciona este estilo de vida ativo, desde faxinar a casa, subir as escadas do prédio, caminhar, dançar, andar de bicicleta, praticar um esporte ou ir na academia”, ressalta.

Segundo a professora, quando uma pessoa tem um estilo de vida ativo, significa que o movimento faz parte da vida dela, que está inserido de forma leve, prazerosa e constante na sua rotina. “Quando falamos em criar hábitos e mudar o estilo de vida, é preciso constância. E para ter constância é necessário um grau de leveza. A médio e longo prazo haverá benefícios físicos que vão ajudar na manutenção do hábito”, explica Myla. Entre os benefícios da atividade física estão: eliminar dores, emagrecer, melhorar a saúde e a autoestima e lidar melhor com as emoções.

“Para o nosso cérebro ter um estilo de vida ativo significa ‘eu me priorizo, portanto tenho amor próprio’. E assim todas as outras áreas da vida ficam mais leves e prazerosas a partir dos benefícios físicos gerados por um novo hábito. Muita gente acaba tendo uma mudança por completo, melhorando ou modificando interações sociais e reforçando valores muito mais profundos da vida”, ensina.

Estratégias para criar e manter hábitos saudáveis

Conforme a professora Myla, criar e manter um hábito novo requer algumas etapas ou estágios que podem ser seguidos, apesar das particularidades de cada pessoa. Ela elenca três passos importantes para começar de vez a atividade física e ter um estilo de vida ativo.

  1. Crie um hábito saudável de cada vez: “As pessoas querem passar a acordar cedo todos os dias, ir para a academia todos os dias, se alimentar bem todos os dias, sendo que na semana anterior estas pessoas não tinham nem um comportamento alimentar saudável nem um estilo de vida ativo e muito menos acordavam às cinco da manhã. Criar um hábito de cada vez vai ajudar o seu cérebro a ser parceiro da mudança. Escolha um hábito que você possa priorizar e que seja importante naquele momento e viável dentro do estilo de vida que você tem”.
  2. Respeite os seus limites, mas continue: “Dentro de um processo de mudança de comportamento, que requer a aquisição de um novo hábito, as pessoas tendem a passar por vários altos e baixos que são absolutamente normais. Isso não pode ser motivo para desistir”.
  3. Crie pequenas metas, fáceis de serem atingidas e comemore cada vitória: “Se a pessoa quer introduzir a atividade física de forma constante, mas tem uma vida muito sedentária, pode começar indo a pé até a padaria, que fica a 300 metros de casa. Pode fazer isso uma semana e depois criar uma meta maior. Para chegar ao resultado final, existe um processo a ser construído. E cada pequena meta atingida deve ser comemorada e até recompensada com um momento de autocuidado, de relaxamento, por exemplo".

Myla ressalta ainda que além do estilo de vida ativo, outros dois pilares formam um tripé muito importante para uma vida saudável: o comportamento alimentar e o autogerenciamento do estresse. “Se alimentar de forma mais saudável e conquistar autonomia a respeito disso, torna tudo mais fácil. Por outro lado, a pessoa precisa desenvolver algumas competências e habilidades para lidar com o estresse, gerenciando suas emoções e respondendo adequadamente a estas emoções. O estresse é saudável, desde que bem gerenciado. Mas nós precisamos aprender a ter picos de relaxamento na mesma medida”, lembra.

91% dos brasileiros buscam um estilo de vida mais saudável em 2022

Após dois anos de pandemia, a busca pelo bem-estar virou prioridade mundial. a Pesquisa Global de Sentimento do Consumidor realizada pela WW (empresa do segmento de bem-estar), em parceria com o Instituto Kantar, ouviu 14.506 pessoas, entre 18 e 69 anos, em 15 países. Feita com o objetivo de compreender as tendências e comportamentos da sociedade com relação a hábitos saudáveis, a pesquisa apontou que, entre os brasileiros, 91% estão focados em manter ou melhorar sua saúde e bem-estar, enquanto em todo o mundo o percentual é de 78%. 

Os principais motivos apontados são:

  • 65% querem melhorar a saúde física
  • 63% buscam melhorar a saúde mental e emocional
  • 56% procuram melhorar a autoestima e confiança
  • 44% consideram o cuidado com a saúde e bem-estar um facilitador para a vida cotidiana

Questões de autocuidado e autoestima também se destacam. Segundo a pesquisa, 66% dos brasileiros amam o próprio corpo, mas consideram que perder peso os ajudará a melhorar a saúde. Ao considerar o cenário atual, os brasileiros apontam duas principais metas de saúde e bem-estar em 2022: 54% querem se exercitar mais/ficar mais fortes (resultado superior à média global, de 49%) e 40% pretendem perder peso (número ligeiramente acima da média global, de 39%). 

Sobre a UniSociesc

Com vocação para inovação, ambientes maker, coworkings e espaços que estimulam a troca de conhecimentos e experiências, a UniSociesc é reconhecida pelo MEC como a melhor instituição privada de ensino superior de Santa Catarina. Há mais de 60 anos, dedica-se a formar profissionais e transformar pessoas, desenvolvendo competências, talentos e carreiras. Com unidades acadêmicas nas cidades de Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville (duas unidades) e São Bento do Sul, conta com ampla diversidade de cursos, são mais de 70 opções em seu portfólio, e uma estrutura de laboratórios diferenciada, sendo os mais completos e modernos entre as instituições de ensino da região.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp