09/11/2022 às 14h05min - Atualizada em 10/11/2022 às 08h04min

CONHEÇA A ESCLEROTERAPIA E SUAS INDICAÇÕES NO TRATAMENTO DE VARIZES

Técnica pode ser utilizada para todas as varizes - de vasinhos ou mesmo em safenas - na forma líquida ou em espuma

SALA DA NOTÍCIA Bruna Santos

Sedação com óxido nitroso - Arquivo
Varizes são veias doentes, dilatadas, tortuosas, arroxeadas, verdes ou vermelhas, que se desenvolvem nas pernas, coxa, tornozelos e pés, causando dor, peso, cansaço e inchaço. Ocorrem por características genéticas e pelos hábitos e condições de vida como pessoas que ficam muito tempo em pé ou sentadas, que apresentam sobrepeso e não praticam atividade física. Apesar de não terem cura, as varizes possuem diversos tratamentos, que suavizam bastante o problema. Uma destas técnicas é a escleroterapia, que se apresenta sobre alguns formatos e com diferentes indicações.
 
“A escleroterapia consiste na injeção de alguma substância irritante no interior dos vasos doentes”, afirma Ricardo Procópio, cirurgião vascular da clínica Intervascular. Segundo ele, as veias desaparecem porque as suas paredes se unem, impedindo o fluxo de sangue no seu interior. “Este método pode tratar vasos em diversas localizações e tamanhos, de acordo com a técnica empregada”, garante.
 
A escleroterapia convencional é a forma mais comum de tratamento das teleangiectasias, aqueles vasinhos vermelhinhos ou roxinhos e muito superficiais. A glicose é o medicamento mais utilizado e esta forma de aplicação é indicada para vasos de até 1,5 a 2,0 mm de espessura.  “O procedimento é realizado no consultório médico, em sessões de cerca de 30 minutos”, afirma Procópio. 
 
O número de sessões e o intervalo entre elas varia de acordo com a quantidade de vasinhos e a resposta individual. Pacientes com muitos vasinhos podem realizar até mais que uma sessão por semana, em locais e vasinhos diferentes. Para uma mesma região, porém, usualmente, espera-se em torno de 2 a 3 semanas, tempo necessário para se avaliar o resultado final. “Não é necessário repouso após e entre cada sessão. Saímos do consultório e seguimos com a nossa vida normal”, explica o médico. O cuidado maior é hidratar bem a pele e não tomar sol enquanto houverem marquinhas.
 
Escleroterapia com espuma
Esta técnica consiste na injeção de uma solução em forma de espuma, diretamente no interior das varizes. A espuma é obtida pela combinação de um medicamento líquido - usualmente o polidocanol - com algum gás. A espuma ocupa o interior da veia dilatada e doente, agredindo as suas paredes. Ao cicatrizar, as veias, sem fluxo sanguíneo, se fecham e desaparecem com o tempo. 
A maioria das telangiectasias - os vasinhos mais superficiais e visíveis comentados acima - estão conectadas ou são formadas por varizes - veias dilatadas e doentes situadas um pouco mais abaixo, no subcutâneo. Estas varizes são resistentes à escleroterapia líquida e ainda impedem o tratamento das teleangiectasias. São chamadas de veias nutrícias. 
“Para estas varizes superficiais, injetamos espuma no interior de cada vaso doente. Com o tempo, estes vasos vão ocluindo e desaparecendo. Antes da espuma, a única opção para estes vasinhos era a cirurgia”, afirma. Muitas vezes, são utilizados fleboscópios ou dispositivos de realidade aumentada, para auxiliar a identificar os vasos menos visíveis a olho nu. “É comum, após a sessão, que sintamos algum desconforto nos vasos maiores, além de podermos palpar cordões ou nódulos endurecidos, mas isto se resolve com o tempo.”
A escleroterapia com espuma é realizada no consultório médico, sem necessidade de jejum ou internação. Cada sessão dura cerca de 30 minutos e o paciente sai da sessão andando normalmente, sem a necessidade maior de repouso. De acordo com o número e tamanho dos vasos, pode-se solicitar o uso da meia elástica por alguns dias, de forma a proteger as pernas e evitar complicações. 
Um grande avanço e inovação no tratamento das varizes é a analgesia e sedação consciente trazida pelo óxido nitroso. Este é o famoso gás do riso e vem sendo usado cava vez mais durante os tratamentos de varizes no consultório. O paciente inala, através de uma máscara, uma mistura de oxigênio e óxido nitroso, o que gera relaxamento, redução importante da dor. Não é necessário estar em jejum, não há perda da consciência ou outros riscos. Após alguns minutos, o paciente se levanta e retorna à sua vida normal, sem a necessidade de nenhum repouso, recuperação ou cuidado especial. “Algumas pessoas são mais sensíveis às agulhadinhas e sentem maior desconforto. Para estas, o óxido nitroso é essencial. Temos pacientes mais duronas e que realmente toleram muito bem as picadinhas. Estas, porém, ao experimentarem a escleroterapia com analgesia com o óxido nitroso, nunca mais querem fazer sem ele”, explica Procópio.
Indicação em safenas
A escleroterapia com espuma é capaz de tratar até mesmo as veias safenas. “Com o auxílio do ultrassom, puncionamos e posicionamos poucas agulhas no trajeto da safena. A seguir, injetamos a solução de espuma, acompanhando o seu deslocamento com o ultrassom. Como a safena é um vaso muito mais calibroso, fazemos uma espuma mais potente, mais concentrada. Podemos inclusive ter que repetir a aplicação, no mesmo local, pois algumas vezes a safena demora para fechar. Como não há cortes, não há pontos”, explica Procópio.
A escleroterapia com espuma das safenas é realizada no consultório médico, sem necessidade de internação ou anestesia. Cada sessão dura cerca de 50 minutos e o paciente sai da sessão andando normalmente, sem a necessidade maior de repouso. Quando tratamos as safenas com espuma, porém, sempre é necessário o uso da meia elástica ou de outra forma de compressão por alguns dias, de forma a se evitar complicações.
A escleroterapia com espuma para a safena tem como vantagem ser pouco invasiva, segura e não exigir repouso ou qualquer anestesia. Não é, porém, tão eficaz quanto a cirurgia ou termoablação das safenas. “Mesmo assim, apresenta ótimas indicações, ajudando muitos pacientes”, garante.

SERVIÇO

Conheça a escleroterapia e sua indicação no tratamento de varizes

Clínica Intervascular
Avenida Brasil, 1438, sala 1404,
Funcionários, Belo Horizonte – MG 
www.intervascular.com.br
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp