09/11/2022 às 10h28min - Atualizada em 10/11/2022 às 08h07min

Mais dois touros Montana são contratados por importantes centrais de genética bovina

Mais dois touros Montana são contratados por importantes centrais de genética bovina

SALA DA NOTÍCIA Graziele Oliveira

A genética do gado Montana contribui cada vez mais para o contínuo aprimoramento do rebanho brasileiro, somando conquistas na pecuária nacional. Confirmando essa contribuição, mais dois reprodutores Montana são contratados por importantes centrais de inseminação artificial: Alta Genetics e Genex. Os touros Wyne da Gruta, da JP Agronegócios, é um Montana Black (versão da raça com pelagem preta) contratado pela Genex e o MTN Patrón da Calidad, animal contratado pela Alta Genetics.
“Wyne da Gruta e MTN Patrón da Calidad expressam todas as qualidades que fazem do Montana uma opção genética para ganhos de produtividade, peso, fertilidade, precocidade e adaptação às condições brasileiras”, destaca Gabriela Giacomini, superintendente técnica da Associação Internacional de Criadores de Montana (AIC-MTN).
Wyne da Gruta é o primeiro Montana Black da história a ser contratado por uma central de coleta. “Além de ser um marco para a raça, esse reprodutor certamente vai incrementar a produção de animais com pelagem preta, proporcionando mais uma importante frente de seleção e produtividade”, explica Gabriela.
MTN Patrón da Calidad é o melhor touro da safra da Calidad Genética. Ele é filho do segundo colocado do sumário Montana e neto do líder. A superintendente técnica da AIC-MTN ressalta que “MTN Patrón é um touro mocho com características importantes em termos de Área de Olho de Lombo (AOL), baixo Consumo Alimentar Residual (CAR) e alta precocidade sexual”.
Gabriela Giacomini complementa que os dois reprodutores colaboram de forma relevante com a evolução do rebanho Montana no Brasil, que mantém excelente ritmo de crescimento. A Associação Internacional de Criadores de Montana reúne pecuaristas no Brasil e no Uruguai e oferece diversos serviços, como assessoria de geneticistas para produção e comercialização de touros Montana, seleção do rebanho comercial, acasalamento dirigido e seleção de animais com CEIP, além da possibilidade de pertencer à um grupo de pecuaristas interessados em melhorar seus rebanhos.
O programa de melhoramento genético do Montana é realizado pela entidade e os criadores, em parceria com a USP, campus de Pirassununga, responsável pela avaliação de dados.
Para mais informações, acesse: www.montana.org.br/.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp