11/11/2022 às 10h17min - Atualizada em 11/11/2022 às 10h17min

Apesar das altas temperaturas, ciclone extratropical deve trazer fortes tempestades para SC

Formação de um ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, que intensifica o fluxo de calor e umidade da região amazônica sobre Santa Catarina, mantém o tempo instável no Estado

Redação - Marcos Imprensa
NDMAIS

Nesta sexta-feira (11), a chuva volta a marcar presença na maioria das regiões do Estado.  A presença de instabilidades atmosféricas combinadas com a disponibilidade de calor e umidade provocam pancadas de chuva que podem vir em forma de temporais isolados.
Conforme a Defesa Civil, esta condição ocorre principalmente entre o Oeste, Meio-Oeste,

Planaltos, Litoral Norte, Alto e Médio Vale do Itajaí. Na região da Grande Florianópolis e Litoral Sul, a chuva chega entre o final da tarde e noite, também em forma de pancadas isoladas.

A Epagri/Ciram informa que as temperaturas no Estado para esta sexta-feira seguem em elevação. Ao amanhecer variam entre 10°C e 14°C nos planaltos e entre 15°C e 17°C nas demais regiões. Durante a tarde, as máximas  chegam aos 27°C no Extremo Oeste, Litoral Sul e Litoral Norte e variam entre 18°C e 24°C no restante do estado.

Condições do vento e do mar:

Os ventos sopram de quadrante leste pelo Estado, com intensidade fraca.

Ondas de direção sudeste/leste em toda a costa catarinense, com altura entre 0,5 m e 1,0 m.

Condição do tempo para o final de semana:

No sábado (12), o tempo se mantém com sol entre nuvens em Santa Catarina, com chuva isolada na Grande Florianópolis e ao Norte do Estado.

Entre a tarde e a noite, a aproximação de novas áreas de instabilidades combinadas ao calor e a umidade vindas da região amazônica provocam pancadas de chuva e temporais isolados entre o Extremo e o Meio-Oeste.
As temperaturas no período da tarde chegam aos 30°C no Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul, ficam em torno dos 24°C no Planalto Sul e variam entre 26°C e 29°C nas demais regiões de Santa Catarina.

No domingo (13), o tempo será de chuva em todo o Estado, essa condição está associada a formação de um ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai que intensifica o fluxo de calor e umidade da região amazônica sobre Santa Catarina.

A Defesa Civil alerta ainda que a chuva inicia no Extremo Oeste na madrugada e vai se propagando para as demais regiões ao longo do dia, podendo ocorrer em forma de temporais, com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e com intensidade pontualmente forte, podendo causar transtornos como alagamentos e deslizamentos.


Veja como fica o tempo para a próxima semana:

A previsão do tempo para a próxima semana indica que o tempo ainda será chuvoso. Na segunda-feira (14), a formação de uma frente fria associada ao ciclone segue provocando chuvas em Santa Catarina, especialmente no centro-leste do Estado.

Já na terça-feira (15), uma área de alta pressão estabiliza o tempo, mantendo o dia ensolarado em todas as regiões catarinenses.



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp