10/11/2022 às 16h47min - Atualizada em 13/11/2022 às 08h00min

Projeto Formações IEE encerra ações de 2022 em 15 cidades com capacitação de 900 profissionais

Seminário de Boas Práticas finaliza o ano nos polos de atuação dos municípios de nove estados do País neste mês de novembro. Total de 92% dos beneficiários avaliam positivamente as atividades do Instituto Esporte & Educação, de Ana Moser, com foco no esporte educacional

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho

O Projeto Formações IEE encerra, neste mês de novembro, as ações de 2022 em 15 dos seus 44 polos de atuação, com a realização do Seminário de Boas Práticas. Apresentações em slides, vídeos, painéis, instalações e práticas corporais, envolvendo todos os educadores, fazem parte do Seminário, favorecendo a troca de experiências e ações inovadoras entre todos os beneficiários. O projeto é desenvolvido com a metodologia do Instituto Esporte & Educação (IEE), com foco no esporte educacional. O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.

Nas 15 cidades, de nove estados, foram capacitados 900 gestores, diretores, professores, lideranças comunitárias e agentes públicos atuantes nas escolas públicas, com 92% dos beneficiários do projeto avaliando positivamente a experiência de capacitação. Eles relataram ter encontrado no curso boas possibilidades de aplicação dos conteúdos estudados na prática pedagógica que desenvolvem diariamente.

As cidades que encerram essa etapa da formação em 2022 são: Porto Feliz, Dourado e Jacareí, em São Paulo; São Luís, no Maranhão; Poços de Caldas, Uberlândia, Ipatinga e Mario Campos, em Minas Gerais; Cachoeira e Salvador, na Bahia; Colinas do Tocantins, em Tocantins; Petrolina, em Pernambuco; São João do Piauí, no Piauí; Campina Grande, na Paraíba; e Natal, no Rio Grande do Norte.

O Seminário de encerramento possibilita aos educadores envolvidos a apresentação dos planos/projetos didáticos e práticas pedagógicas relacionados às formações, desenvolvidos pelas escolas, qualificando a educação física e a prática esportiva e fazendo do movimento corporal um dos seus pilares, visando a educação integral e a aprendizagem dos alunos.

"O Projeto Formações IEE qualificou a prática pedagógica e os currículos escolares, ampliou o acesso dos estudantes dos ciclos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio ao movimento, à educação física e ao esporte de qualidade, repercutindo decisivamente no desenvolvimento e educação integral das crianças e jovens brasileiros", afirma Ana Moser, presidente do IEE.

O IEE leva aos diferentes municípios um modelo de formação permanente, comprometido com a realidade das escolas e a aprendizagem das crianças e jovens, dando cada vez mais oportunidades para que tenham acesso à educação física de qualidade e ao esporte seguro e inclusivo. A metodologia do IEE tem sido desenvolvida e aplicada pelo Instituto ao longo de seus 21 anos de atuação. O foco é o esporte educacional, não competitivo, que segue os princípios da inclusão e do respeito às diferenças, com a capacitação de professores e a aplicação do método por esses profissionais de educação formados pelo IEE.

O Projeto Formações IEE tem como financiadores Novelis, Bayer, Facebook, Vale, Alcoa, Nubank, PremieRpet, Toyota, Verde, Ball, Johnson&Johnson e Aliança da Bahia Participações, via Lei de Incentivo ao Esporte / Secretaria Especial do Esporte / Ministério da Cidadania / Governo Federal.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 55 mil professores e educadores em todo o Brasil.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp