17/11/2022 às 13h50min - Atualizada em 21/11/2022 às 00h01min

CBDS promove seminário sobre desporto de surdos em SP

O seminário será gratuito e reunirá lideranças surdas, neste fim de semana, em hotel na cidade de São Paulo (SP)

SALA DA NOTÍCIA Imprensa CBDS
http://www.cbds.org.br/cbds

Reprodução | CBDS

Com a proposta de promover uma discussão sobre a importância do desporto de surdos, a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) reunirá em São Paulo (SP), neste fim de semana, especialistas e lideranças surdas no 'Seminário de Gestores Esportivos Surdos e Acessibilidade do Estado de São Paulo'.

As atividades acontecerão em um hotel no Campo Belo, bairro da zona Sul de São Paulo (SP), nos dias 19 e 20 de novembro de 2022. Por lá estarão reunidas algumas das principais lideranças surdas da atualidade, entre elas, a presidente da CBDS, Diana Kyosen; o presidente do Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD), Adam Kosa, da Hungria; e o presidente da PANAMDES, Pedro Bonnassiolle, do Chile, entre outros nomes (confira a programação completa)

"É uma grande honra receber tantas lideranças importantes para o desporto de surdos para este evento, e agradecemos ao Governo do Estado de São Paulo e à Secretaria Estadual de Esportes, além dos demais apoiadores, patrocinadores e todos os envolvidos em sua realização. Vivemos um momento muito importante, comemorando 38 anos da CBDS e estamos felizes por ver o fortalecimento do desporto de surdos no Brasil e no mundo. Espero que todos possam participar desse seminário que será de grande relevância para a comunidade surda", destacou a presidente da CBDS, Diana Kyosen.

O seminário será realizado graças ao termo de fomento celebrado entre a CBDS e o Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria Estadual de Esportes. Para sua realização, a CBDS conta ainda com a parceria do ICOM-Libras e patrocínio das Loterias Caixa e do Governo Federal, além de apoio do Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD).

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas gratuitamente. 
 

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER 
 

A Confederação Brasileira de Desportos de Surdos tem o patrocínio do Governo Federal e das Loterias CAIXA.

 

Confira a programação:

Sábado - 19/11/2022 

9h - Abertura: Diana Kyosen (presidente da CBDS)

10h - O movimento surdodesporto: Igor Valério (diretor de esportes da CBDS)

10h40 - Desafio de uma surdoatleta profissional no alto rendimento: Stefany Krebs (surdoatleta da CBDS e ex-jogadora profissional do Palmeiras)

11h20 - A importância e o desenvolvimento do paradesporto: Professor Ciro Winckler de Oliveira (Unifesp)

12h - Intervalo para almoço

13h40 - Modelo de competição internacional e estrutura da PANAMDES: Pedro Bonnassiolle, do Chile (presidente da PANAMDES)

14h10 - Articulação política e acessibilidade para pessoas surdas: Paulo Vieira (coordenador das escolinhas de esportes da CBDS e conselheiro de gestão da SEDPcD-SP)

14h50 - Qual é o papel de uma federação desportiva de surdos no estado: Alexandre Góes (presidente da Federação Desportiva dos Surdos do Estado de São Paulo - FDSESP)

15h45 - Comitê internacional de esportes para surdos: Adam Kosa, da Hungria (presidente do ICSD)

16h - Esporte e paradesporto: Charles Hebert (secretário de estado do Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas)

16h40 - Comitê Paralímpico Brasileiro: Representante do CPB  

17h20 - Roda de conversa com federações e associações

18h - Encerramento

 

Domingo - 20/11/2022 

9h - Histórias e lutas da comunidade surda: Antônio Abreu (presidente da FENEIS)

9h40 - A experiência de líderes surdos em órgãos internacionais: Gustavo Perazzolo (ex-presidente do ICSD e ex-surdoatleta)

10h40 - Qual é o papel do comitê organizador em eventos: Ana Lúcia Lázaro (coordenadora de eventos internacionais da CBDS)

12h - Encerramento


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp