21/11/2022 às 16h19min - Atualizada em 22/11/2022 às 00h02min

Black Friday: 3 dicas de sucesso para vender mais na data!

Rodrigo Schiavini, diretor de Negócios da SmartHint – startup do grupo Magazine Luiza focada em busca inteligente para e-commerce – destaca estratégias que fazem a diferença

SALA DA NOTÍCIA Agência NoAr

Mais da metade dos brasileiros pretendem adquirir produtos na Black Friday deste ano, de acordo com um estudo publicado pela plataforma Reclame Aqui. A pesquisa, que entrevistou 15 mil usuários, revelou um cenário promissor que reflete o crescimento do varejo e a adequação dos empresários a estratégias assertivas para o período.

“Tivemos ótimos números na Black Friday de 2021 e, apesar de o cenário ser bem diferente, neste ano também teremos a Copa do Mundo que deve influenciar o número de pedidos online, a expectativa é de que ultrapasse os 8 milhões”, observa Rodrigo Schiavini, Diretor de Negócios da SmartHint, o maior e mais utilizado sistema de busca inteligente e recomendação para e-commerce da América Latina, pertencente ao grupo Magalu. “Sendo assim, trazer ferramentas adequadas  e um suporte para os e-commerces é sem dúvida uma estratégia positiva para os varejistas no período”, continua.

Diante de toda a sua expertise, adquirida em mais de 15 anos nos anos lidando com o varejo, o especialista destaca 3 dicas fundamentais que farão seu negócio crescer e prosperar não só na Black Friday, mas nos demais dias do ano.

Personalize a experiência de compra – essa é uma das principais táticas utilizadas para acelerar a decisão de compra no e-commerce, e na Black Friday não é diferente. Afinal, mostrar ao consumidor os produtos em que ele realmente tem interesse é muito mais assertivo do que mostrar itens aleatórios. Seguem algumas ideias de personalização que podem ser aplicadas no seu e-commerce:

Réguas de comunicação: trata-se de uma análise da jornada de compra dos consumidores, com o objetivo de usar essas informações para enviar e-mails e conteúdos personalizados baseados nos interesses de cada segmento. Sempre que possível, chame o cliente pelo nome, criando mais proximidade com ele.

Remarketing: produza campanhas e anúncios específicos para usuários que já visualizaram e interagiram com o seu comércio online. Lembre-se de oferecer o item pelo qual ele se interessou ou produtos semelhantes.

Busca comportamental: mostre os produtos mais relevantes nos primeiros resultados de busca, com base no perfil de navegação de cada usuário. Isso é possível com a busca comportamental, uma tecnologia que analisa as atividades dos clientes online e capta seus assuntos de interesse. A ferramenta faz parte de serviços de busca inteligente.

Recomendação de produtos relevantes: ainda com base no histórico de navegação dos usuários, use vitrines de recomendação para mostrar produtos já visualizados ou que tenham a ver com o perfil e os interesses do consumidor.

Hotsites para diferentes públicos: selecione o público-alvo por tipos de interesse e depois crie hotsites para cada grupo, com uma seleção de produtos relevantes para eles. Por exemplo, junte itens do mesmo universo literário em uma página especial, ou reúna mercadorias com temática semelhante em outra. É importante destacar que os hotsites podem ser criados de maneira exclusiva para determinadas campanhas, públicos ou ações e têm grande potencial de conversão de vendas.

Facilite o processo de compra – pode parecer básico, mas contribuir para que os clientes tenham uma boa experiência dentro da sua loja é fundamental. Portanto, atente-se aos detalhes que possam ser diferenciais nesse processo, como os cuidados em relação à arquitetura do site: categorias bem definidas, layout atrativo e intuitivo, usabilidade, campo de busca eficiente: “Vale destacar que com um sistema de busca assertivo, o usuário encontrará o produto ideal em cerca de segundos, mesmo que essa busca esteja sendo feita com uma grafia incorreta. Uma tecnologia que chega para melhorar a experiência de compra e pode ser um fator decisório de retenção de clientes”, destaca Shiavini.

Invista na variedade de formas de pagamento – este pode ser um fator determinante na hora da compra em sua loja. Ofereça as mais variadas condições de pagamentos: boleto, cartão de crédito, débito, parcelamentos, PIX e meios de pagamento digitais, como PayPal.

“Diante de um período com um volume de compras tão expressivo como a Black Friday, se destaca a loja que oferece a melhor experiência aos consumidores. Quando conseguimos alinhar isso com as estratégias adequadas, o resultado final só pode ser o sucesso nas vendas”, observa Schiavini.

Sobre a SmartHint:

Fundada em 2017, a SmartHint é o maior e mais utilizado sistema de busca inteligente e recomendação para e-commerce da América Latina. Em 2020, a empresa foi adquirida pelo Grupo Magalu e tem como foco principal elevar a experiência de compra on-line. Combinando busca e recomendação proativa, com vitrines que agem como "vendedores virtuais" e pop ups de retenção, suas soluções ajudam a aumentar, em média, em 30% as vendas online das marcas. A SmartHint trabalha com mais de 25 segmentos e possui integração com mais de 35 plataformas de vendas pela internet. Suas ferramentas geraram R$620 milhões em vendas em 2020 e entre seus milhares de clientes estão empresas como Multilaser, Philco, Wine, Lego, Kabum, Kipling e Diesel.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp