12/07/2021 às 06h30min - Atualizada em 13/07/2021 às 00h00min

Entenda o avanço das dunas em Florianópolis que causou a interdição de casas

Fenômeno está relacionado ao vento, que faz o transporte dos grãos de areia, e obrigou Defesa Civil a interditar duas residências no bairro Ingleses. Fundação informou que casas são irregulares e estão em Área de Preservação Permanente.

Marcos Antonio
https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2021/07/12/entenda-o-avanco-das-dunas-em-florianopolis-que-causou-a-interdicao-de-casas.ghtml


Fenômeno está relacionado ao vento, que faz o transporte dos grãos de areia, e obrigou Defesa Civil a interditar duas residências no bairro Ingleses. Fundação informou que casas são irregulares e estão em Área de Preservação Permanente. Defesa Civil de Florianópolis interdita duas casas após avanço das dunas
Defesa Civil/Reprodução
O avanço das dunas no bairro Ingleses, no Norte da Ilha em Florianópolis, causou a interdição de duas casas. O professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) João Carlos Rocha Gré explica que o fenômeno está relacionado ao vento, que faz o transporte dos grãos de areia.
Nesta segunda-feira (12), um perito vai até o local para realizar uma nova avaliação sobre a situação dos imóveis.
Drone mostra casas invadidas por dunas em SC
A Defesa Civil interditou as casas na terça-feira (6) após as estruturas ficarem comprometidas com o peso da areia.
A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram) afirma que as casas que estão naquele local são irregulares, pois estão em uma Área de Preservação Permanente (APP).
LEIA TAMBÉM
ENTENDA: Como a erosão marinha muda a paisagem e a rotina dos moradores de Florianópolis
MORADORA: 'É muito triste e desesperador', conta mulher que teve a casa 'engolida'
VÍDEO: Ciclone causa temporal de areia no litoral de São Paulo
Quantidade de areia sobre uma das casas comprometeu a estrutura do imóvel
Defesa Civil/Reprodução
A prefeitura não informou a situação atual das famílias que tiveram as casas interditadas. Na quinta (8), a Defesa Civil disse que as famílias foram orientadas a saírem dos imóveis e receberam atendimento da Assistência Social.
Vento Sul
Imagens área mostram dunas e casas na praia dos Ingleses, bairro em Florianópolis
O professor Gré, que também é geólogo, explicou que o avanço das dunas se deve a dois fatores que ocorrem em Ingleses: a existência de um banco de areia e o vento forte que transporta os grãos. O banco de areia fica na Praia do Moçambique, a cerca de 10 quilômetros da Praia dos Ingleses.
"Quando a maré baixa e o sol seca a areia, o vento se encarrega de levá-la para a terra. O vento Sul se encarrega de transportar, vagarosamente ao norte, em Ingleses", explicou o professor.
Qualquer vento leva grãos de areia. O que vai determinar onde haverá mais acúmulo é a intensidade do fenômeno, segundo ele. "O vento Sul, apesar de ser menos frequente, sempre venta com mais força. Por isso, o transporte final é para o [sentido] Norte [em relação a Moçambique]", disse Gré.
Mapa mostra local onde casas foram interditadas. A Praia de Moçambique fica ao lado do bairro São João do Rio Vermelho
Reprodução/Google
"A areia estando seca, há condição favorável para o transporte da areia. Se o vento for fraco, essa areia vai se movimentar por rolamento, grãozinho a grãozinho. Não dá para prever o quanto de volume dessa areia vai ser transportado, vai depender da força do vento", afirmou o professor.
Por causa disso, casas localizadas onde há o avanço das dunas tendem a sempre ter esse problema do transporte da areia.
"O que está acontecendo ali é que eles estão ocupando justamente esse setor, a frente do avanço da duna. A tendência natural é haver soterramento das edificações construídas ali", disse Gré.
O professor explicou que o fenômeno do transporte de areia para a região é um "processo natural" e acontece há 2 mil anos. "Ocorre dentro do período geológico chamado holoceno, que se iniciou 6 mil anos atrás pelo abaixamento do nível do mar. Expôs áreas marinhas com areia".
"Depois a urbanização se deu na área do avanço do campo de dunas. Não dá certo. Há risco de soterramento. O trabalho do vento não para", completou.
Área de Preservação Permanente
A Floram afirma em nota que as casas são irregulares. "A área afetada pelo avanço das dunas é uma Área de Preservação Permanente, como aponta o zoneamento do município. As casas ali que são irregulares já tem processo ambiental em andamento há mais de 10 anos. Já foram autuadas, tem processo e agora o caso corre na Justiça, que vai determinar o futuro das residências".
Mapa mostra localização das casas interditadas. Elas são os dois imóveis que aparecem na área verde
Floram/Divulgação
Ainda segundo a nota, o órgão, juntamente com a Defesa Civil municipal, acompanha e gerencia a situação causada pelo avanço das dunas no bairro Ingleses.
"Os órgãos estão alinhando as medidas de intervenção que serão realizadas, prezando a segurança dos moradores e que tenha menor impacto ambiental. A questão será levada ao Ministério Público para garantir que as medidas tomadas sejam responsáveis quanto às questões ambientais".
A Floram afirmou que os moradores das casas interditadas pagam Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), mas que isso não é critério para tornar esses imóveis regulares.
O G1 não conseguiu contato com o Ministério Público Federal em Santa Catarina até a publicação desta notícia.
Moradores lamentam
A comerciante Denise Guimarães Santana é uma das moradoras que teme perder o imóvel por conta do avanço das dunas.
"É muito triste e desesperador, mas eu acredito que alguma solução vai ser tomada e que consiga não ter um dano maior do que eu já tive", explica.
Casa interditada por conta do avanço das dunas
Reprodução/ NSC TV
Na casa da comerciante, a cozinha e o quarto foram "engolidos" pelos sedimentos.
Além da residência, a areia também atingiu a Servidão Fermino Manoel Zeferino, bloqueando a passagem de veículos e dos moradores. Até um muro que fazia a proteção entre a rua e as dunas caiu.
"Se não cuidar, vai ser uns três ou quatro meses e a gente vai estar com essa areia aqui na frente. A gente não quer isso, porque a gente passou muito sacrifício para construir", afirma a moradora Maria Fernanda Lemos.
Areia invadiu casas no bairro Ingleses, em Florianópolis
Reprodução/ NSC TV
Casas são interditadas após avanço de dunas em Florianópolis
Segundo o agente da Defesa Civil Marcos Alberto Leal, uma reunião entre o órgão e a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram) está marcada para esta semana para definir os próximos passos.
"Nesse momento não há risco para outras casas. A gente até está fazendo o monitoramento constante da área, mas nesse momento não tem novos riscos", disse.
Avanço das dunas no bairro Ingleses, no Norte da Ilha
Reprodução/ NSC TV
Bairro dos Ingleses, região Norte de Florianópolis
Defesa Civil/Reprodução
Quantidade de areia sobre uma das casas comprometeu a estrutura do imóvel
Defesa Civil/Reprodução
VÍDEOS: mais assistidos do G1 SC nos últimos 7 dias
Veja mais notícias do estado no G1 SC

Fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2021/07/12/entenda-o-avanco-das-dunas-em-florianopolis-que-causou-a-interdicao-de-casas.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp