24/11/2022 às 16h08min - Atualizada em 25/11/2022 às 00h00min

Gravel ganha força e representatividade no Banco Master Rocky Mountain Games

Competição com bikes feitas para asfalto e trilhas é uma das atrações da última etapa do maior festival de cultura de montanha do Brasil, neste sábado (26), em Juquitiba, no Interior do Estado de São Paulo

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho

 Desenvolvida para rodar na terra e no asfalto, a Gravel é uma bicicleta que alia versatilidade e durabilidade à performance. Por tudo isso, vem ganhando adeptos pelo Brasil e se consolidando como esporte. O Banco Master Rocky Mountain Games tem se mostrado uma plataforma importante para esse movimento. No encerramento da temporada, do maior festival de cultura de montanha do Brasil, no Fazendão RMG, em Juquitiba, neste sábado (26), serão 41 bikers, bom número para uma nova modalidade.

O Gravel fez sua estreia no Banco Master Rocky Mountain Games na edição 2022, que teve as duas primeiras etapas na Pedra Grande, em Atibaia, e em Campos do Jordão. Agora, a expectativa da organização é por uma competição de alto nível, principalmente pelo volume de participantes, mas sem perder a característica de diversão que essa bike proporciona. Serão 40km entre asfalto e trilhas entre Juquitiba e o Fazendão RMG.

Do MTB para o Gravel - Se depender da motivação dos competidores, o Gravel em Juquitiba será o mais emocionante da temporada. Aos 57 anos, Osvaldo José dos Santos é uma lenda do Mountain Bike. Com 37 anos de carreira como atleta da bike, ela tem um bronze na categoria 45-49 anos no Mundial MTB Máster de 2011, além dos títulos brasileiro e pan-americano. Osvaldão, como é conhecido na modalidade, está entrando na onda dessa bicicleta híbrida e gostou.

“Eu vinha correndo com uma bike adaptada. Agora, agora tenha um chassi de Gravel, com um câmbio traseiro melhor e, por isso, minha expectativa é grande para a última etapa do Rocky Mountain Games. Afinal, correrei com a molecada em um lugar que deve ser maravilhoso”, afirma Osvaldão. “O Gravel é extremamente diferente do Mountain Bike. E isso é bacana e desafiador. Gostei muito e pretendo fazer outras provas no futuro”, complementa o atleta, que foi campeão na sua categoria em Atibaia e em Campos do Jordão, subindo também ao pódio no geral, com um terceiro e segundo lugares, respectivamente.

Anderson Tanaka está em contagem regressiva. “Minha expectativa para o percurso de Gravel em Juquitiba está bem alta, principalmente por saber tratar-se de uma propriedade fechada ao público, sendo uma oportunidade única de pedalar em um local que, pelo visto, é maravilhoso e preservado”, comenta ele. “O que mais gosto dos eventos da RMG é a organização e cuidados com os atletas. Os trajetos são bem sinalizados, não dando margem para o atleta errar o percurso.  O clima 'família' na arena é algo que chama a atenção e o astral amistoso entre os competidores na modalidade Gravel também é um diferencial. Claro que muitos estão lá para chegar na frente, mas a maioria vai para se divertir”, completa.

Diversão +competição - Vinicius Martins também ressalta o aspecto lúdico/esportivo. “Espero me divertir numa prova em um roteiro que ainda não conheço, aproveitar a boa organização já tradicional da Rocky Mountain e fazer bastante força. E, se der sorte, subir no pódio. Vai ser difícil na geral de novo, quem sabe na categoria", prevê. Ele também correu de Gravel em Campos do Jordão. “A prova foi muito bacana, muito bem sinalizada e organizada. Com trajeto específico para Gravel e uma bela festa na vila da prova. Foi um percurso duro, com bastante subida e uma descida muito rápida e longa. O frio deu uma apimentada no desafio, pois estava 2 graus na largada”.

As origens esportivas de Andrews Agostinho estão nas bikes Speed e Mountain Bike, na qual tem um sétimo Lugar no Paulista Cross Country de XCM. “Minha experiência em provas de Gravel ainda é pequena, mas já posso dizer que é mais divertida pela variedade de tipo de terreno, sem perder a sensação de velocidade que uma prova de Speed traz. Sobre Juquitiba, a expectativa é de uma prova dura, com muitas subidas e trechos técnicos, mas igualmente bela por ser dentro da Mata Atlântica e às margens da represa”, finaliza.

E ainda tem mais - Além do Gravel a terceira etapa do circuito 2022 do Banco Master Rocky Mountain Games terá Mountain Bike, com circuitos de 25 km e 50 km, além da estreia do Duathlon, com 12 km de corrida, seguidos por 25 km de Mountain Bike. Já o Trail Run será disputado em três distâncias: 6 km, 12 km e 21 km.

Em conjunto ao esporte, o Banco Master Rocky Mountain Games tem muitas atividades para quem vai acompanhar a competição. Amigos e familiares dos atletas e visitantes podem aproveitar os shows e uma variedade de opções gastronômicas para compor um clima de piquenique. Para as crianças, o Acampamento Go Outside promete muita diversão e aprendizado.

Realização da Rocky Mountain Sports Content, o Banco Master Rocky Mountain Games tem naming rights do Banco Master, com patrocínio da Legrand Pharma e apoios da Mynd, confecção de artigos esportivos e Cerveja Patagonia.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp