25/11/2022 às 08h57min - Atualizada em 28/11/2022 às 00h04min

Proteína vegana: entenda como tomar e quais benefícios

Que existe suplemento alimentar originado do soro do leite, você já sabe, mas já ouviu falar na extração de proteína dos vegetais?

SALA DA NOTÍCIA a

istock
 

Sabe aquela proteína isolada extraída do leite, utilizada como suplemento alimentar para complementar a dieta ou para esportistas focados no aumento da massa muscular, chamada de whey protein? Sabia que existem opções veganas, livres de crueldade animal? O whey extraído de vegetais é uma opção maravilhosa para quem segue estilos de vida veganos ou vegetarianos.

 

Os vegetais mais utilizados na extração da tal proteína são soja, arroz, amendoim, ervilha, quinoa, lentilha, grão-de-bico, cranberry, chia, amêndoas, cânhamo, semente de linhaça e semente de abóbora. A composição, normalmente, é livre de glúten e pode conter aromatizantes naturais para dar sabor ao produto, tal como chocolate, baunilha, morango, paçoca, entre outra gama de sabores. 

 

A proteína extraída da soja é a melhor substituta do whey protein tradicional, já que possui quantidades consideráveis de aminoácidos, que cooperam para a composição das proteínas, o favorecimento no desenvolvimento da massa e o aumento da imunidade. Ou seja, quanto maior a concentração de proteína e aminoácidos, melhor a qualidade do suplemento. 

 

Para escolher a melhor opção, garanta que a quantidade de proteínas por porção seja maior que a quantidade de carboidratos dentro dessa mesma porção. Atente-se, também, ao último item da tabela nutricional, o sódio: o ideal é que não contenha. Caso não seja possível adquirir opções livres do mineral, será necessário equilibrar a alimentação ao longo do dia para não extrapolar os limites diários.

 

Fato é que, independentemente dos tipos de whey, seja de origem animal ou de origem vegetal, a funcionalidade, os benefícios e os modos de consumo são os mesmos, sendo ainda mais indicado para idosos, que naturalmente sofrem com perda muscular considerável, ou pessoas com dietas isentas do consumo de carne, a fim de complementar e regular possíveis deficiências proteicas. 

 

A quantidade ideal depende de diversos fatores, como peso, idade, nível de atividade física, cálculo de dieta alimentar, necessidades nutricionais, entre outros. Sendo assim, o ideal é consultar um médico ou nutricionista de sua confiança para uma avaliação. De forma geral, a recomendação média é de 30 gramas por dia, o que equivale a um scoop medidor que acompanha o produto.

 

 O suplemento pode ser incluído na dieta em forma de shake, batido com água ou leite vegetal; ingerido com frutas, como morango, uva, banana, mamão; como complemento em vitaminas; misturado em iogurtes naturais; além de receitas do dia a dia, tal como panquecas e bolos, a fim de substituir demais ingredientes em pó. Nessas horas, a criatividade é a sua melhor amiga!


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp