25/11/2022 às 08h10min - Atualizada em 28/11/2022 às 00h06min

Projeto “Brinquedoteca - A Arte de Brincar 2” contempla instituições de Itaituba

Com doação de estrutura composta de obras literárias e brinquedos, projeto chega a escolas do município em novembro

SALA DA NOTÍCIA Da redação

Divulgação
Buscando enriquecer o repertório cultural das crianças, o Projeto “Brinquedoteca - A Arte de Brincar 2” realiza a distribuição de estruturas de brinquedotecas em escolas públicas, instituições assistenciais e/ou hospitais por todo o Brasil, e chega à cidades de Itaituba no mês de novembro. Ao todo, cinco organizações recebem o kit completo entre os dias 21 e 25 de novembro. O projeto ainda oferece oficinas de leitura e atividades recreativas para cada doação. A lista com as escolas e horários das oficinas pode ser encontrada abaixo.

Cada brinquedoteca é composta de 30 exemplares de livros de literatura infantil, sendo cinco títulos em braile, e 30 brinquedos educativos, que convidam as crianças a conhecerem novas histórias e a lidarem com seus mais variados sentimentos, por meio de brincadeiras lúdicas que auxiliam no desenvolvimento social, pessoal e cultural das crianças, estimulando sua curiosidade, e promovendo a evolução de sua autoconfiança, linguagem, pensamento e concentração.

As estruturas têm formato de cubo, com cantos arredondados que garantem a segurança das crianças, contém gavetas para guardar os brinquedos e jogos, e nichos para armazenamento dos livros. Além disso, acompanham 16 banquinhos coloridos para acomodar os pequenos durante as atividades, que podem ser guardados dentro da própria estrutura, ocupando menos espaço e facilitando sua mobilidade.

Para pôr em prática a criatividade e a valorização das atividades lúdicas com os brinquedos, as oficinas, com duração de duas horas cada, são realizadas para crianças de 0 a 12 anos no mesmo local, sendo 40 alunos por oficina. “Brinquedoteca - A arte do brincar 2” está em sua segunda edição, e já beneficiou mais de 7.200 crianças com doações de livros e brinquedos pelo Brasil.

Todas as atividades são viabilizadas pela Lei de Incentivo à Cultura e realizadas pelo Ministério do Turismo, via Secretaria Especial de Cultura. O projeto é uma produção da Sancell Produções e Eventos Ltda EPP, e na cidade de Itaituba conta com o patrocínio da Hidrovias do Brasil.

 “Apoiar iniciativas que promovam a educação e o desenvolvimento das comunidades de Itaituba faz parte do Compromisso Sustentável da Hidrovias do Brasil, que busca promover impacto social positivo nas regiões onde a Companhia atua. Acreditamos que incentivar a educação infantil e promover o desenvolvimento das crianças por meio da leitura e recreação são fundamentais para começarmos a transformação em direção a um futuro cada vez melhor”, ressalta o Gerente de Sustentabilidade da Hidrovias do Brasil, Daniel Ramos.

  O representante da Hidrovias do Brasil também destaca que a entrega do Projeto “Brinquedoteca - A Arte de Brincar 2” faz da estratégia traçada pela Companhia em atender as comunidades prioritárias no município de Itaituba. A partir do diagnóstico participativo realizado com lideranças, moradores e instituições, foram definidos temas importantes para a população que vive no entorno das operações da Companhia. “É importante enfatizar que essas prioridades estão alinhadas aos nossos pilares de atuação social, com destaque para Educação, Geração de Emprego e Renda e Desenvolvimento Social. Neste ano, iniciamos a execução destas iniciativas criadas em conjunto com as comunidades e em colaboração direta com os públicos beneficiados, com cerca de 100 mil pessoas beneficiadas”, explica Daniel.
 
Sobre a Hidrovias do Brasil: A Hidrovias do Brasil é uma empresa de logística integrada com foco no transporte hidroviário na América do Sul e atua em quatro frentes logísticas diferentes. No Norte (Itaituba-Barcarena, Pará), a empresa oferece uma alternativa logística para o transporte e escoamento de grãos originados principalmente no Mato Grosso e no Pará e destinados para exportação, a Companhia é líder na região, com capacidade de movimentar 7,2 milhões de toneladas por ano. Na Cabotagem, é realizado o transporte de minérios, principalmente bauxita, também originados no Pará e destinados para exportação. Já no Sul, a empresa opera na Hidrovia Paraguai-Paraná, com capacidade de movimentar quase 6 milhões de toneladas por ano de cargas diversas, como grãos originados no Paraguai e destinados para exportação, minério de ferro originados em Corumbá e destinados para abastecer a indústria Argentina e exportação, além de fertilizantes, celulose, entre outras. A Companhia também é arrendatária da área STS20 do Porto de Santos, destinada para recebimento, armazenamento e expedição de sal e fertilizantes, podendo chegar a uma capacidade de até 3,5 milhões de toneladas por ano. A Hidrovias do Brasil foi fundada em 2010 e em 2020 fez o seu IPO no Brasil, passando a ser listada no segmento do Novo Mercado da B3 – demonstrando o seu elevado padrão de governança corporativa. Mais informações: www.hbsa.com.br

Sobre o Ministério do Turismo: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).

Serviço:

Projeto “Brinquedoteca - A Arte de Brincar 2” em Itaituba (PA)
Data, horário e local:

Itaituba
21/11 - Entrega: 08h00 / Oficinas: 08h30 e 14h00
E.M.E.I.E.F. "Engenheiro Francisco Barros" - Rod. Transamazônica, KM 30 - Distrito de Campo Verde 

22/11 - Entrega: 14h30 / Oficinas: 14h50
Centro Infantil Criança Feliz - Av. fernando Guilhon, s/n - Final da rua - Bairro Jardim das Araras

23/11 - Entrega: 08h00 / Oficinas: 08h30 e 14h00
Centro Municipal de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho - Tv. Manoel Pereira de Sousa, S/N - Boa Esperança

24/11 - Entrega: 08h00 / Oficinas: 08h30
Centro Municipal de Educação Infantil "Dr. Everaldo Martins" - R. Alto Bonito, S/N

25/11 - Entrega: 08h10 / Oficinas: 08h30 e 13h00
E.M.E.I.E.F. "Presidente Castelo Branco" - Passagem Claudio Couto, S/N - São José
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp