29/04/2021 às 15h12min - Atualizada em 30/04/2021 às 13h20min

Venda nos supermercados tem sofrido alta no Brasil

Por que tem tido alta nos supermercados?

SALA DA NOTÍCIA Victor Augusto de Alencar
Não é com surpresa que os economistas têm constatado que a venda nos supermercados teve alta no Brasil nos últimos tempos. Basta constatar os dados para compreender esse movimento: em janeiro, o segmento aumentou o faturamento em 12%. Já em fevereiro, a subida foi de 5,18%. Ou seja: o crescimento tem sido significativo, acima da inflação e constante.
Mas o que explica o fato de que a venda nos supermercados tem tido alta no Brasil? Quais são os fatores que estão ligados a esse movimento de alta no faturamento dos supermercados? Será que existe um único fator ou existem vários? Como posicionar o seu mercado de maneira a usufruir dessa subida de demanda e conseguir aumentar sua lucratividade nesse período de bonança no segmento?
Se você quer entender por que a venda nos supermercados tem tido alta no Brasil, siga a leitura do artigo para saber mais!

Por que a venda nos supermercados tem sofrido alta no Brasil?

Existem vários motivos que justificam esse aumento significativo de venda nos supermercados brasileiros. A seguir, descreveremos os principais em detalhe para que você possa entender melhor o cenário econômico atual.
A começar, claro, pela pandemia do novo coronavírus. Afinal de contas, a pandemia tem afetado todos os mercados e segmentos de maneiras diferentes, alguns perdendo vendas e outros ganhando.
Os supermercados se destacam nesse caso porque as pessoas estão mais tempo em casa, em distanciamento social, e isso traz algumas mudanças de hábitos significativas.
A começar pelo fato de que as pessoas estão cozinhando mais, já que boa parte delas está fazendo home office e não pode almoçar em um restaurante. Além disso, idas a restaurantes estão parcialmente suspensas, o que faz com que seja necessário cozinhar mais e, para isso, ter mais alimentos em casa.
Para completar, muitas pessoas passam por crises de ansiedade em casa nessa pandemia, o que as levam a comer um pouco mais do que o normal. Essa reação tem acontecido com mais frequência em muitas casas, o que aumenta a necessidade de alimentos.
Outro motivo que tem aumentado o faturamento dos supermercados é a inflação. Isso mesmo: a inflação faz com que os mercados faturem mais, mesmo vendendo a mesma quantidade de itens. No entanto, como eles estão vendendo ainda mais, o valor é potencializado.
Nos últimos 12 meses, a inflação ficou em 5,30%. Muito disso acontece por causa do dólar (já que grande parte dos itens vendidos nos supermercados contam com materiais importados em sua composição, como o trigo, por exemplo).
Por fim, o auxílio emergencial foi um elemento que ajudou a ampliar bastante o resultado de vendas nos supermercados nos últimos meses. Isso porque o auxílio foi praticamente todo direcionado para compras básicas de comida ou pagamento de contas do dia a dia das pessoas.
Assim, essa demanda extra foi transformada em faturamento para os mercados e para as empresas que produzem bens de primeira necessidade.

Como aproveitar esse momento para lucrar mais?

Se você tem um supermercado e não tem notado esse aumento de faturamento, então precisa se adaptar para poder angariar mais clientes e conseguir aumentar a renda obtida.
Uma dica é ter melhores equipamentos de divulgação tanto dentro quanto fora do seu mercado. Investir em produtos de qualidade, como os da Visual Super, ajuda a fazer melhores cartazes para o seu mercado.
Outra dica interessante é criar uma lista de comunicação no WhatsApp com os moradores do bairro. Dessa forma, é possível mandar para eles mensagens com os produtos em promoção, eventos especiais e os preços de certos itens. Isso, certamente, atrairá os moradores para seu mercado.
Por fim, vale a pena pensar em começar a trabalhar com um sistema de delivery, incluindo o de aplicativos como o Rappi ou iFood. Esses aplicativos são usados por milhões de pessoas no dia a dia, inclusive para pedidos em supermercados e farmácias.
Por isso, é vantajoso para o mercado estar nesses aplicativos para receber mais pedidos, inclusive de quem mora na mesma cidade, mas não no mesmo bairro. Ou seja: pessoas que não seriam clientes normalmente. Ao aumentar a possibilidade de clientes, é claro que o faturamento deverá aumentar, ainda que um pouquinho.
A melhor parte é que os aplicativos costumam cuidar de todas as ações necessárias para a venda acontecer, já que  eles têm toda a estrutura básica para isso e os entregadores para levar os produtos aos clientes.
Agora que você já entende por que a venda nos supermercados tem tido alta no Brasil, é hora de colocar esse conhecimento em prática e aumentar a lucratividade do seu estabelecimento também. Use os elementos mencionados no conteúdo para tentar atrair mais pessoas para o seu mercado e aumentar o seu faturamento, sempre lembrando de ser aberto e honesto com os seus clientes, facilitando a vida deles para fidelizá-los em longo prazo.
E aí, gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »