17/08/2020 às 12h57min - Atualizada em 17/08/2020 às 12h57min

Municípios de Santa Catarina contabilizam prejuízos após tornados

Mais de mil pessoas tiveram que deixar as duas casas

Por Marcos Antonio - Marcos Imprensa
Agencia Brasil .EBC
Pelo menos 27 municípios de Santa Catarina relataram prejuízos provocados por dois tornados que atingiram o Estado na última sexta-feira(14). A catástrofe deixou, até o momento, 16 feridos e 1 pessoa morreu. Ao todo, 1027 pessoas tiveram de deixar suas casas. Ao todo, 1027 pessoas tiveram de deixar suas casas. Dessas, 830 foram encaminhadas para abrigos e outras 197 estão com parentes ou amigos.

A cidade de Vargem Bonita, distante cerca de 320 quilômetros da capital Florianópolis, foi uma das mais afetadas. De acordo com a Defesa Civil catarinense, 80% dos telhados das residências sofreram algum tipo de dano por causa dos fortes ventos e granizo.

Para atender aos necessitados, o governo do Estado tem distribuído produtos de assistência humanitária, de acordo com a demanda dos próprios municípios. Entre os itens pedidos estão lona, colchões e cestas básicas. Um pedido de entrega de mais de 13 mil telhas está em andamento.

Além dos prejuízos físicos, o rastro de destruição deixado pelos dois tornados impactou também a economia. Empresas e indústrias da região foram destruídas, segundo boletim da Defesa Civil de Santa Catarina.

A situação mais complicada é em Tangará, a 272 quilômetros de Florianópolis. No município, 80% das indústrias foram atingidas. Algumas, de grande porte, tiveram as instalações destruídas. Uma preocupação a mais para o governo, que tenta garantir os postos de trabalho.

De acordo com o prefeito da cidade, Nadir Baú da Silva, os governos local e estadual estão pensando em alternativas para que as empresas retomem as produções e não demitam os funcionários.

O Estado ainda não está livre de novos eventos climáticos. Uma nota emitida pela Defesa Civil alerta para a instabilidade do tempo no decorrer desta semana, além de uma queda acentuada na temperatura. Já para esta terça-feira(18), existe a previsão de novos temporais em Santa Catarina.

Segundo o boletim, a quarta-feira(19) pode ser marcada por bastante nebulosidade e chuvas, por isso, não está descartada a ocorrência de alagamentos e deslizamentos pontuais. Quinta(20) e sexta-feira(21) podem registrar quedas bruscas de temperaturas, chegando a valores negativos na região serrana, por exemplo, e pela possibilidade de nevar em algumas regiões do Estado. 

Edição: Sâmia Mendes
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »