01/12/2022 às 10h45min - Atualizada em 03/12/2022 às 00h03min

Rede de Núcleos, do IEE, entra no clima da Copa do Mundo, com ações para crianças e jovens

O principal tema nas aulas e eventos dos 22 núcleos, em São Paulo, Pernambuco e Rio de Janeiro, está sendo o Mundial do Catar, com curiosidades sobre o torneio e cultura dos países, palpites sobre os resultados dos jogos e Quiz, entre outras atividades

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho

O clima é de Copa do Mundo e o Projeto Rede de Núcleos, do Instituto Esporte & Educação (IEE), não poderia ficar de fora. Ao longo do Mundial do Catarprofessores dos 22 núcleos localizados nos estados de São Paulo, Pernambuco e Rio de Janeiro estão desenvolvendo atividades voltadas para a Copa, em unidades didáticas, eventos e estratégias durante as aulas. Sempre com conteúdos relacionados ao torneio. São ações como Quiz, curiosidades, históricos das seleções, entre muitas outras.

O Projeto Rede de Núcleos do IEE – criado e presidido pela medalhista olímpica Ana Moser - leva alegria, integração, prática de esporte e atividade física, além de ações sócioeducativas, a diferentes comunidades do Brasil, atendendo a crianças e jovens pelo País.

Vários temas estão sendo abordados, como curiosidades sobre a Copa, cultura e histórico dos países participantes, jogos de futebol, sistemas de jogo e mulheres na arbitragem. Além disso, os alunos estão interagindo pelas redes sociais com palpites sobre os resultados dos jogos, Quiz, opiniões sobre as jogadas e jogadores escalados. E as crianças de 4 a 8 anos vêm aprendendo sobre as bandeiras dos países e alguns símbolos da Copa do Mundo.

"Durante os meses de novembro e dezembro, o principal tema nas aulas e eventos dos núcleos está sendo a Copa do Mundo do Catar. Os professores estão engajando as crianças e jovens em diferentes atividades, com notícias atuais sobre a Copa, os jogadores, curiosidades, enfim, trazendo o universo do futebol e do Catar para o dia a dia deles", destaca a presidente do IEE, Ana Moser.

No Núcleo Princesa Isabel, destaque para a atividade Alemanha x Boliche, com informações sobre a bandeira alemã e vivência com o boliche. Já no núcleo Osasco, as brincadeiras são com jogos educacionais inspirados no futebol, no clima da Copa do Mundo. No Núcleo Capistrano, a turminha do futebol vem agitando as aulas com uma sequência didática sobre o Mundial.
Nos núcleos do Rio de Janeiro os alunos estão focados em estudar sobre os países do "Grupo G" e os alunos de Pernambuco estão interagindo com Pindamonhangaba e São Luis nas discussões sobre a Copa do Mundo. Além disso alguns núcleos confeccionaram as bandeiras dos países, pesquisando e ampliando o universo cultural. O núcleo Cabo de Santo Agostinho fez "Você sabia" sobre curiosidades da Copa. E no Núcleo Cajamar, atividade de velocidade de reação da turma do futebol.

O Projeto Rede de Núcleos - Estruturado a partir de parcerias locais e institucionais, o Rede de Núcleos é considerado referência na comunidade ao redor. Com o Projeto, o IEE atende atualmente a cerca de 6 mil crianças e jovens em 22 núcleos na Capital Paulista, na região metropolitana de São Paulo (Osasco, Carapicuíba, Cajamar e Embu) e no Interior do Estado (Pindamonhangaba e São Sebastião), Rio de Janeiro e Pernambuco. Os alunos têm programação semanal de atividades esportivas, festivais e competições, projetos culturais e comunitários, levando os conteúdos desenvolvidos, aproximando os núcleos e os professores das comunidades atendidas, promovendo a prática esportiva, com muito movimento, união, educação e alegria.

O Projeto Rede de Núcleos conta com os seguintes Parceiros: Banco BV, Instituto Votorantim, Itaú, Novelis, Mercado Livre, Achè, Grupo ULTRA, Instituto CCR, Verde Asset Management, ROCHE, Bank Of America, Comgas, TRW, Pernambucanas, Movida, Carrefour, DEXCO, Pfizer, Eternit, Accumed, Polimix, Zurich, Grupo Lavoro, TrackAndField, PerfettiVanMelle, BRFértil, Too Seguros, MZ Consultoria e DPaschoal, via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério da Cidadania / Governo Federal, e a ROCHE.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 55 mil professores e educadores em todo o Brasil.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp