02/12/2022 às 17h16min - Atualizada em 03/12/2022 às 00h04min

Manter bons hábitos e diferenciar alguns sintomas evitam complicações com a saúde durante as comemorações de fim de ano

Consumo exagerado de álcool e comidas gordurosas prejudicam o funcionamento dos órgãos, o que pode evoluir para doenças graves

SALA DA NOTÍCIA Way Comunicações

Divulgação
O mês de dezembro é marcado pelas confraternizações para comemorar o fim de mais um ano, época que tem uma combinação entre comidas mais pesadas e gordurosas e muita bebida alcoólica. Para que sejam momentos especiais e que fiquem somente as boas lembranças, é fundamental evitar os exageros. A saúde da população, principalmente nos últimos anos, está bastante fragilizada e vale alguns alertas para evitar transtornos durante e pós-festas.

Por isso, alguns esclarecimentos são importantes. De acordo com a cirurgiã vascular e membro da Comissão de Varizes da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional São Paulo (SBACV-SP), Dra. Camila Baumann Beteli, além dos efeitos já conhecidos do álcool, como as alterações cerebrais, hepáticas e irritação do estômago, o consumo exagerado é capaz também de afetar a saúde vascular por meio do comprometimento de outros órgãos. Nos rins, o álcool aumenta a diurese, que pode levar a uma desidratação e desregulação da concentração dos sais no sangue e provocar o aumento da pressão arterial. No coração, existe o risco do órgão sofrer uma transformação na sua contração e ocasionar uma arritmia e causar um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O sistema imunológico também pode ser atingido, deixando o indivíduo mais propenso a desenvolver infecções.

Alimentos ricos em açúcar e em gorduras também comprometem a saúde vascular, predispondo o paciente ao acúmulo de placas de gordura na circulação arterial, condição conhecida como aterosclerose. Esta situação, ao longo do tempo, aumenta o risco de desenvolver complicações como o infarto e processos inflamatórios que evoluem para determinadas doenças, algumas podem levar a amputações.  Vale ficar atento a todos os sinais capazes de indicar situações leves e crônicas, que vão depender da intensidade e de outros sintomas associados. Um inchaço na perna, ao final do dia, acompanhado de uma sensação de peso e cansaço, normalmente ocorre em pessoas com varizes, e tende a melhorar ao colocar as pernas para cima. Contudo, uma dor mais forte, inchaço e um edema, que não melhoram, apontam um quadro mais grave, que pode ser uma trombose venosa.

Outra circunstância a ser observada é a dor abdominal, que pode assinalar várias causas, desde gases ou intoxicação alimentar, até um aneurisma de aorta próximo de se romper. A diferença está na intensidade da dor e de outras manifestações que aparecem ao mesmo tempo. “O checkup vascular é fundamental no cuidado da saúde, pois previne doenças graves e fatais que às vezes não produz nenhum sintoma, como hipertensão, diabetes, aterosclerose, infarto, AVC e aneurismas. Estas são identificadas em exames simples e pouco invasivos, como o próprio exame físico, exames de sangue e exames de doppler (ultrassom da circulação)”, orienta a Dra. Camila.

A recomendação é controlar a alimentação, preferir comidas leves e menos gordurosas, consumir mais frutas, verduras e legumes; não exagerar no consumo de álcool e ingerir bastante água e sucos naturais; manter o bom funcionamento da circulação com atividade física realizada pelo menos três vezes na semana. Exercícios que tonificam a musculatura das pernas, como caminhadas, musculação e funcional, contribuem para a saúde.

Além disso, com algumas incertezas em relação à Covid-19 e o surgimento de novas variantes, o ideal é evitar grandes aglomerações e, se possível, passar as datas comemorativas com as pessoas mais próximas. “Prevenir é sempre importante. Fazer uso das medidas já conhecidas por todos, como lavar as mãos com frequência e usar máscaras, especialmente se a pessoa fizer parte de uma população de risco”, alerta a médica.

“Todas estas recomendações são muito importantes, mas o ideal é que elas sejam seguidas não apenas no fim do ano, para que possamos aproveitar uma vida saudável e com baixo risco de doenças cardiovasculares, que são as principais causas de morte no mundo ocidental. Uma outra dica é que todos aqueles que tenham sintomas e histórico familiar de doenças vasculares que procurem um médico angiologista para fazer um check-up vascular, para que o diagnóstico e o tratamento possam ser feitos precocemente”, orienta o presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, Dr. Fabio H. Rossi.

A SBACV-SP tem como missão levar informação de qualidade sobre saúde vascular para toda a população. Para outras informações acesse o site e siga as redes sociais da Sociedade (Facebook e Instagram).
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp