01/12/2022 às 11h12min - Atualizada em 05/12/2022 às 00h04min

Itabirito teve dia de alegria e prestação de serviços gratuitos na Praça da Cidadania

Coca-Cola FEMSA Brasil realizou na cidade mais uma edição do evento, com serviços sociais e muita diversão; cerca de 4,3 mil atendimentos foram feitos por 199 voluntários

SALA DA NOTÍCIA Interface Comunicação

No sábado, dia 26, os moradores de Itabirito prestigiaram a tradicional Praça da Cidadania, promovida pela Coca-Cola FEMSA Brasil em parceria com a prefeitura do município e entidades locais. Quem foi à Praça da Estação, no Centro da cidade, curtiu um dia repleto de ações sociais, educacionais, ambientais, de saúde e com muita alegria e diversão para crianças e adultos. Durante o evento, 199 voluntários fizeram cerca de 4,3 mil atendimentos ao público. Todos gratuitamente. 
 
O prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira, esteve presente, acompanhado da primeira dama, Daniela Gurgel, e dos gestores municipais de Saúde e Assistência Social. Ele destacou a relevância da ação para a população e agradeceu por todos os projetos desenvolvidos pela empresa na região. “Somos gratos pela Coca-Cola FEMSA Brasil acreditar nas pessoas e potencialidade de Itabirito, dando dignidade humana e contribuindo com o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou. 
 
A gerente de Recursos Humanos da Coca-Cola FEMSA Brasil em Minas Gerais, Lílian Machado Duffles Teixeira, falou em nome da empresa. “Muito obrigado ao público e a todos os parceiros e voluntários presentes nesta quarta edição da Praça da Cidadania que promovemos em Itabirito. Temos muito orgulho de estar aqui com vocês”, declarou. 
 
Ações para todos
Saúde e bem-estar foram alguns dos destaques da Praça da Cidadania, com atendimentos variados e vacinação contra Covid-19 e meningite C. “Estou me sentindo nova depois dessa massagem deliciosa”, disse Marluce Dias, 60 anos, que passou por uma sessão de Quick Massagem oferecida pela Faculdade Alis de Itabirito, que também disponibilizou atendimento jurídico, acolhimento psicológico, orientação à saúde da mulher e fisioterapia. 
 
A Adesiap (Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes e Alto Paraopeba) prestou consultoria e serviços aos empreendedores locais. Fernando Paranhos, 43anos, foi um dos que aproveitaram a oportunidade para fazer ajustes cadastrais de sua empresa. “Adiantou bastante minha vida, pois eu estava com dificuldades para mudar a razão social pela internet e aqui foi rapidinho”, explicou. No espaço da CDL Itabirito, foi possível fazer consultas gratuitas ao SPC/Serasa. No estande do SAAE foram oferecidos serviços de recadastramento e atualização de dados cadastrais. 
 
Muitos foram ao evento para se inscrever no programa Coletivo Jovem, do Instituto Coca-Cola, que visa capacitar, gratuitamente, jovens de 16 a 25 anos, e oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional. Pessoas de qualquer idade, como Márcia Pereira, 52 anos, também puderam se informar sobre oportunidades de trabalho na empresa. “Foram muito atenciosos comigo. Vi que é bem tranquilo manter contato com a empresa, pois as portas estão abertas para a população”, afirmou.
 
A responsabilidade ambiental foi um dos focos do evento. Fernando Benício, diretor-presidente da Associação Ambiental e Cultural Zeladoria do Planeta distribuiu mudas de árvores do Cerrado e Mata Atlântica, pedindo em troca apenas uma garrafa PET vazia. “A sociedade evolui quando oferecemos algo de bom para as pessoas, como dar a elas a oportunidade de plantar uma muda ou de aprender a fazer o descarte correto dos resíduos que geram”, pontuou. A sociedade protetora dos animais Vidanimal marcou presença com um espaço para adoção de animais e informações em prol do bem-estar animal e guarda responsável. 
 
A criançada aproveitou também
O que não faltou foi diversão para a garotada. O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) fez uma demonstração de robôs movidos por controle remoto, o que fez a alegria da criançada. A Guarda Municipal de Itabirito arrancou risadas do público infantil com um Teatro de Fantoches sobre temas como cidadania, respeito às leis e prática de hábitos saudáveis. 
 
João Lucas Cardoso, de 9 anos, ganhou um boné novinho por ter vencido um desafio promovido pela organização do evento. “Perguntaram no microfone onde nasce o rio das Velhas e eu corri pra responder, pois sei que é em Ouro Preto”, contou. O Grupo Escoteiro Cata Branca de Itabirito montou um estande para mostrar seu trabalho e fazer pintura no rosto dos pequenos. A escoteira Marcela, 17 anos, chamou a atenção de todos, admirados com seu belo uniforme e sua postura de “sempre alerta”. “Viemos para incentivar as crianças a participar de nosso grupo e poderem se tornar cidadãos mais bem preparados para fazer do mundo um lugar melhor”, disse. 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp