30/11/2022 às 15h39min - Atualizada em 05/12/2022 às 00h07min

Temperatura e umidade elevadas são ideais para alta incidência de vermes em equinos. Criadores precisam ter cuidado com resistência dos medicamentos

Primavera chegou e traz consigo aumento da temperatura e da umidade, condições perfeitas para os parasitas, o que exige atenção especial criadores de equinos.

SALA DA NOTÍCIA Isadora Fabris

“Chuva e calor tornam o pasto o ambiente ideal para a proliferação de parasitas nos animais. No caso dos equinos, a incidência de vermes gastrointestinais aumenta muito nessa época do ano. Sem um eficaz manejo sanitário, eles podem enfrentar desde pequeno desconforto abdominal a episódios fulminantes de cólicas e até óbito”, alerta Karoline Rodrigues, Gerente de Desenvolvimento de Novos Produtos da Vetnil.

O Brasil conta com mais de 5,7 milhões de equinos. Acrescentando os muares, o total supera 6,3 milhões de animais. Há presença importante em todas as regiões do país, o que aumenta o risco de verminoses. “Os equinos desempenham várias atividades, seja de lida, esporte e lazer. Assim como têm funções variadas, estão espalhados em propriedades com diferentes tipos de estrutura. O risco de verminoses é proporcionalmente maior nos haras e fazendas que manejam os cavalos soltos no pasto. Nestes, a atenção tem de ser total”, explica a especialista da Vetnil.

Karoline Rodrigues destaca que o cuidado dos criadores deve estar concentrado nos potros lactantes, mais suscetíveis à contaminação por parasitas gastrointestinais, pois seu organismo não está preparado para se defender. “Os vermes ficam no ambiente por até um ano. Dessa forma, se aproveitam da baixa defesa dos potros recém-nascidos e se instalam com facilidade. Nessa fase, a vermifugação tem de ser intensiva”.

Os potros desmamados que receberam anti-helmínticos mais cedo normalmente têm carga baixa de vermes. Aqueles não tratados nas primeiras semanas de vida precisam de cuidados. “A observação criteriosa é uma importante ferramenta de controle dos parasitas internos. O monitoramento com testes de contagem de OPG (ovos por grama) é indicada para conhecer a extensão da infestação e dos tipos de vermes na propriedade. Com essas informações, os criadores conseguem elaborar programas de vermifugação bem estruturados”, indica a Gerente de Desenvolvimento de Novos Produtos da Vetnil.

Os testes de OPG também são recomendados por Karoline Rodrigues para os animais adultos, além da vermifugação. “É preciso estar atento a uma série de fatores, como queda de peso, diarreia, menor rendimento nas práticas esportivas, inflamação da mucosa, obstruções das válvulas gástricas ou intestinais e as terríveis cólicas. Os prejuízos podem ser grandes, inclusive com risco de morte. Não se pode menosprezar as verminoses no plantel”.

Porém, assinala a especialista da Vetnil, não basta vermifugar. É importante ter conhecimento das classes de medicamentos disponíveis no mercado. “Tecnologia e inovação são fatores decisivos na escolha dos vermífugos para os cavalos de todas as idades”, diz, destacando que “nunca a resistência aos vermífugos atingiu níveis tão elevados”.

Ela relata que a combinação dos princípios ativos doramectina e praziquantel representam a mais nova opção de controle dos vermes dos equinos. “Trata-se de uma associação moderna e que apresenta excelentes resultados. Juntos, os dois ativos tratam com eficácia tanto vermes redondos quanto chatos. Essa solução combinada é ideal para tratamento de equídeos a campo, pois garante a correta absorção, promovendo o efeito anti-helmíntico esperado. Além disso, é segura e de prática administração”, informa Karoline.

Sobre a Vetnil
A Vetnil é uma empresa brasileira idealizada pelo médico veterinário Dr. João Carlos Ribeiro, em 1994, na cidade de Louveira (SP). Nasceu com a intenção de desenvolver produtos nacionais de qualidade a preços acessíveis para o mercado de saúde animal. Hoje é uma das líderes em medicamentos e suplementos para equinos no Brasil, com um portfólio sólido e reconhecido entre os profissionais do setor. Está presente em diversos países da América Latina, em especial, Chile, Colômbia e Peru, e também em países como Eslovênia, Angola e Emirados Árabes Unidos. Em 2020 recebeu o prêmio Melhores Empresas para Trabalhar GPTW Brasil no ranking Indústria.
Para mais informações, siga o perfil no Instagram @vetnilequinosoficial ou acesse o site: https://vetnil.com.br/ 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp