30/11/2022 às 14h26min - Atualizada em 05/12/2022 às 00h07min

Situações de estresse comprometem a produtividade de peixes e camarões. "É necessário ter precisão na nutrição para superar o problema", afirma especialista da Phibro

SALA DA NOTÍCIA Viviane Righetti Passerini

A garantia de uma produção de peixes de cultivo e de camarões em alta escala e livre de estresse é difícil de ser alcançada, porém com os métodos corretos, incluindo atenção especial ao manejo nutricional e sanitário, é possível chegar lá. "É essencial entender quais fatores interferem no sistema de produção e assim buscar a solução mais eficaz", explica zootecnista Daniel Fuziki, gerente de negócios de aquicultura da Phibro Saúde Animal no Brasil. 

A piscicultura é uma atividade em expansão no Brasil. Em 2021, a produção se aproximou de 850 mil toneladas. Neste ano, a expectativa é de novo crescimento. No campo externo, o desempenho é positivo: nos primeiros nove meses do ano, o valor da exportação cresceu 49%, com receita de US$ 19 milhões. Foram embarcadas 6,7 5 mil toneladas, segundo dados da Embrapa Pesca e Aquicultura. Já a carcinicultura mantém o ritmo de retomada. A produção de camarões atingiu 120 mil toneladas em 2021 e deve crescer para 150 mil t este ano. 

"A produtividade está aumentando, mas o aquicultor ainda tem entraves a ser combatidos. Estresse dos animais é um deles. Trata-se de um processo decorrente de diversas situações, como oscilação brusca de temperatura, baixo oxigênio dissolvido, disputa por alimentos e parasitos, entre outros. Todos esses fatores geram prejuízos, como aumento da mortalidade, perda de desempenho zootécnico e menor ganho de biomassa", afirma Daniel Fuziki. 

Apesar das diversas variáveis para encontrar a causa do estresse, ter manejo adequado e boa nutrição representam um ótimo começo. "A nutrição de precisão é o caminho e o futuro da aquicultura de sucesso, pois, com isso, olhamos de forma dinâmica para saúde e performance do lote de acordo com a sazonalidade e os desafios enfrentados. É oferecer o que os peixes e os camarões precisam para entregar o melhor resultado, sem desperdício e com maior eficiência", comenta o especialista da Phibro. 

"Os aditivos nutricionais oferecem importante contribuição para o aumento do desempenho produtivo. Para isso, é sempre importante entender a necessidade específica da produção, sabendo que há exigências específicas em cada fase de vida dos peixes e camarões, sazonalidade e desafios, seja de manejo, enfermidades ou ambiental." 

Para auxiliar os aquicultores a vencer essas adversidades da produção de peixes de cultivo e de camarões, a Phibro Saúde Animal desenvolveu PAQ-Gro. Trata-se de um produto capaz de reduzir os impactos do estresse, com comprovação a campo em nível global e por meio de inúmeros trabalhos de pesquisa científica publicados. 

PAQ-Gro é um premix único composto por um blend de ingredientes selecionados capaz de superar os impactos do estresse durante o cultivo de peixes e camarões, promovendo melhor resposta do sistema de defesa do animal e melhor performance zootécnica. 

"Muitas vezes o lote cultivado poderia ter desempenho superior se estivesse melhor preparado e mais saudável para enfrentar os desafios. E 1% a mais de rendimento de filé, no caso de peixes de cultivo, ou 1 grama a mais no peso dos camarões representam uma boa receita adicional. Por isso, é preciso estar atento a esse gargalo. Comprovadamente, PAQ-Gro ajuda nesse processo", assinala o zootecnista. 

Sobre a Phibro Saúde Animal  

A Phibro Saúde Animal é uma das mais importantes indústrias veterinárias e de nutrição animal do mundo. Criada em 1916, nos Estados Unidos, está presente no Brasil há 25 anos, oferecendo produtos para suínos, aves, bovinos de corte e de leite, peixes e camarões, além de oferecer soluções para a produção de fontes energéticas renováveis. A empresa é uma das pioneiras no agronegócio a divulgar relatório completo de ações sobre responsabilidade ambiental, social e de governança (ESG, na sigla em inglês), dando transparência à sua atuação nesse campo em nível global. Para mais informações, acesse: www.pahc.com/brasil.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp