05/12/2022 às 12h36min - Atualizada em 06/12/2022 às 00h04min

Hospital Estadual de Formosa amplia medidas preventivas para evitar acidentes com escorpiões

Cuidados devem ser redobrados no verão, período de maior risco de aparecimento do animal

SALA DA NOTÍCIA ECCO Escritorio de Consultoria em Comunicação Ltda

Sthefane Silva
Para alertar e prevenir acidentes com animais peçonhentos, o Hospital Estadual de Formosa (HEF), unidade da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), ampliou medidas de recomendação e capacitação para identificação, manejo e controle nos ambientes que são propícios a essa ocorrência. O período do verão, entre os meses de dezembro a março, exige maior cuidado em relação aos acidentes com escorpiões, pois o clima úmido e quente é ideal para o aparecimento destes animais.

Entre os meses de agosto, setembro e outubro, o HEF registrou mais de 70 atendimentos para pacientes que sofreram acidentes relacionados à picada de escorpiões. Em observação ao aumento de casos, a equipe de Segurança no Trabalho do hospital desenvolveu mais medidas de cuidados para prevenção com o objetivo de alertar a população e os colaboradores da unidade.

As principais medidas para evitar as ocorrências com escorpiões são: manter o ambiente limpo e organizado, evitar que lençóis e cobertas fiquem em contato com o chão, verificar calçados e roupas antes de usá-los e manter as lixeiras sempre fechadas. Também é recomendada a realização frequente da higiene e limpeza dos ambientes, uma vez que o lixo e os entulhos podem servir de abrigo e esconderijo para muitos destes animais. Essas orientações podem ajudar a diminuir o número de acidentes e, consequentemente, o índice de mortes em decorrência dessa causa.

"O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) repassa aos colaboradores as medidas preventivas sobre os animais peçonhentos, como os escorpiões. Isso é comunicado, de forma presencial, para cada setor através do Diálogo Diário de Segurança (DDS), que alerta sobre os riscos de acidente no ambiente de trabalho e as devidas prevenções necessárias", explica Thaimara Santos, técnica de segurança no trabalho do HEF.

Essas medidas de orientação e cuidado também são repassadas em grupos de comunicação externos, por meio do aplicativo de mensagem, que fornecem informações de saúde à população da cidade de Formosa, interior do estado de Goiás. Também são enviadas orientações em grupos internos direcionados aos colaboradores da unidade hospitalar.

Para receber fazer parte deste grupo e passar a receber informações como essa e outras notícias, basta acessar pelo link https://chat.whatsapp.com/KIwfGVwmqTtHhpPlsrRuXp.

Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual de Formosa
Sthefane Silva/Imed

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp