30/11/2022 às 14h13min - Atualizada em 07/12/2022 às 00h02min

Segurança do trabalho no agro: maratona de inovação recebe projetos

SALA DA NOTÍCIA Viviane Righetti Passerini

O desafio do HackatAgro – movimento que valoriza a digitalização do agronegócio brasileiro – sobre segurança do trabalho no agro, realizado entre 25 e 27 de novembro, terminou com a apresentação dos projetos elaborados por grupos de três a cinco estudantes, empreendedores, startups e interessados no tema. As soluções foram preparadas com o apoio de 30 mentores. A divulgação dos vencedores será em 08 de dezembro.

"Esta edição foi história, com 238 inscritos. Durante o hackathon, eles se dividiram em 36 grupos, com o desenvolvimento de soluções inovadoras em benefício da evolução do agronegócio. Agora, os projetos estão sendo avaliados por especialistas, que escolherão as três melhores iniciativas. Temos grande expectativa para o resultado, pois as ideias são muito boas", diz Alberto Meneghetti, CEO da Neodigital, realizadora do HackatAgro.

Os participantes são de 12 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. O evento foi virtual, mas tanto no RS quanto em SP houve possibilidade de participação presencial (Instituto Caldeira, em Porto Alegre, e unidade Tito do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/Senac, em São Paulo). 

"Oferecemos uma programação intensa de debates e webinars para os participantes, oferecendo conteúdo relevante, muita informação e apoio de mentores especialistas no tema do desafio. Esses conteúdos foram fundamentais para os grupos elaborarem soluções consistentes e que possam, realmente, fazer diferença no mercado", afirma Donário Lopes de Almeida, idealizador do HacktAgro.

"O tema desta edição foi escolhido por sua relevância. Afinal, o agro enfrenta riscos ocupacionais diários, tendo em vista o uso de insumos, máquinas e equipamentos de proteção e até o contato com animais. Esperamos que as soluções apresentadas pelos empreendedores revelem como a tecnologia pode auxiliar a segurança do trabalho no agro, considerando boas práticas e o conceito de ESG, que engloba as responsabilidades ambiental, social e de governança", complementa Donário.

Patrocinado por Banrisul, o hackathon teve apoio de outras grandes marcas: Syngenta, SLC Agrícola e Cotrijal. O anúncio dos três melhores projetos será em 08 de dezembro, às 18h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal oficial do HackatAgro no Youtube: www.youtube.com/HackatAgro. Até lá, os interessados podem acompanhar as novidades no site www.hackatagro.com.

Sobre o HackatAgro

Desde o seu surgimento, em 2019, o HackatAgro contou com a parceria de importantes empresas, como Banrisul, Claro, BASF, New Holland, YARA, SLC Agricola, Amaggi, Unifértil, Husqvarna e várias entidades envolvidas no ecossistema da inovação. Neste período foram realizadas sete competições, mais de 350 horas de maratonas e houve mais de 1.500 empreendedores competindo. "O HackatAgro é muito mais que um hackathon. É geração de informação e de conteúdo inovador", salienta Alberto Meneghetti.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp