06/12/2022 às 11h49min - Atualizada em 07/12/2022 às 00h03min

Panetone mais caro, Papai Noel mais magro

A retração média apresentada entre agosto e outubro foi de 27%, em comparação com o mesmo período do ano passado

SALA DA NOTÍCIA Gabriel Vieira de Godois

Estudo realizado pela Scanntech revela que a alta no preço do panetone está afugentando os consumidores. O produto foi comercializado a um preço médio 23% mais caro, entre agosto e outubro, em relação aos valores praticados no mesmo período de 2021. A alta provocou retração nas vendas de quase 30%, em média, com maior queda registrada em setembro (-33%), ou seja, muito superior à redução média das vendas totais considerando a totalidade das cestas de consumo que retraiu 3% no mesmo período.  

Nas três primeiras semanas de novembro, já se observa um aumento de preços de 18% e uma  redução de 16% em unidades vendidas. 
 

A alta apresentada foi bem acima da inflação, que ficou em 6,47% no acumulado de 12 meses, até outubro, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Por se tratar de um produto sazonal, o período de maior crescimento das vendas se dá no mês de dezembro. Em 2021, as vendas cresceram mais de 1000% no mês do Natal, em comparação com a média do ano.  

As vendas se intensificam já na primeira semana de novembro e seguem em alta até o começo de janeiro. Com maior demanda, os preços sobem: em 2021, o panetone teve uma variação de 43%, em dezembro, em relação ao valor médio praticado de janeiro a novembro. 

Clique AQUI para acessar a análise completa do estudo. 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp