09/12/2022 às 16h08min - Atualizada em 10/12/2022 às 00h02min

'Cinturão Verde' na região de Mogi das Cruzes recebe equipamento para produzir bioinsumos

Reator foi sorteado pela APAER durante Seminário de Extensão Rural e vai permitir avanço de práticas sustentáveis na região de Mogi das Cruzes

SALA DA NOTÍCIA Redação
https://www.apaer.org.br/

Divulgação

A Associação Paulista de Extensão Rural (APAER) entregou para a Rede de Extensão rural do Alto Tietê, que reúne diferentes entidades, em Mogi das Cruzes, na grande São Paulo, um reator para produzir bioinsumos, que será usado por pequenos agricultores que produzem alimentos no Cinturão Verde. O equipamento foi sorteado durante o Seminário de Extensão Rural, realizado pela APAER, em outubro, e foi doado pela empresa Agrobiológica Sustentável, patrocinadora do evento.  

Três redes de cooperação que atuam com experiências de extensão rural de base agroecológica participaram do sorteio. Além da vencedora, também concorreram os assentamentos da região de Iperó, atendidos por extensionistas do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), e  Cooperativas do Vale do Ribeira, atendidas por extensionistas da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e entidades parceiras. 

"A Rede de Extensão Rural do Alto Tietê vai atuar na orientação para que a utilização dos bioinsumos seja feita de forma correta e eficiente", comenta Eduardo Zahn, presidente da APAER. 

O 'Cinturão Verde', área formada pela região metropolitana de São Paulo, inclui 39 municípios e foi declarada Reserva da Biosfera. A área total é composta por 805,3 mil hectares, segundo dados do Instituto Florestal, e tem papel importante na segurança alimentar da população, já que produz grande parte dos alimentos que chegam à mesa de quem vive nesta região. 

O uso do insumo biológico no manejo, bastante difundido nas grandes culturas, como soja e milho, ajuda a reduzir custos com agrotóxicos, além de tornar o alimento mais saudável.  

"A adoção de manejo sustentável nesta região do Estado que concentra milhões de habitantes, com uso de insumos biológicos, é parte de uma nova agricultura, fundamental para gerar alimentos mais nutritivos e que são produzidos em harmonia com a natureza", ressalto Zahn. 

O equipamento que será usado na região de Mogi das Cruzes tem capacidade de produzir insumos biológicos para até 40 hectares por vez. O tempo de preparo vai depender de cada tipo de produto natural. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp