07/12/2022 às 17h25min - Atualizada em 12/12/2022 às 00h01min

Road Show ABGD HUAWEI Solar supera a marca de 2 mil pessoas capacitadas com cursos gratuitos sobre energia solar

Realizado em uma carreta-escola itinerante, o projeto está em sua 2ª edição e passou, até o momento, por 23 cidades e 14 estados do Brasil

SALA DA NOTÍCIA Lucas Caldini

Divulgação/ABGD
A carreta-escola “Road Show ABGD HUAWEI Solar”, iniciativa da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) em parceria com a HUAWEI, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e apoio de outras empresas do mercado de energia solar, iniciou em junho de 2022 seu segundo giro pelo Brasil. Ao longo desses cinco meses, o projeto vem contribuindo para capacitar a população de diversas regiões do país com cursos gratuitos sobre energia solar. Nesta semana, o Road Show Solar alcançou a marca de 2 mil pessoas capacitadas durante a segunda edição do projeto, tendo percorrido mais de 11,7 mil quilômetros por 23 cidades e 14 estados brasileiros.

De acordo com Guilherme Chrispim, presidente da ABGD, "o Road Show tem como foco esclarecer a população a respeito dos benefícios que a energia solar oferece, além de qualificar ainda mais as pessoas que já atuam nesse segmento. A geração própria de energia, puxada pela fonte solar, tem crescido em uma velocidade muito grande e o mercado de trabalho nesse segmento vem crescendo na mesma proporção”, comenta Guilherme Chrispim, presidente da ABGD.

O “Road Show ABGD HUAWEI Solar” é um veículo totalmente adaptado, equipado com energia solar. Trata-se de um sistema de microgeração distribuída on-grid e off-grid real que possui estrutura de sala de aula, espaço para workshops e uma casa funcional alimentada por energia solar. São três os objetivos do projeto: conscientizar a população sobre a importância de usar fontes renováveis para a geração de energia; qualificar profissionais interessados na instalação de sistemas fotovoltaicos e levar conhecimento para regiões de difícil acesso.

Os cursos oferecidos são os de “Introdução aos Fundamentos e Dimensionamentos do Sistema Fotovoltaico”, destinado a todos que querem conhecer como funciona a geração de energia solar, e “Integração e Aprofundamento Técnico do Sistema Fotovoltaico”, direcionado a quem já atua no setor e busca se atualizar com o que há de mais novo em geração distribuída. A participação é gratuita, sendo solicitado apenas que cada participante doe 1 kg de alimento não perecível. Até o momento, as doações somam mais de 1 tonelada de alimentos.
De acordo com Humberto Cravo Neto, Vice-Presidente de Huawei Digital Power no Brasil, “a energia solar proporciona maior capacidade de geração, energia limpa, custos otimizados e eficiência. Ter essa solução disponível para ambientes residenciais, comerciais e industriais já não é mais uma tendência, é uma realidade”.

Durante a primeira edição do projeto, realizada de maio de 2021 a abril de 2022, a carreta passou por 20 Estados e pelo Distrito Federal, capacitando 2.833 pessoas. Desta vez, o veículo deve percorrer cerca de 21 mil quilômetros – cinco vezes a distância do Oiapoque ao Chuí –, passando novamente por 20 Estados e pelo Distrito Federal, e beneficiando mais de 4 mil pessoas. A segunda edição do projeto deve terminar em maio de 2023.

O “Road Show ABGD HUAWEI Solar” é um projeto da ABGD em parceria com a HUAWEI e conta com patrocínio da Insole, HDT Energy, Risen Solar Technology, Inox-Par Linha Solar, SSM Solar do Brasil e CorSolar, além de apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA/SP), do Senai São Paulo e da ABGD News.

Sobre a ABGD
A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), maior associação brasileira do setor de energias renováveis, conta com mais de 1.000 empresas associadas, entre provedores de soluções, EPC's, integradores, distribuidores, fabricantes, empresas de diferentes portes e segmentos, além de profissionais e acadêmicos, que têm em comum a atuação direta ou indireta na geração distribuída. A ABGD é a associação da geração própria de energia do Brasil.
Fundada em 2015 para defender as demandas de empresas dedicadas à microgeração e minigeração de energia elétrica a partir de fontes limpas e renováveis, a ABGD representa seus associados junto aos órgãos governamentais, entidades de classe, órgãos reguladores e agentes do setor. Mais do que isso, trabalha para a difusão da GD para os diferentes setores da sociedade, incorporando os conceitos de sustentabilidade, retorno financeiro, eficiência energética e previsibilidade de gastos no que tange à geração e consumo de energia no local de consumo ou próximo.

SP4 Comunicação Corporativa – Agência de Comunicação da ABGD
Carlos Moura – (11) 98243-9332 – [email protected]
Heloisa Pereira – (11) 98582-6105 - [email protected]

Sobre a Huawei
A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das 100 marcas mais valiosas do mundo de acordo com a Forbes. A companhia tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação e é dedicada à inovação centrada no cliente. Com sólidas parcerias com a indústria local, está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação, e com a transformação digital, oferecendo soluções de nuvem e servidores de Huawei Cloud, em mais de 170 países e territórios. Com mais de 190 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. Nos últimos 10 anos, nossos investimentos em P&D ultrapassaram US$ 132,54 bilhões, o que coloca a Huawei como a 2ª empresa que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que nos tornamos um dos maiores detentores de patentes do globo. Até o final de 2021, tínhamos 110.000 patentes ativas em todo o mundo. Na nova era digital, a indústria de TIC exigirá ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Também em 2021, a Huawei foi classificada como a 8ª companhia mais inovadora do mundo, de acordo com o Boston Consulting Group. Há 24 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração, energia e nuvem. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo. Trabalhamos em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinamos mais de 36 mil talentos em todo o Brasil.

Para mais informações, visite a Huawei online ou siga-nos:
Facebook 
Twitter 
Instagram
LinkedIn 
YouTube


Contato de imprensa:
FSB Comunicação[email protected]
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp