09/12/2022 às 17h26min - Atualizada em 12/12/2022 às 00h02min

Sojicultores são premiados por alta produtividade

Concurso Top Soja da BASF incentiva os campeões a adotarem práticas inovadoras para o legado da agricultura brasileira

SALA DA NOTÍCIA Vitorya da Cruz Paulo
BASF

Divulgação
O concurso Top Soja, promovido pela BASF, já homenageia sojicultores brasileiros que são líderes de produção há seis safras, desde 2014/2015. O objetivo é incentivar os agricultores a adotarem práticas sustentáveis com rentabilidade para o alcance de altas produtividades. Na safra de 2021/22, a BASF concedeu a premiação a 25 agricultores de diferentes regiões do Brasil [confira a lista abaixo] por conta de seus resultados de destaque, com produtividades superiores à média nacional. 

Para eternizar e homenagear os agricultores participantes do Top Soja, a BASF inaugurou o novo Hall do Top Soja. O espaço virtual está hospedado na Fazenda BASF, plataforma de conteúdo para o agronegócio. “Queremos que o Legado dos agricultores fique eternizado neste espaço. Na safra 22/23, a BASF continuará ao lado dos agricultores para superar desafios e celebrar produtividades campeãs”, destaca o Gerente Sênior de Marketing Cultivo e Portfólio Soja, Vitor Bernardes. 

O lançamento do novo Hall e a entrega das homenagens aos sojicultores campeões ocorreu em São Paulo, na sede da BASF. Presente no evento, o vice-presidente da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF no Brasil, José Munhoz Felippe, destaca a responsabilidade que a agricultura mundial possui em alimentar a recente marca registrada de 8 bilhões de pessoas na Terra. “Na BASF, temos a ambição que a nossa agricultura prospere, sempre olhando para o equilíbrio entre a produtividade, a sustentabilidade e as demandas da sociedade”, frisa, parabenizando os agricultores campeões. 

E alcançar altos níveis de produtividade não é tarefa fácil, reforça o diretor de diretor de Marketing da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF, Eduardo Novaes, que menciona o importante trabalho colaborativo do campo. “O maior objetivo da BASF é ajudar a fortalecer o legado dos produtores rurais, porque é a continuidade deste legado que faz a agricultura brasileira continuar crescendo”, afirma. 

Essa ideia é compartilhada com o agricultor campeão Elton Zanella, de Campos de Júlio (MT), que alcançou a marca de 115,16 sacas por hectare, maior produtividade desta edição do concurso. Segundo ele, o trabalho que realiza em sua propriedade leva em conta o relato e as experiências de outros agricultores espalhados pelo Brasil: “sempre seguir o exemplo de quem tem sucesso. O produtor sempre busca ajudar o outro. Quando é positivo, vamos buscar informação, e quando é negativo, já espalhamos para todo mundo não ter problema”, diz. 

Também vencedor do concurso, o agricultor Karl Milla, de Baixa Grande do Ribeiro (PI), registrou 99,92 sacas colhidas por hectare. Um dos segredos deste sucesso, segundo o produtor, é o monitoramento constante de pragas e doenças. “O maior desafio é estar muito por dentro do que está acontecendo na lavoura para fazer o controle que precisa, no momento em que precisa, com os produtos relevantes”, afirma. Além disso, outro ponto-chave que Milla destaca é a paciência necessária. “A produtividade se constrói com o passar das gerações”, pontua. 

Para se inscrever no Top Soja
Qualquer sojicultor cliente BASF pode se inscrever no concurso Top Soja. Quem tiver interesse deve procurar o representante de vendas BASF de sua região. A participação é auditada com base nos resultados do Desafio de Máxima Produtividade do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB). O número de inscritos no concurso Top Soja tem aumentado ano após ano. Na última safra, foram contabilizados 150 agricultores inscritos, o que representa aumento de 25% em relação ao concurso anterior. 

Metodologia da premiação 
A avaliação do concurso é feita em 29 regionais e consagra agricultor e consultor em cada uma delas. Para ganhar, é preciso que ambos tenham alcançado a maior produtividade em sua região. 
O Top Soja registrou média de produtividade de 85,1 sacas por hectare na safra 21/22. O número foi equivalente a cerca de 30% a mais do que a média nacional, que foi de 50,5 sacas por hectare segundo a Conab.

Interessados em participar do concurso para safra 2022/23 poderão se inscrever até o dia 10 de abril de 2023.

Vencedores Safra 21/22 
•    Elton Zanella (MT) - Colheu 115,16 sc/ha
•    Rogério Pianezolla (GO) - Colheu 103,85 sc/ha
•    Roberto Vianna de Abreu (MT) – Colheu 93,75 sc/ha
•    Laércio Busato (MG) - Colheu 93,32 sc/ha
•    Karl Milla (PI) - Colheu 99,92 sc/ha
•    Rafaela Freitas (GO) - Colheu 87,77 sc/ha
•    Juliano Henrique Krames Lauxen – Colheu 103,62 sc/ha
•    Avelino Ricardo Menegaz (RS) – Colheu 91,72 sc/ha
•    João Aguinaldo Tomeleri (PR) - Colheu 94,32 sc/ha
•    Júlio Priori (GO) - Colheu 90,14 sc/ha
•    Theodoro Swart (SP) – Colheu 106,22 sc/ha
•    Agrícola 3 Lagoas (SP) -  Colheu 90,49 sc/ha
•    Arlindo Romitti (PR) – Colheu 83.62 sc/ha
•    Grupo Mantiqueira (MG) – Colheu 84,44 sc/ha
•    Laércio Dalla Vecchia (PR) - Colheu 96,1 sc/ha
•    Bertão e Azevedo Produção Agrícola (RO) - Colheu 77,79 sc/ha 
•    Domingos Mocelin (MT) - Colheu 83,22 sc/ha

Clique aqui, acesse a Fazenda BASF e conheça o Hall do Top Soja!


BASF na Agricultura. Juntos pelo seu Legado. 
Sobre a Divisão de Soluções para Agricultura da BASF
A agricultura é fundamental para fornecer alimentos saudáveis e acessíveis suficientes para uma população em rápido crescimento, ao mesmo tempo em que reduz os impactos ambientais. Ao trabalhar com parceiros e profissionais agrícolas enquanto integra critérios de sustentabilidade em todas as decisões de negócios, nós ajudamos os agricultores a criarem impactos positivos na agricultura sustentável. É por este motivo que investimos em uma sólida estrutura de R&D, combinando ideias inovadoras e ações práticas no campo. Nosso portfólio inclui sementes e traits especificamente selecionados, soluções químicas e biológicas de proteção de cultivos, soluções para o manejo do solo, saúde vegetal, controle de pragas e ferramentas digitais. Com equipes especializadas em laboratório, campo, escritório e produção, nos esforçamos para encontrar o equilíbrio certo para o sucesso – para agricultores, para a agricultura e para as futuras gerações. Em 2021, nossa divisão gerou vendas de €8.2 bilhões. Para mais informações, visite www.agriculture.basf.com ou qualquer um de nossos canais nas redes sociais.

Sobre a BASF
Na BASF criamos química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 111 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 6 segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Care e Soluções para Agricultura. A BASF registrou vendas de €78,6 bilhões em 2021. As ações da BASF são comercializadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.basf.com.
                      
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Roberta Silveira – (11) 9.4883-7723
Vitorya Paulo – (51) 9.9196-0701
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp