14/07/2021 às 14h20min - Atualizada em 15/07/2021 às 00h00min

Designers contemporâneos buscam soluções funcionais e sustentáveis

Cada vez mais designers contemporâneos priorizam boas ideias que ajudam a preservar o meio ambiente sem deixarem de ser funcionais

Marcos Antonio
https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/portobello/archtrends-portobello/noticia/2021/07/14/designers-contemporaneos-buscam-solucoes-funcionais-e-sustentaveis.ghtml


Cada vez mais designers contemporâneos priorizam boas ideias que ajudam a preservar o meio ambiente sem deixarem de ser funcionais A sustentabilidade é um quesito muito importante em projetos. Cada vez mais engenheiros, arquitetos e, principalmente, designers contemporâneos priorizam ideias que ajudam a preservar o meio ambiente sem deixarem de lado a funcionalidade.
> Revestimentos da Portobello convidam a experiências sensoriais
Nesse sentido, a Portobello reuniu alguns nomes importantes de designers contemporâneos para você conhecer. Nos tópicos a seguir, conheça a trajetória de profissionais que buscam soluções criativas para as obras que assinam.
Bjarke Ingels
Bjarke Ingels desenvolve projetos grandiosos em todo o mundo
Divulgação | Portobello
Entre os principais designers contemporâneos podemos destacar Bjarke Ingels. Nascido em Copenhague, na Dinamarca, ele estudou arquitetura na Royal Academy, em sua cidade natal, e na Escuela Técnica Superior de Arquitectura, em Barcelona.
> Caderno de Ensaios revela essência das coleções Portobello
Desde que fundou o escritório Bjarke Ingels Group (BIG), o designer realiza projetos grandiosos em todo o mundo, como o conjunto de apartamentos chamado The Mountain e o 8-House, na Dinamarca. As obras têm um visual futurista, bem diferente da arquitetura tradicional de Copenhague.
A sustentabilidade é marca registrada do profissional. Isso é facilmente percebido em suas criações. Nelas, inovações e tecnologias são utilizadas para ajudar na manutenção, garantindo um futuro melhor para as próximas gerações.
Conheça algumas de suas obras:
Campus do Google em North Bayshore;
Salão do Colégio Gammel Hellerup;
Museu Marítimo Dinamarquês;
Island Brygge Harbour Bath;
2 World Trade Center;
Mountain Dwellings;
Amager Bakke;
Lego House;
Europa City;
VM Houses;
Torres HFZ;
Superkilen;
8-House;
Ilha Zira.
Patricia Urquiola
Patricia Urquiola emprega uma grande variedade de materiais, cores e formas
kertellpeople
Patricia Urquiola está entre os arquitetos e designers contemporâneos icônicos. Apesar de ter nascido na cidade de Oviedo, na Espanha, ela é radicada na Itália, onde dirige seu estúdio de arquitetura e design. Frequentou as faculdades de Arquitetura dos politécnicos de Madrid e Milão, formando-se em 1989.
> Portobello responde as principais dúvidas sobre porcelanato
A arquiteta é minimalista e expressa seu estilo utilizando uma grande variedade de materiais, cores e formas. Suas criações se destacam pela funcionalidade e modernidade, além de terem um toque fashionista. Patricia acredita no design com uma visão original, que mistura técnicas humanísticas e novas tecnologias.
Isso chama a atenção de muitas empresas, que buscam investir em seu talento para o desenvolvimento de produtos inovadores. Também rende muitos prêmios por suas contribuições para o design, como os concedidos pelo governo espanhol e pelas revistas Elle Decor International, Architektur und Wohnen Magazine, Home e Häuser.
Algumas de suas obras de destaque são:
Tropicália for Moroso;
Restaurante Cinco;
Cama Husk;
Tufty-Time;
T-Table.
Hella Jongerius
As criações de Hella Jongerius se destacam por combinar a alta e a baixa tecnologia, o artesanal e o industrial e também o tradicional e o contemporâneo
Dutch Ministry of Foreign Affairs
Outro grande nome de destaque entre os designers contemporâneos que podemos citar é o de Hella Jongerius. Consagrada como diretora de arte da Vitra, ela nasceu em De Meern, na Holanda, em 1963, e ingressou na Design Academy Eindhoven em 1993. No mesmo ano, fundou seu próprio estúdio de design, o Ongeriuslab.
> Cobogó Mundaú: conheça a inovação em revestimento ecológico
Nele, a profissional trabalhou com design têxtil, cerâmica e móveis. Além disso, desenvolveu projetos independentes e criou produtos para grandes clientes, como Maharam, Danskina, IKEA e KLM. Suas criações se destacam por combinarem a alta e a baixa tecnologia, o artesanal e o industrial e também o tradicional e contemporâneo.
Alguns aspectos que Hella costuma explorar bastante em seus trabalhos são as cores e as superfícies. Suas obras também contam com uma pegada sustentável, para que sejam duráveis e de qualidade. Algumas de suas peças integram coleções permanentes de museus famosos, como o MoMA, em Nova York, e o Victoria and Albert, em Londres.
Guilherme Wentz
Guilherme Wentz é um grande parceiro da Portobello
Divulgação | Portobello
Guilherme Wentz é um dos mais promissores nomes da nova geração de profissionais. Nascido em 1987, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, ele estudou inicialmente Administração, mas resolveu mudar de profissão e ingressou no curso de Design de Produtos da Universidade de Caxias do Sul (UCS), onde se formou em 2012.
> Revestimento de tijolinho dá ar contemporâneo aos ambientes
Logo após a graduação, o designer recebeu o prêmio IDEA Brasil por seu primeiro produto a ser comercializado no mercado: a escrivaninha Officer, desenvolvida para a marca paulistana Decameron.
Os móveis projetados por Guilherme têm três pilares que sempre são respeitados: o minimalismo, a sofisticação e a brasilidade. Para o profissional, vivemos em um mundo muito saturado e, por isso, ele prefere criar mobiliários neutros.
Atualmente, Guilherme assina, em parceria com a Portobello, a linha de mesas Planos. O projeto permitiu que ele traduzisse em porcelanato toda a descontração do seu estilo.
Se você também é designer, aproveite para publicar seus projetos no Archtrends e divulgar suas obras para todos os visitantes do portal!
Leia mais sobre arquitetura e design no canal da Portobello no G1.
Leia também
Além de porcelanatos, Portobello oferece solução completa para projetos
Mármores italianos em porcelanato são atemporais e sustentáveis

Fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/portobello/archtrends-portobello/noticia/2021/07/14/designers-contemporaneos-buscam-solucoes-funcionais-e-sustentaveis.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp