12/12/2022 às 10h38min - Atualizada em 13/12/2022 às 00h03min

A Copa do Mundo ainda tem muitas curiosidades para se descobrir!

Entre as curiosidades da copa do mundo, está o fato do Brasil ser o maior vencedor do torneio. Veja outros assuntos interessantes.

SALA DA NOTÍCIA Victor

A Copa do Mundo é um evento esportivo que acontece a cada quatro anos e reúne os melhores jogadores de futebol do mundo e muitas curiosidades sobre o tema. 

O torneio é disputado por 32 seleções, divididas em oito grupos, com a primeira fase sendo eliminatória. A final é disputada por duas seleções e o vencedor levanta a taça da Copa do Mundo. Todas as nações vão misturar culturas, idiomas e frases em suas bandeiras pelos estádios.

Curiosidades da Copa do Mundo

Neste artigo, você vai conferir algumas curiosidades sobre a copa do mundo, como:

  • A origem da copa do mundo;
  • Os países que mais vezes foram campeões;
  • Recordes da copa;

A origem da Copa

A copa do mundo é o maior evento esportivo do planeta. A cada quatro anos, países de todos os continentes se reúnem para disputar o título de campeão mundial de futebol. Mas como surgiu esse evento?

A primeira copa do mundo foi realizada em 1930, no Uruguai. A ideia partiu do jornalista francês Jules Rimet, que propôs a criação de um torneio entre as seleções campeãs da Europa e da América do Sul.

A FIFA, principal entidade do futebol mundial, apoiou a iniciativa e realizou a primeira edição da competição. Naquela época, apenas 13 países participaram da copa. O Uruguai acabou vencendo a competição e ficou com o troféu Jules Rimet, que era entregue ao campeão mundial naquele período.

Com o passar dos anos, o número de participantes foi crescendo e, em 1998, foi realizada a primeira copa do mundo com 32 seleções. Atualmente, a competição é considerada um dos maiores eventos esportivos e culturais do planeta.

Quais os países que mais vezes foram campeões?

Desde a primeira edição da Copa do Mundo, em 1930, o torneio se tornou um dos eventos esportivos mais importantes do mundo. A cada quatro anos, as seleções nacionais de futebol se enfrentam na disputa pelo título de campeã mundial.

Até hoje, são apenas oito os países que conquistaram o tão sonhado caneco: Brasil, Alemanha, Itália, Uruguai, Argentina, França, Inglaterra e Espanha. Destes, o Brasil é o único a ter vencido a competição cinco vezes.

Esse ano, o evento que acontece no Catar é o topo do luxo e glamour, com muita gente torcendo o nariz ao ver os jogadores degustando bifes de Ouro. Mas a verdade é que, para poder experimentar essa iguaria que chega a custar a bagatela de 9 mil reais, só sendo jogador de futebol mesmo, não é? Ou, se você for o ganhador da mega-sena virada 2022. Seja como for, as curiosidades da copa do mundo muitas vezes fogem do campo e entram nesses assuntos que são amplamente discutidos em redes sociais.

E por falar em loterias, você sabia que a chance de completar o álbum da copa sem encontrar figurinhas repetidas é menor do que ganhar o grande prêmio? Um economista parou para pensar nisso e descobriu que a chance de você acertar as dezenas da mega sena é de uma em 50 milhões, enquanto que a chance de completar o seu álbum da copa sem repetir nenhuma figurinha é praticamente impossível.

Recordes da copa

A Copa do Mundo é o maior evento esportivo do planeta. São 32 seleções, 64 jogos e mais de 3 bilhões de pessoas assistindo aos jogos. Com tanto envolvimento, não é surpresa que a Copa do Mundo tenha alguns recordes impressionantes.

Desde o país com mais títulos até o goleiro que mais vezes defendeu um chute na grande final, você ficará surpreso com alguns dos feitos alcançados neste evento esportivo.

O que um país precisa para ser sede de uma Copa do Mundo?

Além de se candidatar previamente, claro, é preciso alguns outros requisitos, como ter estádios com capacidade entre 40 e 80 mil pessoas, todos com acessibilidade para pessoas com deficiência.

Além disso, é essencial ter hotéis e áreas de treino suficiente para os profissionais e para o público em geral que vai assistir ao evento. Também é necessária uma boa estrutura na questão de tecnologia da informação, já que uma copa do mundo movimenta uma infinidade de jornalistas e mídia em geral.

A Fifa se compromete a facilitar a entrada de profissionais em países escolhidos como sede dos jogos de uma copa do mundo. O candidato precisa apresentar à entidade estimativas gerais de hospedagens, anúncios, receitas de ingressos, direitos de propaganda e estrutura em geral, já que o evento movimenta bilhões.

Todo o comércio local se beneficia desse tipo de encontro, não só a rede hoteleira, bares e restaurantes. Empresas em geral, como locadoras e revendas de carro também mudam o patamar dos negócios. A Sul Carro, empresa especializada em revenda de automóveis no Sul do País teve amplo benefício quando a Copa do Mundo foi realizada no Brasil.

Estima-se que 142 bilhões de reais foram injetados na economia entre 2010 e 2014 no Brasil. Aproximadamente 50 mil vagas foram criadas para trabalho nos estádios, enquanto que 48 mil oportunidades surgiram apenas no setor de turismo.

Esses números fazem parte das curiosidades da copa do mundo e mostram a força desse esporte e o amplo benefício que um país ganha ao ser escolhido como sede do evento.

Curiosidade sobre os cartões

Muita gente não sabe que os cartões nem sempre existiram. Sua utilização começou apenas em 1966 após uma expulsão mal compreendida pelos diversos idiomas em campo ficou esquisita e acabou gerando confusão.

Em 1970 a solução para esses impasses foi a inclusão dos cartões, inspirados em semáforos de trânsito, com o amarelo como advertência e o vermelho para simbolizar uma expulsão.

Outras Curiosidades

A Copa de 70 também foi a primeira a ser televisionada no Brasil. Em outros países, desde 9154 já haviam transmissões.

E outra curiosidade marcante é que até 1970, o campeonato não se chamava Copa do Mundo, mas sim, Taça Jules Rimet. Em 1974 é que o evento mudou de nome e o troféu começou a se chamar Copa do Mundo.

E a última curiosidade sobre copa do mundo que provavelmente você desconheça é que a FIFA tem mais membros do que a ONU.



 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp