15/12/2022 às 16h43min - Atualizada em 16/12/2022 às 00h00min

Strongman, Calistenia e Corrida de Obstáculos, atrações do Força & Movimento em Cotia a partir desta sexta-feira

Evento será realizado no Parque Teresa Maia e as atividades prosseguem até domingo (18), com entrada grátis para o público, que poderá acompanhar esportes diferenciados praticados por mais de 350 atletas

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho

A cidade de Cotia é palco de um triatlo esportivo a partir desta sexta-feira (16). O Força & Movimento será no Parque Teresa Maia (Rua Santarém, 13), com modalidades como Calistenia (Street Workout), Strongman e OCR (corrida estilo trail com obstáculos). O evento prossegue neste sábado (17) e domingo (18), sempre com entrada grátis para o público, reunindo um total superior a 350 atletas.

A programação desta sexta-feira começa a partir das 18h. A competição de Strongman terá a disputa da categoria Estreantes às 19h. A Calistenia promoverá clínica sobre a modalidade e apresentação dos atletas. Já a OCR, às 19h, abre a pista para reconhecimento do percurso e treinamento, além da realização de clínicas para interessados em conhecer e se aprimorar na modalidade.

Força bruta – Os atletas serão exigidos ao limite, chegando a erguer perto de 500 quilos. Além dos Estreantes, o Strongman terá disputa nas categorias feminina: 60kg, 80kg, Absoluta e Máster; e masculina: 90kg, 105kg, Absoluta e Máster. As provas em disputa serão Up Stairs (escada); Tire Flip (tombamento de pneu); Keg Toss (arremesso de barril), Medley Over Head Press (levantamento de peso com dumbell + axle e log), Atlas Stone (4 bolas de pedra com diferentes pesos que devem ser colocadas em estantes de alturas variadas).

Confira a programação do Strongam

Sexta-feira (16) - Das 19h às 22h - Competição da categoria estreantes

Sábado (17) - Das 9h às 12h - Clínica de Strongmam
- Das 13h às 17h - Competição da categoria Absoluta
- Das 18h às 19h - Clínica de Strongmam

Domingo (18) - Das 8h às 11h e 13h às 16h - Competição das demais categorias

Corrida de Obstáculos – Com 12 obstáculos em um percurso de cerca de 1km montado no Parque Teresa Maia. O Desafio OCR esgotou as inscrições e vai receber 250 atletas para a prova deste sábado, a partir das 18h30, com largadas em baterias a cada 10 minutos. No domingo, a partir das 8h30, será a vez da garotada competir e se divertir.

OCR vem do inglês Obstacle Course Racing (Corrida de Obstáculos). Trata-se de uma prova no estilo trail run recheada de barreiras que devem ser ultrapassadas até a linha de chegada. Durante o percurso em Cotia, os atletas devem superar vários desafios, como subidas em corda, travessias com o corpo em suspensão (utilizando equipamentos como argolas, como no exercício chamado Ninja), correr carregando peso, rastejo, puxar peso com uma corda, entre outros.

Os organizadores da prova estão promovendo uma ação solidária chamada OCR do bem, na qual pedem que os participantes – as inscrições foram gratuitas – doem alimentos ou brinquedo. A campanha é voluntária, ou seja, nenhum competidor é obrigado a doar, mas convidado a fazer a sua parte.

Força e controle corporal – A programação da Calistenia em Cotia vai mesclar apresentações e batalhas entre os competidores, além de clínicas desde sexta a domingo, segundo a programação diurna e noturna das demais modalidades. No sábado e domingo, o público também poderá participar das atividades. São desafios realizado em uma barra fixa, onde os atletas executam movimentos acrobáticos que exigem controle, resistência e força muscular. Os eventos do Calistenia Games, principal organização esportiva de Street Workout no Brasil, fazem sucesso entre o público, conforme comprovado em feiras esportivas como o  Olympia Brasil e Arnold South America.

Com mais de 23,2 mil metros quadrados, área de lazer, academia ao ar livre, banheiros, nascente e um lago, o Parque Teresa Maia é um ponto de encontro para esporte e lazer em Cotia. A expectativa dos organizadores do Força & Movimento é receber grande número de atletas e público nesses três dias de atividades. Como objetivo de atender pessoas de todas as idades e também famílias, contará com um Espaço Kids, com atividades e brincadeiras com pula-pula e infláveis para as crianças enquanto os pais competem ou torcem.

O Força & Movimento é realizado por meio da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo e Agisv (Associação de Ginástica, Esporte e Cultura de São Vicente), com apoio da Prefeitura Municipal de Cotia.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp