24/01/2023 às 12h25min - Atualizada em 25/01/2023 às 00h01min

Em comemoração ao Dia Nacional da Maturidade o público 60+ tem cursos gratuitos

O Instituto Ânima, em parceria com a Universidade São Judas, oferece mais de 6 mil vagas em diversos cursos para população idosa da cidade de São Paulo

SALA DA NOTÍCIA São Judas
https://www.usjt.br/uapi/ 

São Paulo, 24 de janeiro de 2023 – Em comemoração ao Dia Nacional da Maturidade que é celebrado nesta terça-feira, dia 24 de janeiro o Instituto Ânima, em parceria com a Universidade São Judas que faz parte do Ecossistema Anima de Educação, tem inscrições para cursos gratuitos destinados às pessoas na terceira idade. São mais de 6 mil vagas gratuitas destinadas ao público 60+. Os cursos são voltados a áreas do acesso ao direito, como: Inclusão Digital, Direitos do Idoso, Alfabetização e Finanças Pessoais; e abordam também as áreas de cultura e memória, como: Cinema, Dança, Gastronomia, Espanhol e Inglês. É possível se inscrever e tirar dúvidas pelo https://www.usjt.br/uapi/ 

A população idosa vem crescendo na cidade de São Paulo. Levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) mostra que a “essa população cresceu nos últimos anos passando de 6,33%, em 1980, para 15,2% em 2019 – quase o triplo”.  Com isso, as políticas destinadas a esse público se mostram cada vez mais importantes. Pensando nisso, a Universidade São Judas trabalha para reinserir a pessoa idosa na universidade, possibilitando maior atividade mental, ressocialização e incentivando novos empreendimentos.

“Esse projeto contribui não só para a socialização e convivência dos idosos, mas sobretudo na autoestima. Vai muito além do conhecimento específico, é uma mudança de perspectiva que traz melhoria para saúde física e mental daquela pessoa que está em busca de um outro projeto de vida”, diz a professora Naiane Santos, doutora em Ciências Sociais e Gerente de Projetos Sociais no Instituto Ânima. Naiane acrescenta que “há ganhos intergeracionais que ensina também os jovens bolsistas envolvidos no projeto, onde um provoca no outro uma dimensão de reflexão que possibilita a transformação social”.

A estudante Solange de Paula Ferreira, 63 anos, conta que, antes de iniciar o curso “estava cabisbaixa e depressiva, pois tinha acabado de perder minha mãe, de 99 anos, e meus filhos tinham saído de casa. Os cursos me ajudaram muito a enfrentar esse momento tão difícil”. Solange cursou Finanças Pessoais, Direito do Idoso, Inglês e Espanhol no Projeto, que também acontece em Minas Gerais, em parceria com os Centros Universitários Una e Unibh – ambos também fazem parte do Ecossistema Ânima de Educação. Hoje, Solange tem uma pequena loja de aluguel de roupas e cuida das próprias finanças, tem autonomia e sabe da importância de envelhecer bem, acrescenta. “lá [na Escola da Maturidade da Ânima Educação] eu fiz muitos amigos e aprendi que envelhecer não é ficar cabisbaixa, envelhecer é viver aproveitando a vida”, complementa.

O projeto Escola da Maturidade faz parte do Programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa, do Ecossistema Ânima de Educação, que tem como objetivo contribuir para o envelhecimento saudável e ativo da população idosa trabalhando aspectos físicos, intelectuais, cognitivos e sociais, desenvolvidos numa perspectiva de trabalho intergeracional, entre os estudantes idosos e os discentes bolsistas do programa de extensão da Universidade São Judas.

Sobre a São Judas
A São Judas integra o maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima de Educação. Com 51 anos de tradição, é uma das três melhores universidades privadas do estado de São Paulo, segundo o Ministério de Educação (MEC), com nota 4 de 5 no Índice Geral de Cursos (IGC). Com aproximadamente 37 mil alunos, 11 unidades localizadas na Capital e Grande São Paulo e mais de 130 cursos, a instituição combina qualidade e acessibilidade, tradição e inovação, com o uso de novas metodologias educacionais, laboratórios multidisciplinares de aprendizagem integrada e programas de desenvolvimento de competências socioemocionais. A São Judas também contribui para democratização do Ensino Superior ao oferecer cursos digitais com diversos pólos dentro e fora de São Paulo. Além disso, o aluno aprende na prática desde o primeiro dia de aula.

Sobre o Instituto Ânima
Somos uma organização do Terceiro Setor, que atua como uma consultoria estratégica educacional, voltada a programas de pesquisa, extensão social e educação, com produção de publicações científicas e evidências que respaldam as diretrizes e as políticas educacionais do país.
Fazemos parte do Ecossistema Ânima de Educação. Acreditamos que a educação transforma vidas e, com isso, transforma o mundo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp