24/01/2023 às 11h29min - Atualizada em 26/01/2023 às 00h01min

Instituto PROA abre 25 mil vagas para curso on-line gratuito que prepara jovens para o primeiro emprego

As vagas são exclusivas para jovens que estão terminando o Ensino Médio na rede pública de ensino em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

SALA DA NOTÍCIA Gabriela Figueiredo

Jovens PROANES no evento de encerramento do curso em São Paulo - Foto - Hayza Ramos - Divulgação

De olho na realidade do mercado de trabalho, o Instituto PROA ampliou para 25 mil o número de vagas dirigidas a jovens de 17 a 22 anos, e as inscrições já estão abertas. Acreditando no potencial do público jovem, em 2023, o PROA passa a oferecer seus cursos profissionalizantes também para os jovens dos estados de Minas Gerais e Paraná, além dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 
 

O link para fazer a inscrição é: www.proa.org.br e as vagas são exclusivas para estudantes que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas. Serão destinadas 13 mil para o Estado de São Paulo; 6 mil para o Estado do Rio de Janeiro; 2 mil para Minas Gerais; 2 mil para o Rio Grande do Sul; mil vagas para o Paraná e mil para Santa Catarina. 

Para Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA, ampliar essas vagas é, antes de tudo, acreditar no potencial de jovens que buscam apoio na conquista do primeiro emprego. De acordo com o último levantamento do IBGE, a taxa de desocupação entre jovens de 18 a 24 anos é de mais de 23%. 
 

“Além do esforço governamental, é preciso uma mobilização do setor privado e de ONGs, que são importantes para que haja maior oferta de cursos voltados ao mercado e postos de trabalho destinados a esses públicos, queremos ser o apoio nessa fase tão importante do início da vida adulta, qualificando, desenvolvendo e oferecendo oportunidades reais. Esse é o nosso comprometimento”, afirma Alini Dal’Magro. 
 

Para participar do processo seletivo, os interessados devem fazer a inscrição no site do PROA, depois responder a um teste básico de Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico e, se for aprovado, segue para a etapa de preenchimento dos dados pessoais para realizar a matrícula no curso.
 

O curso tem 100 horas e é dividido em quatro módulos, que preparam os alunos para o primeiro emprego. Os temas são: Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação. São 7h30 de aulas on-line por semana, cerca de 1h30 por dia, além de encontros remotos semanais mediados por tutores. Os jovens podem optar por cursar um 5º módulo com uma trilha técnica específica. São sete carreiras à escolha, patrocinadas por grandes empresas, com 50 horas de preparação para cada: Análise de Dados (patrocinado pelo iFood), Varejo (Via - Fundação Casas Bahia), Administração (P&G), Logística (P&G), UX Design (Accenture), Promoção de Marcas (BRF) e Educação Financeira (Bloomberg + Dahlia Capital).
 

Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego. Em 2023 serão três turmas - janeiro, maio e setembro. 

 

Serviço 

Curso Plataforma PROA

Inscrições no link https://www.proa.org.br/ 

Término das Inscrições: 8/5/2023

Início do curso: 15/5/2023


Sobre o Instituto PROA

O Instituto PROA foi fundado em 2007 com o objetivo de auxiliar jovens de baixa renda a ingressarem no mercado de trabalho, dividindo conhecimentos sobre carreiras, planejamento, autoconhecimento para vocações e comunicação. Desde então, já impactou mais de 36 mil alunos com seus dois principais projetos, Plataforma PROA – preparação para o primeiro emprego – e PROPROFISSÃO – curso de programação para quem deseja ser um Desenvolvedor Java Junior. Atualmente, o Instituto PROA atende aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul com a Plataforma PROA.

https://www.proa.org.br/ 
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp