26/01/2023 às 11h13min - Atualizada em 31/01/2023 às 00h01min

Bioclin é aliada para o diagnóstico laboratorial da infecção aguda pela dengue

A doença tem sido de grande importância para a saúde pública nos últimos anos e, com a chegada do verão, exige atenção redobrada.

SALA DA NOTÍCIA Priscilla Kopke

A dengue é uma das viroses urbanas mais predominantes no Brasil. A doença tem sido de grande importância para a saúde pública nos últimos anos e, com a chegada do verão, exige atenção redobrada. O período do ano com maior transmissão da dengue ocorre nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente de novembro a maio, devido à tendência ao acúmulo de água parada.

Além disso, a falta de saneamento adequado pode contribuir para agravar o caso. A transmissão da dengue acontece pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. O vírus da doença não é transmissível de uma pessoa para outra, a não ser em casos de transmissão vertical, ou seja, da gestante para o bebê, ou por transfusão sanguínea. 

Uma das armas de prevenção e redução da proliferação é combater o mosquito. Para isso, é fundamental manter o domicílio sempre limpo e atentar ao acúmulo de água em locais abertos. Em caso de surtos, roupas que minimizem a exposição da pele podem proteger contra as picadas do inseto, assim como mosquiteiros e telas para janelas e portas. Repelentes também podem ajudar, desde que usados conforme as instruções do rótulo.

Além disso, o agravo pode ser evitado ao se procurar atendimento na hora certa e receber o diagnóstico precoce. O primeiro sintoma da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início repentino, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas.  

Também é comum ocorrerem náuseas e vômitos, que resultam em perda de peso. Em casos mais graves, o paciente pode apresentar dor abdominal intensa e contínua, ou dor quando o abdome é tocado, vômitos persistentes, acúmulo de líquidos, sangramento de mucosas (principalmente nariz e gengivas) e outras complicações, podendo até causar a morte.

Independente do estágio da doença é preciso procurar a orientação de um médico, que pode recomendar um acompanhamento ambulatorial nos casos mais simples, até encaminhar o paciente para internação. Em casos de menor gravidade, quando não há sinais de alarme, a recomendação é fazer repouso e ingerir bastante líquido, como água, sucos, soro caseiro ou água de coco.

Segundo o Ministério da Saúde, os Casos de dengue no Brasil cresceram 43,9% em 2022. O Brasil registrou 978 mortes por dengue em 2022. O total acumulado neste ano até 5 de dezembro já supera o verificado em cada um dos últimos seis anos. O número é um alerta para uma nova epidemia da doença, que vem atingindo todas as regiões e deve se manter nos primeiros meses de 2023.

Neste cenário, a testagem precoce é uma forma de prevenir que casos graves (como dengue hemorrágica) fiquem sem acompanhamento e levem o paciente a óbito. Pensando nisso, a Bioclin, indústria mineira focada na produção e desenvolvimento de kits diagnósticos para laboratório de análises clínicas, desenvolve testes para a detecção da doença.

Com 46 anos de história, a Bioclin apresenta em seu portfólio mais de 200 produtos, dentre os quais estão kits de teste como Dengue NS1, Dengue PCR, Dengue Bio e Bio Gene. Ela é a primeira empresa 100% nacional a registrar e lançar no Brasil kits para detecção específica da doença. Tais ferramentas para diagnóstico rápido são de grande importância, por serem métodos sensíveis, precisos e ágeis. 

Contando com uma equipe de profissionais qualificados e comprometidos, antes de serem liberados para o consumo, todos os reagentes Bioclin são testados pelo Departamento de Controle da Qualidade. Permitindo assim, que os produtos da marca continuem a missão de contribuir para a melhoria da saúde, fornecendo soluções em diagnóstico, com qualidade, confiabilidade e sustentabilidade.
 


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp