31/01/2023 às 14h34min - Atualizada em 01/02/2023 às 00h02min

Desidratação é problema também para os equinos. Prevenção inclui suplementos eletrolíticos

Desidratação é problema também para os equinos. Prevenção inclui suplementos eletrolíticos

SALA DA NOTÍCIA Isadora Fabris

A desidratação é uma das maiores preocupações dos criadores de equinos, tendo em vista que pode desencadear doenças e comprometer o desempenho atlético. "Entre os fatores que aumentam a desidratação e precisam de atenção maior, estão o clima quente – mais comum nesta época do ano – e os próprios exercícios físicos, que produzem suor e causam perda de água por evaporação. Outro ponto, às vezes pouco observado, é que a alimentação à base de feno possui baixo nível de líquido em sua composição", alerta o médico-veterinário Ricardo Moraes, gerente de marketing de equinos da Vetnil, uma das líderes em medicamentos e suplementos para a espécie no Brasil. 

"A sudorese em equinos é um tópico extremamente importante. E até mesmo curioso, porque, diferentemente do que ocorre em humanos, o suor dos equinos não aumenta proporcionalmente o estímulo da sede. Isso acontece porque, em equinos, o suor é isotônico, ou seja, ajuda a repor os sais minerais perdidos pelo corpo", complementa o médico-veterinário. 

Em média, um cavalo adulto de 500 quilos ingere cerca de 20 a 33 litros de água por dia, dependendo de fatores como idade, prenhez, intensidade da atividade física exercida, transporte, umidade do ar, temperatura externa e dieta. Algumas dessas circunstâncias podem prejudicar o acesso ou a palatabilidade da água para os animais. 

"Diante desse desafio, é preciso estimular o consumo de água pelos equinos. Afinal, animais atletas em competições podem perder de 5 a 7 litros de água por hora pelo suor, o que acarreta redução de eletrólitos, elementos importantes para diversas funções orgânicas e necessários para compensar as perdas energéticas causadas pelo esforço físico", salienta Ricardo Moraes. 

Uma eficaz forma de prevenção da desidratação é oferecer suplementos eletrolíticos, que estimulam o consumo da água e evitam complicações, como cólicas por compactação, causadas por alimentos ingeridos que ficam "ressecados" no organismo, causando a obstrução de partes do intestino. "A suplementação atua na reposição dos eletrólitos perdidos pelo suor. Desse modo, ajuda a garantir o equilíbrio hidroeletrolítico dos animais expostos a condições de clima quente, rotinas intensas de treinos e competições", complementa o especialista. 

A Vetnil conta com ampla linha de suplementação eletrolítica para equinos, com destaque para Eletrolítico®, Eletrolítico® Booster e Eletrolítico® Booster JCR. O uso é recomendado de 4 a 6 horas antes da atividade física, podendo ser repetido durante e após as práticas. Em todos os casos, é essencial que, após a ingestão do suplemento, os cavalos tenho acesso a água fresca, que deve ser limpa e ficar sempre à disposição do animal. "Levando em conta que os equinos são altamente perceptivos em relação a odores, o líquido não pode ter sulfatos, tanino, vegetação em decomposição, algas ou subprodutos de microrganismo. Ainda, a água deve estar em temperatura média de 20ºC", orienta o gerente de marketing de equinos da Vetnil. 

Sobre a Vetnil 

A Vetnil é uma empresa brasileira idealizada pelo médico veterinário Dr. João Carlos Ribeiro, em 1994, na cidade de Louveira (SP). Nasceu com a intenção de desenvolver produtos nacionais de qualidade a preços acessíveis para o mercado de saúde animal. Hoje é uma das líderes em medicamentos e suplementos para equinos no Brasil, com um portfólio sólido e reconhecido entre os profissionais do setor. Está presente em diversos países da América Latina, em especial, Chile, Colômbia e Peru, e também em países como Eslovênia, Angola e Emirados Árabes Unidos. Em 2020 recebeu o prêmio Melhores Empresas para Trabalhar GPTW Brasil no ranking Indústria. 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp