31/01/2023 às 13h06min - Atualizada em 01/02/2023 às 00h02min

Grupo Sabará supera meta anual e reduz 5% das emissões de Gases do Efeito Estufa

Números fazem parte de inventário divulgado no final de 2022, que destaca ações importantes como o uso de energia renovável pela companhia do setor químico

SALA DA NOTÍCIA Lícia Maria Assunção Martins

São Paulo, janeiro de 2023 – O Grupo Sabará, referência no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas voltadas para os mercados de tratamento de água e indústrias de alimentos e bebidas, acaba de divulgar o seu relatório de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) referente ao ano de 2021. O inventário, elaborado pelo Grupo Sabará e auditado pelo BSI Brasil Sistemas de Gestão Ltda, aponta que as emissões de 2021 sofreram redução de 5% na comparação com 2020, superando a meta do Grupo, que é diminuir 4,2% anualmente até 2030.

“O objetivo do relatório é revelar o perfil do Grupo Sabará em relação às emissões de GEE e, assim, possibilitar o desenvolvimento de estratégias de redução contínua dos gases e impactos gerados, com análises quantitativa e qualitativa. Estamos satisfeitos com os resultados obtidos até o momento, porque fomos além da meta estabelecida, mas com a consciência de que devemos avançar cada vez mais nesta área”, explica a coordenadora de ESG, Giovanna Cappellano. 

O inventário leva em consideração todas as fontes emissoras das quatro unidades produtivas e dos dois escritórios administrativos da companhia, utilizando os critérios estabelecidos pelo Programa Brasileiro GHG Protocol. A análise é dividida em 3 escopos, mas apenas 1 e 2 estão contemplados na meta de redução do Grupo, sendo o escopo 1 - emissões diretas de Gases de Efeito Estufa; 2 - emissões indiretas de GEE decorrentes da aquisição de energia; e 3 - emissões indiretas em consequência das atividades da empresa, mas de fontes que não pertencem ou não são controladas por ela.

 “Esse último período analisado foi fundamental para que pudéssemos aperfeiçoar o controle de medições nas unidades do Grupo, que conta desde 2021 com um sistema desenvolvido interno e específico para o acompanhamento mensal dos indicadores que dão base aos nossos cálculos de emissão, e o qual aperfeiçoamos a cada etapa”, acrescenta Giovanna.

Nova certificação 

As emissões indiretas do escopo 2, decorrentes da aquisição de energia, foram as grandes responsáveis pelo bom desempenho em 2021. Neste ano, o Grupo Sabará, que já possuía energia 100% renovável na sua unidade de Santa Barbara D’Oeste, adquiriu o I-REC, atestando o uso de energia limpa desta unidade, simbolizando o seu engajamento com a diminuição de gases e do impacto negativo gerado pelo consumo de energias produzidas a partir da queima de combustíveis.

 “Com a certificação, o Grupo Sabará garante que a energia consumida seja proveniente de fontes limpas, e no nosso caso, de usinas eólicas. Antes disso, apesar de termos a garantia de uma energia renovável no site de Santa Barbara D’Oeste através de contrato, as emissões não eram calculadas pelo método de compra, porque não era possível confirmar a fonte de energia. Agora, isso é possível”.

Além de todos os esforços para a redução que contam também com campanhas de conscientização sobre o uso de biocombustíveis por exemplo, a empresa adquiriu créditos de carbono para a compensação de 100% das emissões restantes dos escopos 1 e 2. Cada crédito equivale a uma tonelada de CO2eq, o que reforça o compromisso com as ações de redução. 

 “O negócio do Grupo Sabará está diretamente ligado a eixos estruturantes da vida, como água de qualidade e alimentação. Desse modo, estamos em constante busca por processos que gerem valor não apenas internamente, mas especialmente para os produtos e soluções que oferecemos. A procura por melhores iniciativas vai além da geração de menor impacto ambiental, já que as diretrizes da empresa propiciam impactos positivos em toda a nossa cadeia de atuação”, finaliza a coordenadora de ESG do Grupo Sabará.

Saiba mais: Gases de Efeito Estufa

Por absorverem parte da radiação solar na atmosfera, os Gases de Efeito Estufa mantêm a energia dessa radiação na atmosfera terrestre sendo transformada em calor. Dessa forma, há o aumento da temperatura no planeta, o que contribui para o agravamento do Efeito Estufa. 

Embora seja um fenômeno natural que regula a temperatura da Terra e possibilita a vida no planeta, caso seja altamente estimulado pelo excesso de emissões de gases provenientes das atividades humanas, é capaz de causar completo desequilíbrio no sistema climático e, consequentemente, nos ecossistemas.

Sobre o Grupo Sabará

O Grupo Sabará, com mais de 65 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação e adaptação. Há três gerações, o Grupo supera desafios e se destaca nos seus mercados de atuação. Seu compromisso com o bem-estar das pessoas ao redor do mundo vai além da oferta de produtos e serviços inovadores. Suas atividades levam em consideração as gerações futuras, com foco em soluções que garantam a sustentabilidade. Por meio de seus vários ramos de atividade, o Grupo Sabará atua em todo o território nacional e possui presença em países da América do Sul, América do Norte e Europa. É especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance, voltadas aos mercados de tratamento de água no saneamento e indústria, nutrição e saúde animal e às indústrias de alimentos e bebidas. O desenvolvimento de seus produtos conta com o conhecimento e tecnologia 100% nacionais, fator que contribui para o Brasil se tornar referência em pesquisa de produtos em prol de um mundo sustentável.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp