A sessão solene de posse dos deputados estaduais está marcada para 9h, no Plenário Osni Régis, em Florianópolis.
Deputado Mauro de Nadal (MDB) assume pela segunda vez o cargo de presidente da Alesc. “Vamos trabalhar para que cada parte do Estado receba a atenção que merece. […] Meu compromisso pessoal é de trabalhar incansavelmente para que todos possam exercer seus mandatos na plenitude.”, disse Nadal em discurso.
Todos os 40 deputadas e deputados expressaram seu voto. O candidato Mauro de Nadal (MDB) é eleito presidente da Alesc para o biênio de 2023-2025.
Deputado Sargento Lima vota contra a candidatura do deputado Mauro de Nadal (MDB) ao cargo de presidente da Alesc.
Deputado Marcos Vieira chama os deputados por ordem alfabética para votarem ao cargo de presidente da Alesc. O único candidato é o deputado Mauro de Nadal. Deputada Ana Campagnolo votou contra a eleição de Nadal, mas desejou uma boa gestão ao parlamentar.
Deputado Mauro de Nadal (MDB) é o único candidato inscrito ao cargo de presidente da Alesc.
Há um prazo de 5 minutos para o registro de candidatos ao cargo de presidente da Alesc. O registro também pode ser feito oralmente. Logo deve iniciar o processo de votação.
Deputado Padre Pedro Baldissera declara aberta a sessão preparatória para eleição do cargo de presidente da Alesc. O deputado Julio Garcia e o deputado Marcos Vieira são convidados para secretariar a mesa.
Deputado Padre Pedro Baldissera convoca os presentes para o início da sessão preparatória para eleição do cargo de presidente da Alesc para o biênio 2023-2025.
Eleito o presidente, ele assume o cargo de imediato e já comanda uma nova sessão preparatória, dessa vez para a eleição dos demais membros da Mesa diretora: primeiro e segundo vice-presidentes; e primeiro, segundo, terceiro e quarto secretários.
Conforme antecipou o colunista do ND+ Moacir Pereira, a expectativa é de que se tenha apenas uma candidatura para o cargo de presidente da Alesc, sendo a do deputado Mauro de Nadal (MDB).
Com todos os deputados empossados, será aberta a sessão preparatória para a eleição do presidente da Assembleia Legislativa, que ficará no cargo por dois anos. A escolha poderá ser em dois turnos, se tiver três ou mais candidatos.
Deputado Padre Pedro Baldissera agradece a presença de autoridades à mesa e convoca a sessão preparatória para a eleição ao cargo de presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Haverá um intervalo de 10 minutos.