01/02/2023 às 17h07min - Atualizada em 02/02/2023 às 00h01min

Certificação máxima RN 507 mantém Unimed Ribeirão Preto entre as melhores operadoras de planos de saúde do País

Anunciada recentemente pela Agência Nacional de Saúde, normativa substitui a anterior 452 e traz o resultado da avaliação do desempenho de qualidade da cooperativa médica no atendimento aos beneficiários e práticas de gestão em 2022

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro

Certificação RN 507 reconhece boas práticas de gestão e melhor atendimento aos beneficiários da operadora

Ribeirão Preto (SP), 01 de fevereiro de 2023 – Mais uma vez, a Unimed Ribeirão Preto alcança nota máxima na avaliação anual do Programa de Acreditação de Operadoras, da ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar, desta vez, feita em caráter de manutenção. A operadora de saúde foi certificada com a RN 507 (substituta da 452), documento que reconhece boas práticas de gestão organizacional em saúde com foco na garantia do melhor atendimento aos beneficiários da cooperativa médica.

Repetindo o bom desempenho de 2021, a Unimed Ribeirão Preto voltou a alcançar a nota máxima no Programa de Acreditação e foi certificada, em 2022, no Nível 1 (máximo), sendo novamente a única empresa do setor em Ribeirão Preto e região a obter essa qualificação nesse patamar.

De acordo com Julio Cesar Paim, diretor geral e CEO da cooperativa médica, a confirmação da nota máxima na RN 507 reflete a plenitude do atendimento oferecido pela empresa aos seus conveniados em todos os pontos avaliados no processo da ANS, o avanço das práticas de governança, incluindo o novo item que foi inserido no programa em 2022. “Isso é impactante porque apesar de ser apenas um ponto novo na RN 507, ele representa uma outra norma inteira, que é rígida e exigente, a RN 518. Nela constam avaliações de governança, controle de riscos, auditoria interna, compliance e gestão de processos. Assim, ter atendido, também, a este novo item, nos coloca num patamar bastante diferenciado em relação ao mercado”, avalia Paim.

O CEO sublinha que a avaliação com nota máxima na Acreditação da ANS pelo segundo ano consecutivo sinaliza que a Unimed Ribeirão Preto está comprometida com a melhoria contínua, ao mesmo tempo em que aponta novos desafios à cooperativa. “A manutenção da avaliação da ANS num nível tão seleto, de certa forma, torna público o nosso compromisso com os nossos públicos – cooperados, clientes e colaboradores -, o nos traz gratidão e grande responsabilidade”, acrescenta o CEO.

RN 507

O Programa de Acreditação de Operadoras da ANS é realizado com o objetivo de identificar as melhorias e as implementações dos processos de gestão das cooperativas médicas, visando a qualidade e a sustentabilidade da prestação de serviços dessas empresas. Para a conquista do Nível 1, como o alcançado pela Unimed Ribeirão Preto, a operadora precisa apresentar conformidade com, pelo menos, 80% dos itens de excelência, e nota acima de 0,8 no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS).

A metodologia da avaliação é aplicada por empresas credenciadas pela ANS, que identificam se as operadoras estão cumprindo todos os atributos. No total, cerca de 170 itens de verificação e 21 requisitos gerais foram considerados, separados nas categorias essencial, complementar e de excelência, em quatro dimensões: Gestão Organizacional, Gestão da Rede Prestadora, Gestão em Saúde e Experiência do Beneficiário. A adesão ao programa é voluntária e a certificação é reconhecida pelo Inmetro.

Vanessa Danzini, gerente de planejamento, projeto e qualidade da Unimed Ribeirão Preto, destaca o trabalho das áreas de Planejamento e Gestão da operadora na manutenção do Nível 1 no Programa de Acreditação. “Durante o ano de 2022, fizemos um contínuo acompanhamento de monitoramento e avaliação em todos os setores da empresa junto aos itens implementados pela RN, além de duas auditorias internas. Essas ações foram ciclos de melhorias, fundamentais para assegurar a manutenção do selo em Nível 1 desta Acreditação”, explica Vanessa, complementando que participar de processos de certificação como os da Agência Nacional de Saúde Suplementar faz com que a operadora esteja sempre atenta ao desenvolvimento de suas rotinas de trabalho, para elevar a qualidade da gestão e do serviço prestado.

Para o CEO Julio Cesar Paim, o impacto da acreditação junto aos clientes é o ganho em segurança por conta da checagem interna da qualidade de tudo o que é oferecido. “Nossos clientes sabem que recebem serviços de uma operadora de saúde certificada, sustentável e reconhecida nos itens de referência exigidos por uma agência oficial do Governo Federal”, finaliza o executivo.

“Reforçamos a marca de excelência de nossa cooperativa com a manutenção do Nível 1 na Acreditação da ANS. A Unimed Ribeirão Preto mostra que está totalmente alinhada às exigências de qualidade exigidas pelo mais importante órgão federal de Saúde”, completa o médico Gustavo Ribeiro de Oliveira, presidente da Unimed Ribeirão.

Atualmente, o setor de saúde suplementar é responsável pela cobertura de cerca de 25% da população brasileira. Segundo dados do Sistema de Informações de Beneficiários (SIB), apurados em outubro de 2022, o setor conta com 50,2 milhões de beneficiários vinculados a planos com assistência médica, e 30,5 milhões a planos com assistência exclusivamente odontológica.

Sobre a Unimed Ribeirão Preto

Referência em saúde para Ribeirão Preto e região, a Unimed oferece aos seus clientes a melhor opção de qualidade de vida, com ética e uma visão humanizada. Fundada em 1971, a Unimed Ribeirão Preto conta com mais de 1.000 médicos e possui serviços próprios para atendimento de mais  de 160 mil clientes, além de outros 30 mil atendidos em sistema de intercâmbio com as outras Unimeds: Hospital Unimed, Unimed 24 Horas, Laboratório, Centro de Diagnóstico por Imagem, Farmácia, Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), Espaço Viver Bem, Departamento de Saúde Ocupacional (DSO) e Centro de Reabilitação, além de ampla estrutura de hospitais credenciados, pronto atendimento, laboratórios e ambulâncias e agora o Centro de Atenção à Saúde Alto da Semar (CAS), em Sertãozinho, garantindo qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnósticos.

Sobre o Hospital Unimed Ribeirão Preto

Inaugurado em 2016, o Hospital Unimed Ribeirão Preto, voltado para alta complexidade, trouxe para a cidade 140 leitos clínicos e de UTI, com nove salas cirúrgicas equipadas com a mais alta tecnologia para atendimentos complexos.

Com foco total no paciente, o Hospital Unimed Ribeirão Preto conta com estrutura de excelência e uma equipe multiprofissional pautada pelos mais modernos protocolos assistenciais, prezando pela humanização no atendimento, com segurança e eficiência.

Atendimento à Imprensa

Verbo Nostro Comunicação Planejada

(16) 3632-6202 / 3610-8659

Jornalistas responsáveis:

Andrea Berzotti (16) 99138 6185 ([email protected])

Luciana Grili (16) 99152 2707 ([email protected])

Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 ([email protected])

Colaboração: Regina Oliveira


Link
Notícias Relacionadas »