01/02/2023 às 13h59min - Atualizada em 02/02/2023 às 00h01min

Atividade Física x Exercício Físico: Qual a diferença?

Atividade física é toda e qualquer atividade humana com base no movimento do corpo e gasto de energia. Já exercícios físicos são atividades físicas planejadas, havendo repetição, regras bem definidas.

SALA DA NOTÍCIA Gabriela de Souza

Pexels.com

Dentre tantas necessidades diárias, muitos acabam se movendo e fazem de tudo para deixar o sedentarismo. Mas a pergunta é, será que há um protocolo, um meio assertivo de fazer isso? 

Afinal, exercício e atividade física é a mesma coisa? Este conteúdo vai tirar esta e outras dúvidas em torno deste assunto. Continue por aqui.

Diferença de atividade física e exercício físico

Atividade física é toda e qualquer atividade humana com base no movimento do corpo e gasto de energia. Tarefas comuns como caminhar, subir escadas, varrer a casa entre outras, são consideradas atividades físicas.

Exercícios físicos são atividades físicas planejadas, havendo repetição, regras bem definidas e até mesmo um local adequado para sua prática em alguns casos.

Vamos aos exemplos práticos. Correr para alcançar o ônibus é uma atividade física, ir ao mercado com o filho no carrinho de bebê também.

Todavia, realizar uma corrida na esteira por um certo tempo, é um exercício físico. Bem como levantar pesos em uma academia.

Conceito de atividade física


A atividade física é baseada na ação da utilização dos músculos e nos movimentos do corpo para execução de uma tarefa: escovar os dentes, varrer, andar etc.

Estas atividades fazem com que o corpo deixe de estar em seu estado de repouso e o coloca em movimento, aumentando o consumo de energia. Esta energia é medida em calorias, e cada atividade possui um nível de gasto de calorias e intensidade.

Olha que incrível, você gasta calorias ao varrer a casa, por exemplo. Entretanto, é preciso salientar que toda atividade física já pode ser considerada exercício físico caso seja sistematizada, tenha um objetivo específico bem como uma duração e período de tempo.

Conceito de Exercício Físico

A atividade física de modo sistêmico, com objetivo e tempo de duração específico (como repetição) é um exercício físico. E este proporciona o aumento das aptidões atléticas e físicas.

Como dito antes, os exercícios físicos têm objetivos, que costumam ser ganhar massa muscular, melhorar e aumentar a saúde do sistema cardiovascular, estimular o sistema imunológico e outros mais.

E tem também a recomendação da prática de exercícios físicos no combate a depressão, já que o corpo libera endorfina, causando a sensação de relaxamento e bem estar.

Exemplos de exercícios físicos


Todo exercício físico é uma atividade física também. O que vai diferenciar um do outro é exatamente a intenção do movimento do corpo. 

Nas atividades físicas a movimentação acontece apenas para cumprir uma tarefa, enquanto que no exercício o objetivo é a realização do próprio exercício. Vamos aos exemplos:

  • Natação
  • Pilates
  • Musculação
  • Ioga
  • Futebol
  • Basquete
  • Voley
  • Caminhada
  • Corrida
  • Alongamento

Como se classificam os Exercícios Físicos?

Costumam ser classificados em dois grupos: os exercícios aeróbicos e anaeróbicos. E essas terminologias tem a ver com a forma como o corpo transforma os alimentos que consumimos em energia e ainda com a intensidade da atividade física.

Em alguns casos, o exercício em si pode pertencer às duas categorias. Vamos entender cada uma dessas categorias?

Exercícios Físicos Aeróbicos

São aquelas que necessitam de oxigênio (através da respiração) para gerar energia para o corpo, contribuindo assim para a queima do excesso de gordura. 

Exercícios assim são feitos por longos períodos e de intensidade baixa a moderada. Neste caso, o que importa é o tempo gasto para realizar o exercício e não o nível de esforço para praticá-lo.

 

Exercício aeróbicos trabalham muitos grupos musculares simultaneamente, e por conta disso potencializa o funcionamento do sistema cardiorrespiratório, envolvendo o trabalho cardíaco e pulmonar. Assim, o sistema vascular e o metabolismo são ainda mais estimulados com a prática deste tipo de exercício.

Exemplos de atividades físicas aeróbicas

  • Pular corda
  • Cooper parado
  • Exercícios em escada.
  • Polichinelos
  • Agachamento com halteres

Exercícios Físicos Anaeróbicos

Exercicios Fisicos Anaerobicos exemplos

Exercicios Fisicos Anaerobicos exemplos


Estes são aqueles que exigem maior intensidade, são praticados em intervalos de tempo menores. Esse tipo de exercício físico proporciona o ganho de massa magra muscular, maior resistência física e definição corporal, já que trabalham grupos específicos de músculos em cada tipo de treino.

Na contramão dos exercícios aeróbicos, os anaeróbicos não usam o oxigênio como fonte de energia, e sim a queima de carboidratos. Com isso, a prática desse tipo de treino ocasiona na produção de ácido lático, que abastece as células cardíacas e musculares, gerando energia para todo o corpo.

O exercício físico anaeróbico também auxilia na queima de gordura e melhora o tônus muscular, promovendo um aumento na atividade metabólica, de modo que o corpo continua a queimar mais calorias mesmo em repouso, após o fim do exercício.

Exemplo de atividades físicas anaeróbicas:

  • Exercícios de velocidade (corrida, bicicleta, natação)
  • Musculação
  • Agachamentos
  • Pilates
  • Ginástica olímpica
  • Levantamento de peso
  • HIIT;

Qual praticar?

É necessário buscar ajuda e opinião de um profissional de Educação Física para alinhar os seus objetivos diante das possibilidades que a prática de exercício físico pode oferecer. Até porque, cada um tem uma realidade de vida, não é mesmo?


Link
Notícias Relacionadas »