01/02/2023 às 14h53min - Atualizada em 05/02/2023 às 20h01min

Aluna de Campinas recebe prêmio do projeto CPFL nas Escolas

Aluna de Campinas será premiada pela sua participação na carreta itinerante CPFL nas Escolas. O projeto ensinou os alunos da cidade de forma lúdica conceitos de energia elétrica e eficiência energética

SALA DA NOTÍCIA THAIS DE ALMEIDA MARTINS
https://docs.google.com/document/d/1dph0U2EKqX3VhM0VQsijWxkmf_PwwiZ5l6lsUgTWuPM/edit

Assessoria de Imprensa
 

No próximo dia 02 de fevereiro, a aluna Laura Oliveira Silva, estudante do EMEIF Francisco Mariano de Almeida, será premiada com uma televisão após vencer o Concurso da Família, ação que fez parte da programação da carreta itinerante CPFL nas Escolas.

Durante todo o ano de 2022, 25 municípios do estado de São Paulo receberam o Projeto CPFL nas Escolas, uma ação em que alunos e professores tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o tema energia elétrica e eficiência energética por meio de atividades lúdicas. Além do prêmio aos alunos, professores que se destacaram durante as ações do projeto ganharão uma viagem a Foz do Iguaçu.

 

#CPFLNASESCOLAS EM CAMPINAS

CPFL nas Escolas – Energia em Jogo é uma iniciativa da ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica - Programa de Eficiência Energética – PEE; CPFL Energia; CPFL Paulista; CPFL Piratininga; e com realização do Instituto Crescer. 

“A metodologia do projeto é voltada ao letramento científico, o conjunto de habilidades e competências necessárias para compreender e articular de forma autônoma conceitos, discursos, procedimentos e valores ligados à Ciência. Todos os recursos desta iniciativa se inspiram e honram as ideias de um grande pensador do século XX, Neil Postman, que dedicou sua vida a pensar a educação moderna, a escola, a sociedade e a tecnologia. Ser eficiente no uso de recursos naturais é um dos jeitos de tornar o mundo mais justo e sustentável para todos”,explica Luciana Allan, diretora pedagógica do Instituto Crescer.

Segundo a diretora, a proposta do projeto é ensinar não só os conceitos e conteúdos das Ciências (particularmente aqueles ligados às noções de energia e eletricidade), mas também os jeitos de pensar da Ciência e desenvolver um conjunto de novos conhecimentos e habilidades, bem como influir o pensamento crítico:

 

·         Argumentar, apontando razões pelas quais devemos consumir energia elétrica de maneira eficiente;

·         Argumentar em favor da necessidade de todas as pessoas terem acesso à energia elétrica limpa e de baixo custo;

·         Reconhecer e explicar os benefícios no uso de fontes limpas para a geração de energia elétrica.

 

METODOLOGIA CPFL

Alunos e professores são convidados a explorar o mundo da energia a partir de atividades que possibilitam o desenvolvimento de competências, em especial a do pensamento científico, como prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No link https://www.cpflnasescolas.com.br/recursos-didaticos/ é possível conhecer os materiais didáticos:

 

·         LIVROS: dois Almanaques, com uma história em quadrinhos – a Liga dos Economix. O material é dividido por ciclos, um para 4º e 5º ano e outro para 6º ao 9º ano. Além disso, está disponível o Caderno do Professor e materiais complementares, como o Difusor (estudantes) e o Gerador (professores);

·         VIDEOAULAS: os vídeos que explicam sobre o projeto; porque ensinar Ciências e as operações intelectuais; o que a energia elétrica tem a ver com saúde pública; entre outros temas;

·         JOGOS: são oito jogos que ensinam a resolver situações-problemas sobre energia elétrica e segurança;

·         EXPERIMENTOS: como entender as transformações energéticas na prática;

·         APLICATIVO: Ledinha é uma lâmpada muito especial que ensina bons hábitos de consumo. Disponível no Google Play e App Store.

 

Entre os conceitos abordados estão: os tipos de energia (cinética, química, térmica, luminosa, eletrostática); transformações e transferências energéticas; leitura da conta de energia elétrica (bandeiras tarifárias); eficiência energética; selo Procel; o uso seguro da energia elétrica; entre outros pontos.


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp