26/07/2021 às 18h14min - Atualizada em 26/07/2021 às 18h14min

Onda de frio extremo deve ‘congelar’ até mesmo as cidades mais quentes de SC; veja onde

Massa polar vai derrubar a temperatura a partir de terça-feira (27); 80% de SC pode ter temperaturas abaixo podendo chegar a -7ºC

Marcos Antonio - Marcos Imprensa
NDMAIS
Mínimas no Litoral Norte podem chegar a 0ºC – Foto: Carlos Jr/ND
A onda de frio extremo que atingirá  Santa Catarina a partir desta terça-feira (27) não poupará sequer as cidades tradicionalmente mais quentes do Estado. Municípios do Litoral Norte, Grande Florianópolis, Litoral Sul e Baixo Vale do Itajaí poderão registrar temperaturas “inusitadas” próximas de 0ºC e até mesmo negativas.

Os dias de calor registrados neste fim de semana chegarão ao fim nesta segunda-feira (26). As temperaturas já devem cair nesta terça, e despencarão na quarta. O frio permanecerá até sábado (31), conforme alerta da Defesa Civil de Santa Catarina.


Segundo o meteorologista Piter Scheuer, o frio mais intenso ocorrerá entre quinta e sexta-feira. Em todas as quatro regiões, as temperaturas podem se aproximar de 0ºc e, pontualmente, chegar a valores negativos – restritos a regiões de encosta, fundos de vale e baixadas.

Nas últimas duas ondas de frio, registradas no fim de junho e meados de julho, as mínimas oscilaram entre 1ºC e 4ºC nestes locais. Esta onda polar tem chances de ser a mais intensa registrada nas últimas seis décadas.

Scheuer lista as mínimas previstas para as maiores cidades de cada região. Em Criciúma, as mínimas devem oscilar entre – 2ºC a 1ºC. Em Florianópolis, as mínimas podem ficar entre -1ºC e 2ºC. Moradores de Brusque e Joinville podem encarar temperaturas entre 0 a 3ºC.


Massa polar

Dois fenômenos são responsáveis pela intensa onda de frio. O primeiro é uma frente fria que passa por Santa Catarina ainda nesta terça-feira, provocando chuva e deixa umidade. No dia seguinte, haverá a passagem de uma massa polar que, coincidindo com a umidade, pode provocar neve nas áreas mais altas.


A Defesa Civil alerta também para o risco de congelamento de pista. Confira as mínimas previstas por região:

Planalto e Meio-oeste: mínimas variam de -8°C e -3°C;
Extremo Oeste e Oeste: -4°C e 0°C;
Grande Florianópolis Serrana e Alto Vale do Itajaí: -3°C e 2°C;
Litoral Sul, Médio Vale do Itajaí, Grande Florianópolis Litorânea, Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte: 0°C e 4°C;


Neve

Há uma pequena chance de nevada em 12 municípios na Serra e no Meio-Oeste. A probabilidade é que o fenômeno ocorra entre a noite de quarta-feira (28) e a madrugada e a manhã de quinta-feira (29). Veja cidades:

São Joaquim;
Urupema;
Bom Jardim da Serra;
Urubici.

Os seguintes municípios também podem registrar o fenômeno, mas de forma pontual:

Caçador;
Fraiburgo;
Campos Novos;
Lages;
Irani;
Água Doce;
Ponte Serrada e
Faxinal dos Guedes.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Informações indisponíveis

0